Arquivo diários:04/03/2018

Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte registra abalo sísmico de 2,5 pontos na escala Richter em Maceió

Rachadura em residência e o mapa do tremor: sem vítimasAtingida por fortes chuvas no último sábado, a capital de Alagoas, Maceió, sofreu outro fenômeno natural relevante neste final de semana. Um leve tremor de terra foi sentido por moradores de diversos bairros da capital do Estado. Alguns deles registraram os impactos do fenômeno em vídeos espalhados pelas redes sociais. Nas imagens, aparecem diversas  rachaduras provocadas em pisos e paredes provocadas pelo tremor (assista abaixo a uma compilação dos estragos).

De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), o tremor sentido às 14h30 (hora local) em Maceió teve magnitude preliminar estimada em 2,5 pontos na escala Richter. “Esse evento foi sentido em diversos bairros da cidade e foi registrado por diversas estações operadas pela UFRN no Nordeste”, relatou o blog Sismos do Nordeste, alimentado pela equipe do LabSis/UFRN.

Já o radar da Universidade de São Paulo (USP) registrou um abalo sísmico em Satuba, na região metropolitana de Maceió, horas depois do primeiro registro. O portal G1 diz que em Satuba o tremor foi de magnitude 2,4 e aconteceu às 17h30.

Confuso método de votação na Itália provoca erros, anulações e atrasos

Da Agência EFE

Os italianos votam neste domingo nas eleições gerais do país com um sistema novo e confuso, que provocou atrasos em colégios de Palermo e anulações de votos em Roma porque as cédulas estavam erradas.

Os italianos acodem às urnas com um sistema eleitoral chamado “Rosatellum bis” que foi aprovado nos últimos meses e que serve para escolher os 630 deputados e 315 senadores, além de premiar as coalizões.

Este método é misto e consiste em que 36% das cadeiras de ambas as câmaras são atribuídas com um sistema majoritário baseado em circunscrições uninominais e 64% restantes de forma proporcional em candidaturas plurinominais.

O cidadão, quando se aproxima do colégio eleitoral, recebe por parte do presidente da mesa duas cédulas, uma rosa para a Câmara dos Deputados e outra amarela para o Senado.

As cédulas contêm em primeiro lugar os nomes dos candidatos que concorrem às distintas circunscrições uninomiais e embaixo as listas que os apoiam junto a quatro nomes de candidatos às circunscrições plurinominais, por isso que as cédulas em cada colégio eleitoral são diferentes.

Isto fez com que em Palermo 200 mil cédulas fossem colocadas em vários colégios com nomes equivocados.

O erro foi descoberto durante a madrugada e a delegação do Governo ordenou a reimpressão, mas nem todas chegaram a tempo e às 9h local (5h, em Brasília), duas horas após o horário previsto de abertura dos colégios italianos, havia alguns em Palermo que permaneciam fechados, mas eles já foram abertos.

Paralelamente, em um colégio de Roma um cidadão avisou ao presidente da mesa que os nomes dos candidatos ao Senado estavam errados, por isso que a votação ficou suspendida temporariamente até que foram entregues as cédulas corretas.

No entanto, o presidente da mesa abriu uma urna na qual já tinham votado 36 pessoas e anulou esses votos. A imprensa italiana informou que essas pessoas foram contactadas para que possam voltar para votar.

A forma de escolher os membros do próximo Parlamento da Itália tampouco é singela. Há três possibilidades: votar só em um candidato para uma circunscrição uninominal, em cujo caso também apoia o partido ou a toda a coalizão da qual faz parte.

Também é possível marcar uma cruz só no partido, e se apoia também o candidato da circunscrição uninominal, mas não toda a coalizão, e votar tanto no candidato da circunscrição uninominal como na formação que o apoia.

Até o momento, votaram o presidente da República, Sergio Mattarella, o secretário-geral do governamental Partido Democrata (PD), Matteo Renzi, e o atual primeiro-ministro em funções, Paolo Gentiloni.

Que medo é esse?

Imagem relacionada

O que ninguém está entendendo é a insistência de alguns meninos sabidos para que o governador Robinson Faria para  renuncie o governo para disputar um mandato no Poder Legislativo.

Os deputados Rogério Marinho e Gustavo da Ponte que embarcaram na candidatura do vice-governador Fábio Dantas não querem nem ouvir falar na possibilidade Fábio Dantas disputar no primeiro turno com Robinson… Por quê?

