Cadê a reforma de Rogério Marinho? Desemprego é de 12% e atinge 12,6 milhões de trabalhadores, diz IBGE

Resultado de imagem para Rogério Marinho
Rogério Marinho garantiu que sua reforma trabalhista iria gerar novo empregos

Do UOL, em São Paulo

O desemprego no país foi de 12%, em média, no trimestre de setembro a novembro, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A taxa caiu em relação ao trimestre anterior (12,2%), mas é maior que a registrada no mesmo trimestre do ano passado (11,9%).

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (29) e fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua. A pesquisa não usa só os trimestres tradicionais, mas períodos móveis (como fevereiro, março e abril; março, abril e maio etc.).

Ainda segundo o IBGE, o número de desempregados no Brasil de setembro a novembro foi de 12,6 milhões de pessoas. Isso representa uma queda de 4,1% em relação ao trimestre anterior (menos 543 mil pessoas). Na comparação com o mesmo período de 2016, porém, são 439 mil pessoas a mais sem emprego, um aumento de 3,6%.

Leia também:

Metodologia da pesquisa

Os dados fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua. São pesquisadas 211.344 casas em cerca de 3.500 municípios.

O IBGE considera desempregado quem não tem trabalho e procurou algum nos 30 dias anteriores à semana em que os dados foram coletados.

(Com Reuters)

Facebook Comments