Arquivo diários:15/03/2018

Senador José Agripino Maia está jogando a toalha

Resultado de imagem para Agripino Maia
José Agripino desce para Câmara dos Deputados e Felipe Maia para Assembleia Legislativa

Fonte segura do Blog do Primo, informou que o senador José Agripino Maia praticamente já decidiu desistir da sua candidatura à reeleição.

Munido e orientado por várias pesquisas e ouvindo conselhos de amigos, o senador José Agripino deverá disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados.

O senador vai descolar seu filho Felipe Maia para Assembleia Legislativa negociando seu apoio em troca do compromisso de Carlos Eduardo Alves apoiar Felipe Maia para Presidente da Assembleia, caso seja eleito governador..

Lula: Querem me prender para calar minha voz? Eu falarei por vocês

Por Renato Alban | Valor

DE SALVADOR, PARA O VALOR  –  O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou nesta quinta-feira no 13º Fórum Social Mundial (FSM), em Salvador, sobre a possibilidade de ser preso. “Querem me prender para calar minha voz? Eu falarei por vocês”, disse a aliados e militantes petistas.

O recurso de Lula será julgado no Tribunal Regional Federal da 4 Região (TRF-4) no dia 26. Se a defesa do ex-presidente for derrotada, Lula pode ser preso em regime fechado já no dia 26 ou 27.

“Não adianta perseguir o Lula. Não adianta não permitir que eu seja candidato. Nossas ideias já estão no ar e não desaparecem”, afirmou na assembleia do FSM. No evento, o ex-presidente reafirmou que é inocente. “Eu não tenho medo. Vou lutar”.

O petista disse ter segurança de que vai vencer as eleições presidenciais. “É só ter eleição e vamos dar um banho e recuperar a democracia neste País”.

 

Sérgio Freire lança o nome de Monalissa Dantas para enfrentar e consolidar derrota de Paulo Coutinho na OAB

O ex-presidente da OAB/RN, advogado Sérgio Freire disse ontem (15) ao Blog do Primo, num encontro casual no Restaurante Camarões do Midway, que a possibilidade do atual presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho se reeleger é praticamente nula.

Segundo o ex-presidente que foi um dos mais importantes apoiadores de Coutinho, a situação de desgaste dele é irreversível.

Sérgio Freire disse sem reservas que já tem candidata à Presidência da OAB na eleição deste ano, para desbancar Paulo Coutinho, o ex-presidente defende o nome da advogada Monalissa Dantas.

Mas, existe outro grupo de oposição ao presidente Paulo Courinho que trabalha outra candidatura. O relevante neste quadro é que a oposição está unido e o grupo da situação dividido..

Advogada Monalissa Dantas tem seu nome defendido pelo ex-presidente Sérgi Freire que goza de grande prestigio junto a seus colegas

PT reforça pressão no STF e organiza atos pró-Lula

Por Cristiane Agostine | Valor

SÃO PAULO  –  O PT encampou o mote “Lula Livre” e anunciou a realização de atos para acompanhar o julgamento dos recursos de Luiz Inácio Lula da Silva e a possível prisão dele no fim deste mês. Em resolução divulgada nesta quinta-feira, o partido reforçou a pressão sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar impedir a detenção de Lula e disse que “será um escândalo nacional e internacional” a eventual prisão do petista sem que ações e habeas corpus apresentados pelo ex-presidente sejam julgados.

“Está na responsabilidade do STF julgar as ações e os pedidos de habeas corpus que restabelecem o direito constitucional à presunção de inocência; o direito de cada cidadão, não apenas Lula, de recorrer em liberdade até a última instância. Prender Lula antes que essas ações e habeas corpus sejam julgados será um escândalo nacional e internacional”, afirmou o partido na resolução. A Executiva petista reuniu-se nesta quinta-feira em Salvador para discutir os rumos do partido depois de uma eventual prisão de Lula.

No texto, o partido afirmou que há uma tentativa não só de impedir Lula de ser candidato à Presidência neste ano, mas também de “humilhá-lo com a prisão”. O PT voltou a afirmar que o ex-presidente é candidato. “Não existe plano B para o PT nem para a maioria do povo brasileiro. Eleição sem Lula é fraude”.

A cúpula do PT disse que pretende panfletar folhetos com a defesa de “Lula Livre” em “locais de trabalho, porta de fábrica, escolas, universidades, metrô, pontos de ônibus, nos bairros, casa a casa” nos dias 22, 23 e 24 — antes do julgamento do recurso de Lula no Tribunal Regional Federal da 4 Região (TRF-4), no dia 26.

No dia do julgamento, o partido convocou uma vigília em frente à Justiça Federal e ao Tribunal de Justiça, nas capitais. Se a defesa de Lula for derrotada, o ex-presidente pode ser preso em regime fechado já no dia 26 ou 27. O petista foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

No dia 27, a legenda pretende fazer novas panfletagens nas capitais e um dia depois, atos em defesa da “democracia e da Justiça” em universidades.

Empresa ligada à igreja é autuada por trabalho escravo

Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil

Alvo da Operação Canaã – A Colheita Final, a empresa Nova Visão Assessoria e Consultoria, foi autuada hoje (15) pelo Ministério do Trabalho por manter 565 trabalhadores em condição análoga à de escravidão. Deflagrada no início de fevereiro, a operação investiga o envolvimento de uma seita religiosa, a Igreja Cristã Traduzindo o Verbo, em crimes como trabalho escravo, tráfico de pessoas, lavagem de dinheiro e estelionato.

Segundo o Ministério do Trabalho, a igreja foi autuada porque dos 565 trabalhadores encontrado em condição ilegal, 438 não tinham registro em Carteira de Trabalho e 32 eram adolescentes em atividades proibidas para menores.

