Arquivo diários:20/03/2018

Governador dá início ao “Ronda Integrada” em Natal

O governador Robinson Faria autorizou oficialmente, na noite desta terça-feira, 20, o início da Operação Ronda Integrada, em Natal. A ação é coordenada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed) e tem a participação das forças de Segurança Estaduais, da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal.

Na capital potiguar, o Ronda ocorrerá nas quatro zonas com ações ostensivas de combate à violência.  “O Ronda Integrada é uma metodologia moderna de polícia preventiva, de proximidade com a população. Tem o intuito de prevenir e combater roubos, furtos, assaltos, homicídios e crimes em gerais, com a presença massiva da polícia nas ruas”, explicou o governador, salientando que o método será apresentado em Brasília no Ministério da Segurança.

De acordo com a secretária de Segurança Sheila Freitas, a população vai sentir o reflexo da operação muito rapidamente. Como exemplo, ela usou a atuação da PRF nas BRs. “Nós vamos ter abordagens nas paradas de ônibus. Então, as pessoas que estão saindo dos seus trabalhos, tanto no início da noite, quanto mais tarde, irão se sentir mais seguras ao esperarem em uma parada de ônibus e verem a polícia fazendo abordagens nas proximidades”, assinalou.

Constrangimento ‘Saco Preto’; companhia de Rogério Marinho com o vice-governador Fábio Dantas preocupa dirigentes nacionais do PSB

Resultado de imagem para Fábio Dantas filiação PSB Rogério Marinho
Discurso de Rogério Marinho causou male-star e muito constrangimento, basta verificar as expressões faciais das pessoas da foto

Ainda repercute o constrangimento causado pelo deputado federal Rogério Marinho no ato de filiação do vice-governador Fábio Dantas no PSB.

Rogério ‘Saco Preto’, ao proferir seus enfadonho discurso, fez questão de divulgar que defendeu com unhas e dentes a reforma trabalhista que ele relatou na Câmara dos Deputados. Sem semancol, Rogério Marinho não lembrou-se que o PSB do deputado Rafael Motta fechou questão e lutou contra contra à reforma trabalhista.

O ato político contou com as presenças do presidente do Diretório Nacional Carlos Siqueira e do presidente da Fundação João Mangabeira que saíram horrorizados com o constrangimento..

Dirigentes do PSB ficaram preocupados com uma possível aliança do vice-governador Fábio Dantas com o deputado federal Rogério Marinho, eles garantem que esse acordo será desgastante..

Marco Aurélio deve levar segunda instância ao plenário do STF

Folha de São Paulo

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), deve apresentar uma questão de ordem na sessão de quarta (21) do tribunal para que a questão sobre prisão depois de condenação em segunda instância seja pautada imediatamente por Cármen Lúcia, presidente da corte.

A decisão foi tomada depois que a magistrada se mostrou inflexível em não pautar o tema, evitando inclusive discutir com os colegas uma saída para o impasse —pelo menos cinco ministros defendem abertamente a revisão da regra, proibindo a execução provisória da pena, e cinco se declaram contrários.

A própria Cármen Lúcia afirmou que uma reunião ocorreria na terça (20), por sugestão do decano do tribunal, Celso de Mello.

Mas ela não convidou ninguém para o encontro. Por meio de sua assessoria, disse não ter entendido que a iniciativa de chamar os colegas deveria partir dela.

Ronaldinho Gaúcho se filia ao PRB de Brasília; ex-jogador flerta com candidatura ao Senado

Congresso em Foco

O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e seu irmão, Roberto Assis, se filiam ao PRB na tarde desta terça-feira (20), na sede do partido em Brasília. A possibilidade de Ronaldinho se candidatar nas eleições deste ano foi levantada no ano passado, mas o partido ainda não divulgou a qual cargo Ronaldinho concorrerá.

O ex-jogador flerta com uma candidatura ao Senado desde o ano passado, quando deu início às tratativas para se filiar a um partido. Em setembro do ano passado, Ronaldinho foi cogitado pelo próprio PRB e pelo Patriotas. Ele chegou a conversar com o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) sobre a possibilidade de se candidatar ao senado pelo PRB pelo Distrito Federal. Cristovam queria o apoio do novo partido do ex-jogador para sua candidatura ao governo da capital federal, mas o PRB decidiu ter candidatura própria com o presidente regional da sigla, Wanderley Tavares.

Vereadora amiga de Marielle denuncia ameaças de morte até com bomba

Resultado de imagem para Talíria PetroneParlamentar mais votada de Niterói, na Grande Rio, única mulher na Câmara Municipal, negra e feminista, Talíria Petrone era amiga da vereadora Marielle Franco (PSOL). Diferentemente da colega assassinada na última quarta, Talíria já recebeu várias ameaças de morte por telefone e pelas redes sociais.

Uma queixa foi feita pela parlamentar em novembro, na 76ª Delegacia de Polícia (Icaraí). O caso, porém, não teve desdobramentos. O PSOL avalia oferecer segurança à vereadora. Ela pode concorrer como vice na chapa do partido ao governo do Estado, encabeçada por Tarcísio Motta. Talíria ocuparia vaga planejada para Marielle. A investigação sobre essas ameaças podem ajudar na investigação do caso de Marielle, acreditam assessores do partido.