Se o governador Robinson Faria é tão inviabilizado como prega o deputado saco preto Rogério Marinho e Gustavo da Ponte, certamente não deveria causar preocupação..

Deixem Robinson ser candidato à  reeleição, estando fraco não ameaçará nenhum outro candidato..

Carlos Eduardo Alves e seu cavalo selado

Resultado de imagem para cavalo seladoCom quem conversa, o prefeito de Nata e pré-candidato a governador, Carlos Eduardo Alves tem demostrado certeza absoluta de sua vitória..

Carlos Eduardo Alves tem repetido para várias pessoas que sendo candidato a governador, não sobrará para ninguém..  Soberbamente, ele rebaixa os demais candidatos, dizendo que o cavalo está selado para ele montar..

PSDB e PTB fecham janelas para candidatura do Rei do Melão

Resultado de imagem para José Agripino e Alckmin
Acordo nacional entre Alckmin (PSDB) e Agripino (DEM) foi feito muito longe das plantações de melão

Circula na blogsfera que o pretenso pré-candidato ao Senado, empresário ‘Rei do Melão’, Luiz Roberto Barcellos estaria em dúvidas se será candidato pelo PTB ou no PSDB.

Uma especulação desta natureza já desgasta o nome do empresário demostrando que ele não tem uma matriz ideológica.. A questão não é ideológica, trata-se apenas de uma sigla para obter uma cadeira no Senado..

Mas, diante das especulações, o Blog do Primo foi informado que no PTB o Rei do Melão só será candidato se for fazendo aliança com o senador Garibaldi Alves. O presidente do PTB, Roberto Jerfesson obedece rigorosamente o senador Garibaldi Alves em relação as questões do RN, contra Garibaldi o PTB não ficará nunca e jamais..

No PSDB a possibilidade é zero, pois os caciques tucanos do Diretório Nacional  já decidiram num acordo nacional que o PSDB não lançará candidato contra o senador José Agripino.

Ficou acertado no acordo do DEM com o PSDB que o apoio à candidatura de Alckmin à Presidência da República passa pelo apoio os tucanos potiguares à reeleição de José Agripino..

Ministros do STF contrariam decisão da corte sobre prisão

Ricardo BalthazarDaniel Mariani
FOLHA DE SÃO PAULO

​Ministros do Supremo contrariaram a orientação da maioria dos integrantes da própria corte em pelo menos um quinto dos casos de pessoas condenadas em segunda instância que recorreram ao tribunal para se livrar da prisão nos últimos dois anos.

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo
A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo – Pedro Ladeira – 14.fev.2018/Folhapress

Análise feita pela Folha em 390 pedidos de habeas corpus examinados pelo STF no período mostra que ministros suspenderam ordens de prisão ou mandaram soltar condenados em 91 casos, equivalentes a 23% do total.

Foram beneficiadas pessoas condenadas por corrupção, tráfico e crimes contra a vida e patrimônio, entre outros.

As decisões foram tomadas individualmente, antes do julgamento dos habeas corpus nas duas turmas em que os integrantes da corte se reúnem. As liminares tiveram efeito imediato e refletem a divisão profunda que a questão das prisões criou no tribunal.

presidente do STF, Cármen Lúcia, tem sofrido pressões de colegas para reabrir o debate sobre o assunto. Eles querem que ela submeta ao plenário ações que questionam a legalidade das prisões efetuadas após condenação em tribunais de segundo grau.

O julgamento poderia mudar de novo a orientação da corte sobre o tema e influir no destino do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região em janeiro e poderá ter sua prisão decretada em breve.

Em 2016, ao julgar um habeas corpus de um condenado por roubo em São Paulo, o STF fixou o entendimento de que tribunais de segunda instância podem executar a pena mesmo quando o condenado tem o direito de recorrer a tribunais superiores para rediscutir sua sentença.

A decisão, tomada com margem apertada de 6 votos a 5, representou uma guinada no Supremo. Até então, era pacífico na corte o entendimento de que ninguém poderia ser declarado culpado e ter sua pena executada antes de esgotadas todas as possibilidades de recurso a outras instâncias do Judiciário.

