ITATIAIUÇU (MG) E SÃO PAULO – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira que o presidente Michel Temer (MDB) pensa em se reeleger e que por isso decretou a intervenção federal na área de segurança no Rio de Janeiro. Segundo Lula, com essa medida Temer quer conquistar os eleitores do pré-candidato e deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que tem com mote de sua campanha a segurança.
“Temer está pensando em se cacifar para ser presidente”, disse Lula, ao visitar acampamento do MST em Itatiaiuçu (MG). “Temer quer pegar votos do Bolsonaro; tem um público para bobagem nesse país.”
O ex-presidente afirmou que Temer “inventou a questão da segurança”, com a crise no Rio, para tirar do debate a reforma da Previdência, que tinha “90% do povo contra” a proposta do governo federal.
Lula voltou a dizer que é inocente e que o apartamento tríplex no Guarujá, que foi o objeto central de sua condenação em segunda instância pela Justiça, foi uma invenção para barrar sua candidatura à Presidência neste ano.
Lula afirmou que a ex-presidente Dilma Rousseff foi vítima de um golpe, com o impeachment. “Antes, para tirar presidente eles matavam, depois, davam golpe militar”, disse. “Agora inventaram o golpe parlamentar; inventaram que Dilma tinha orçamento paralelo. Disseminaram ódio contra Dilma e contra movimento social; conseguiram o impeachment”, declarou.
Lula disse que “percebeu que tinha algo a mais” quando “eles”, ou seja, Temer e seus aliados, começaram a governar o país. “Eles pensaram: ‘Dois anos depois do golpe, vamos entregar Presidência para Lula?'”, disse, em referência à tentativa de inviabilizar sua candidatura em outubro.
As declarações foram feitas em um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Itatiaiuçu, a cerca de 80 quilômetros de Belo Horizonte. A área, segundo o movimento, tem 400 hectares e faz parte do ativos do grupo MMX, fundado pelo empresário Eike Batista. Cerca de 350 famílias vivem no acampamento. O MST ocupou a fazenda em março de 2017.
Na sequência, Lula foi para Betim, onde visitou a colônia de tratamento de hanseníase Santa Izabel.
Líder nas pesquisas, Lula tenta na Justiça manter a possibilidade de candidatura apesar da condenação em segunda instância processo sobre o tríplex do Guarujá (SP).