Ainda de acordo com o ministério, as vítimas foram encontradas em nove fazendas de produção hortigranjeira e de café do grupo, sendo seis em Minas Gerais e três na Bahia, além de restaurantes, casas comunitárias e um posto de gasolina em São Paulo.

Conforme nota do Ministério do Trabalho, as vítimas não tinham jornada de trabalho estabelecida e não recebiam nenhuma remuneração pelas atividades. Eles trabalhavam em troca de casa e comida.

Na operação, desencadeada em parceria com a Polícia Federal, os auditores fiscais tiveram dificuldade para resgatar os trabalhdores. Em virtude da doutrinação religiosa, as vítimas não se achavam exploradas e diziam trabalhar em nome da fé e da coletividade.

Em meio à operação, 13 dirigentes do grupo econômico e da igreja foram presos preventivamente. Outros dez dirigentes continuam foragidos.

Além de ser obrigado a regularizar a situação dos trabalhadores, o grupo econômico responsável pela igreja também deverá afastar os trabalhadores das atividades ilegais.

Conforme determinação do Ministério, os trabalhadores que não tinham a Carteira de Trabalho assinada deverão ter o registro incluído no documento. Além disso, os 565 trabalhadores terão que receber retroativamente pelos serviços prestados. A igreja deverá ainda providenciar o retorno das vítimas aos seus locais de origem.

Milhares protestam no RJ e em SP contra assassinato de Marielle

Por Folhapress

RIO E SÃO PAULO  –  Milhares de pessoas protestam nesta quinta-feira (15) no Rio de Janeiro e em São Paulo contra a morte da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, assassinados na noite de quarta (14) no centro do Rio.

No começo da noite, uma multidão em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) pedia por justiça numa das maiores manifestações de grupos de esquerda desde os protestos de junho de 2013. A Polícia Militar do Rio não divulga estimativas de público. Em São Paulo, o ato no vão livre do Masp chegou a bloquear a avenida Paulista também no começo da noite desta quinta.

O protesto conseguiu unir sob uma mesma pauta as diversas correntes do pensamento de esquerda do Rio. Em razão da proximidade das eleições, os grupos estavam divididos, com parte apoiando o nome de Lula e parte de um possível candidato do PSOL a Presidência. A candidatura de Guilherme Boulos, por exemplo, pelo PSOL e com a bênção de Lula, gerou um racha interno no partido.

Na manifestação desta quinta, as diferenças eleitorais foram postas de lado, explicou o militante do PCB Vinícius Brandão, 18. “A luta da Marielle era pelos trabalhadores. Então, as diferenças estão de lado nessa marcha em memória dela.”

Em coro, as pessoas pediam justiça e o fim da Polícia Militar. Eles entoavam cânticos como “Sem hipocrisia, a PM mata gente todo dia” e “Pisa ligeiro, pisa ligeiro, quem mexeu com a Marielle atiçou o formigueiro”. Na escadaria da Assembleia, carregavam faixas que diziam “Quem matou Marielle Franco?” e “Não Recuaremos, Marielle vive”.

O deputado estadual Marcelo Freixo discursou em frente à Assembleia. “Nem que seja a última coisa que eu faça na vida, vou descobrir quem fez essa covardia”, disse.

Por volta das 18h30, manifestantes saíram em direção à Candelária, enquanto outro grupo seguiu para a Cinelândia, local de início do ato no começo da tarde, em frente à Câmara do Rio, onde foram velados os corpos de Marielle e do motorista Anderson Gomes. Uma multidão de manifestantes levou flores e cartazes contra a intervenção federal na cidade. Eles também fizeram coro contra a Polícia Militar.

Políticos e colegas da Câmara também estiveram no local. Uma das principais lideranças do PSOL, o deputado federal Chico Alencar fez um discurso na escadaria do Palácio e disse que as famílias pediram uma cerimônia reservada. Ele disse que há “opressão” e pediu uma vigília em memória à vereadora, com “serenidade”.

Os organizadores do ato se revezaram em discursos na frente da Câmara, nos quais repetiram o lema “Marielle, presente”, e na leitura de notas de pesar de movimentos de todo o país.

A cantora Zelia Duncan esteve no ato e disse que o momento é de luto e pediu mobilizações de rua. Manifestantes colaram cartazes em memória à vereadora e jogaram tinta vermelha em um monumento e na fachada do prédio da Câmara.

Líderes religiosos participaram do ato e pediram orações. Roberto Cavalcanti, da Assembleia de Deus, disse que o crime representa a morte “da esperança”.

Pesquisa revela tempo ruim para o deputado ‘Saco Preto’

Caso a pesquisa da CONSULT esteja certa e seus indicadores se mantenham até o dia da eleição, o deputado saco preto Rogério Marinho estará fora da Câmara dos Deputados.

Desgastado e rejeitado pela grande parte do eleitorado potiguar por causa de suas posições sempre contra os interesses dos trabalhadores, aposentados, servidores públicos e professores, Rogério Marinho teve um péssimo desempenho da pesquisa.

Rogério Marinho foi o último dos deputados com mandatos apontado na pesquisa.

Confira quadro revelando números da pesquisa:

 

Lançamento literário do ano

O lançamento literário mais esperado em Natal é o livro de Miriam de Sousa revelando sua vida com o finado ex-deputado Carlos Alberto de Sousa com as peripécias de sua filha,  ‘borboleta’ Micarla.

Espera-se que no livro seja esclarecida a história que Miriam teria sido embalada numa caixa de geladeira num comício da eleição de 1988 quando foi candidata a prefeita de Natal sendo apresentada como o “pacote” que iria salvar Natal..

O soldado Vasco estará presente..