Apesar da mudança, ministros que foram vencidos no julgamento, como Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski, continuaram tomando medidas em sentido contrário. Os dois foram responsáveis por 72 das 91 liminares que favoreceram os condenados, conforme o levantamento feito pela Folha.

Em geral, as decisões de Marco Aurélio sobre o assunto têm sido derrubadas mais tarde na turma à qual ele pertence, onde a maioria é a favor das prisões. Na turma de Lewandowski, o equilíbrio pende para a direção oposta.

Para os defensores da orientação favorável às prisões, como o ministro Luís Roberto Barroso, esperar pelo esgotamento de todos os recursos é uma forma de alongar desnecessariamente os processos, contribuindo para a impunidade de muitos crimes.

Marco Aurélio e Lewandowski argumentam que os recursos permitem corrigir injustiças e por isso a execução da pena deveria esperar pelo seu exame. Nos casos em que concederam habeas corpus, os dois têm justificado suas decisões apontando a ausência de motivação para as ordens de prisão dos tribunais inferiores e falhas processuais, entre outras razões.

“O problema principal é que muitas decisões dos magistrados dessas instâncias são ruins tecnicamente”, diz Thiago Bottino, professor da FGV Direito Rio. “Os recursos aos outros tribunais são importantes para reparar isso.”

Outros ministros que foram vencidos há dois anos, como Celso de Mello e Rosa Weber, têm negado a maioria dos habeas corpus para não contrariar a opinião da maioria, mas abriram exceções em alguns casos. Gilmar Mendes votou a favor das prisões em 2016 e anunciou no ano passado que mudou de ideia.

Ele expressou simpatia pela tese lançada por Dias Toffoli, que permitiria as prisões após o esgotamento dos recursos numa terceira instância, o STJ (Superior Tribunal de Justiça), origem da maioria das decisões contestadas por habeas corpus no STF.

Um estudo conduzido no STJ pelo ministro Rogério Schietti mostrou que as chances de um condenado ser absolvido ou se livrar da cadeia recorrendo ao STJ são mínimas. Mas o levantamento mostrou que em muitos casos os recursos permitem reduzir penas e abrandar o regime em que são cumpridas.

O próprio Barroso deu habeas corpus em caso recente. Sem abrir mão da posição a favor das prisões, determinou que um homem pego com R$ 250 em cédulas falsas cumpra pena em regime aberto.

 

Vídeo: Caicó acorda com buzinaço pedindo a cassação do prefeito Batata Araújo

A situação do primo prefeito de Caicó é periclitante, os caicoenses não estão suportando tando desmantelo administrativo.

Eleito prefeito como uma grande esperança popular, Batata decepcionou ..

Junto do o deputado saco preto Rogério Marinho e do deputado Gustavo da Ponte, Batata é considerado um dos piores prefeitos do RN.

O processo de cassação já foi instaurado na Câmara Municipal e o povo nas ruas estão manifestando o desejo de fritar Batata..

Confira o vídeo do buzinaço:

 

 

 

Priscila Muller rejeita o AVANTE e formaliza filiação no PC do B

Presidente do Diretório Nacional do PC do B, Luciana Santos, abonando a filha de filiação de Priscila Muller em Olinda-PE

Sem acreditar no projeto do AVANTE, partido que foi convidada para ser presidente do Avante Mulher, a empresária Priscila Muller pulou fora do partido que agora é presidido por Carla Barbosa, esposa do vereador e presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa.

Priscila Muller estava constrangida em pertencer ao partido controlado por Raniere Barbosa que é acusado pelo Ministério Público, suspeito de participar de uma organização criminosa que teria desviado recursos da prefeitura municipal de Natal.

Priscila Muller foi convidada para ingressar no PC do B, e com o convite aceito e devidamente aprovado pelo Diretório Regional do RN, a pré-candidata teve sua ficha de filiação abonada pela presidente nacional do PC do B, Luciana Santos.

A filiação de Priscila Muller foi formalizada em Olinda-PE, onde a presidente Luciana Santos foi prefeita..

Segundo fonte do Blog do Primo, o AVANTE é um saco de gato, em menos de um ano, o partido já teve 3 presidentes, e ainda tem um mistério da senha de acesso ao sistema da Justiça Eleitoral, que seria controlada por um preposto do presidente nacional, Luiz Tibé..

A debandada do AVANTE é muito grande..