Depois, a hostilidade ficou mais visível. A sede do PSOL em Niterói foi invadida por um homem armado, que ameaçava a vereadora. Segundo assessores, latas de tinta são mantidas na sede só para apagar recorrentes pichações contra ela. Em eventos públicos são comuns xingamentos e ameaças como “só matando mesmo”.

“Mas chegou ao ápice em 14 de novembro, quando foram feitas ligações sistemáticas para a sede do PSOL, me chamando de ‘piranha’, de ‘vagabunda’, dizendo que iam explodir a sede do partido, me matar com uma bomba”, contou Talíria.
Maré
Professora de História e mestranda em Serviço Social, Talíria começou sua militância na época em que dava aulas no pré-vestibular no Complexo da Maré, zona norte carioca. Ali conheceu Marielle. As duas tinham pautas muito parecidas.

Na sua primeira candidatura, foi a vereadora mais votada de Niterói. Talíria, a exemplo da amiga, preside a Comissão dos Direitos Humanos na Câmara. Nela, já fez inúmeras denúncias de violência policial. “Essas bandeiras que levantamos mexem muito com as estruturas da sociedade, são consideradas uma afronta por muitas pessoas.”

Reunião informal do STF é cancelada e situação de Lula se agrava

Resultado de imagem para lula da silvaSÃO PAULO – O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, afirmou há pouco que foi cancelada a reunião prevista para o final da tarde desta terça-feira (20), para tratar da possibilidade de julgamento sobre prisão em segunda instância. O tema tem acirrado os ânimos na corte e trazido múltiplas pressões aos magistrados.

Segundo o ministro, teria havido uma recusa da presidente Cármen Lúcia em participar do encontro articulado pelo ministro decano Celso de Mello. Desde que o tema voltou a ganhar destaque no debate político, a presidente da corte tem negado a discussão do tema em plenário, o que tem incomodado alguns ministros.

De acordo com o Buzzfeed, Marco Aurélio disse que a corte está dividida e é preciso resolver o tema. “Não pode haver essa loteria“, disse sobre decisões sobre pedidos de habeas corpus, que são aceitos ou negados a depender do ministro relator. O magistrado também criticou o juiz federal Sérgio Moro, que fez um apelo para que o STF mantivesse o atual entendimento que permite o início do cumprimento de pena após decisão colegiada. “Tempos estranhos em que juiz de primeiro grau faz apelo a ministros do STF”, ironizou.

Ainda segundo o Buzzfeed, o ministro Celso de Mello disse que se reuniu com a presidente da corte e sugeriu a reunião para evitar uma cobrança pública em plenário, em um constrangimento inédito. Ele afirmou que Cármen Lúcia é quem deveria fazer o convite para a reunião, mas até agora não o fez.

Padre de 81 anos é xingado ao citar Marielle durante missa em Ipanema

'Quando houve a reação dos dois homens tinha umas 500 pessoas na igreja e eu pensei: tenho que tocar a missa', disse o padre(foto: Reprodução/Facebook) Agência Estado

Rio de Janeiro – Um padre de 81 anos foi interrompido e xingado por dois homens enquanto celebrava uma missa numa igreja de Ipanema, zona sul do Rio, na manhã de domingo, após citar o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL). Os dois foram retirados da igreja e o padre continuou a celebração. O caso não foi denunciado à Polícia Civil. Pároco responsável pela paróquia lamentou o fato de nenhum fiel ter defendido o padre.

O padre Mario de França Miranda, de 81 anos, que também é professor da PUC-Rio, estava celebrando a missa das 10h30 na Paróquia da Ressurreição, quando, durante a homilia, citou a vereadora assassinada na última quarta-feira (14), no centro do Rio.

“Fiz a homilia normal, explicando um pouco o texto, e citei Martin Luther King, dom Oscar Romero e pessoas que estão tentando melhorar a sociedade, como Jesus também tentou melhorar e foi assassinado precocemente. O Evangelho fala que o grão cai na terra e dá frutos. Então, eu falei que frutos são esses. Mostrei que quando se mata uma pessoa parece que tudo termina, mas não. No caso de Jesus, ele influenciou toda a humanidade. E frutos também são aquelas pessoas que tentam seguir esse exemplo: que têm uma vida difícil, mas com sentido, e que causam muita paz por fazer o bem”, contou o padre, em entrevista ao jornal O Globo

Governo autoriza reajuste médio de 2,43% para medicamentos em 2018

Por Stella Fontes | Valor

SÃO PAULO  –  O reajuste médio ponderado autorizado pelo governo federal para os preços de medicamentos em 2018 é de 2,43%, segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma).

Conforme a entidade, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) abriu seu sistema de comercialização na manhã desta terça-feira (20) confirmando os índices esperados pelos laboratórios para este ano.

Os índices autorizados são de 2,09%, 2,47% e 2,84%, conforme a concorrência de mercado do produto resultando em média ponderada de 2,43%. A Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) divulgou há cerca de dez dias os cálculos do setor para o reajuste anual.