Arquivo diários:21/03/2018

Itaú, Bradesco e BB reduzem juros de empréstimos após corte da Selic

Por Valor | Valor

SÃO PAULO  –  Os bancos Itaú Unibanco, Bradesco e Banco do Brasil informaram que vão repassar integralmente o corte de 0,25 ponto percentual da taxa Selic, para 6,5% ao ano, anunciado há pouco pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC).

O Itaú disse que as novas taxas passam a valer a partir do dia 26 para as linhas de crédito para pessoas físicas, micro e pequenas empresas.

“Vemos como positiva mais esta queda da taxa Selic, promovida pelo Copom. Positiva por estimular o crescimento econômico e, do ponto de vista do Itaú Unibanco, por permitir que reduzamos mais uma vez nossas taxas de empréstimo para nossos clientes”, disse em nota Candido Bracher, presidente do banco.

Para pessoas físicas, a nova taxa mínima no cheque especial será de 2,08% ao mês. Para micro e pequenas empresas, segundo o banco, serão alteradas as taxas no cheque especial e capital de giro.

No período de outubro de 2016 a fevereiro de 2018, o Itaú informa que houve redução da taxa média do crédito pessoal em mais de 18 pontos percentuais ao ano.

O Bradesco informou que vai repassar o corte para as principais linhas de crédito de pessoa física e pessoa jurídica.

O Banco do Brasil também anunciou que vai repassar integralmente o corte da taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom). As novas taxas entram em vigor nas agências e demais canais de relacionamento do BB a partir da próxima segunda-feira (26).

Para pessoas físicas, o destaque é a redução de 0,20 ponto percentual ao mês na linha de crédito parcelado no cartão de crédito. Já para pessoas jurídicas, a redução de juros alcança as linhas de capital de giro, desconto de títulos e de cheques, antecipação de crédito ao lojista e conta garantida.

Banco Central reduz juros básicos da economia para 6,5% ao ano

Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

Pela 12ª vez seguida, o Banco Central (BC) baixou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu hoje (21) a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, de 6,75% ao ano para 6,5% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.

Com a redução de hoje, a Selic continua no menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986. De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015. Em outubro de 2016, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 6,75% ao ano em fevereiro, o nível mais baixo até então.

Em comunicado, o Copom informou que a inflação evoluiu de forma melhor que o esperado nesse início de ano. De acordo com o BC, o comportamento da inflação permanece favorável, com diversos preços mais sensíveis aos juros e ao ciclo econômico em níveis baixos. O órgão sinalizou que deve continuar a reduzir os juros na próxima reunião, em 15 e 16 de maio, mas que deve interromper o ciclo de quedas depois disso.

Falha em disjuntor na subestação de Xingu causou apagão, diz ONS

Por Rodrigo Polito | Valor

RIO  –  Uma falha em um disjuntor na subestação Xingu, no Pará, causou a separação entre os sistemas elétricos das regiões Norte e Nordeste do restante do país. Com isso, o Norte e Nordeste ficaram com excesso de geração de energia provocando um colapso na rede e a interrupção do fornecimento de energia para todo o Nordeste e quatro Estados do Norte (Amazonas, Tocantins, Pará e Amapá), informou há pouco o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata.

Segundo ele, a falha também fez acionar o sistema de automático de proteção chamado de “Esquemas Regionais de Alívio de Carga” provocando a interrupção na carga de 4.200 megawatts (MW) para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Segundo Barata, as causas do apagão já estão sendo investigadas. Segundo ele, tudo indica que houve falha no equipamento. Falha humana é praticamente descartada. Também não se cogita a possibilidade de ter havido sabotagem.

Barata explicou ainda que a subestação de Xingu pertence ao sistema de transmissão que escoa energia da hidrelétrica de Belo Monte para o restante do país. O sistema tinha acabado de passar por um teste de aumento de capacidade de transmissão, de 2 mil MW para 4 mil MW. O teste foi concluído no fim de semana e esse aumento de capacidade estava para entrar em operação comercial.

Para advogado de Temer, STF tende a mudar regra da segunda instância

BR 18

Para o advogado Gustavo Guedes, especialista em direito público e advogado do presidente Michel Temer no TSE, o Supremo deve acabar mudando a regra que permite a prisão após condenação em segunda instância.

“Pelas declarações públicas dos ministros, há indicativo de mudança na orientação do Supremo, podendo vir a prevalecer a posição do ministro José Antonio Dias Toffoli, de prisão apenas após a decisão do STJ’, disse.

O RN poderá fazer história elegendo a professora Débora Seabra deputada federal

Resultado de imagem para Debora seabra

Por Renato Dantas

Em maio ao apagão que afetou nossa Natal, talvez possa ter tido uma ideia iluminada.. Diante da grosseria da desembargadora com todos os portadores de síndrome de down, percebo que RN tem uma grande oportunidade de mostrar ao resto do Brasil que aqui se faz verdadeira inclusão.

Agora, mais que nunca podemos mostrar ao Brasil que uma pessoa com  síndrome de down pode e deve exercer funções importantes e de relevo na sociedade e no destino do país.

Muito se fala que pessoas portadores de síndrome de down são capazes de realizarem tarefas importante, o Blog do Primo concorda, mas vai além, é preciso sair do discurso e ir para prática.. São poucas as oportunidades que elas tem, ainda são discriminadas como foi pré-conceituosamente a professora Débora Seabra que tão bem exerce um papel destacado como professora.

Com revolta e indignação, o Brasil tomou conhecimento da declaração da desembargadora ‘magda’, Marilha Castro Neves quando fez afirmações jocosas, inoportunas, desmedidas e despeitoras contra a professora Débora Seabra.

Diante dessa agressão pré-conceituosa, partindo de uma magistrada contra nossa Débora, nosso valente RN, pioneiro em tantas coisas, poderia mostrar ao Brasil que a professora Débora Seabra, além de ser uma figura respeitada, admirada e capacitada, poderá desempenhar papel importante na construção de uma sociedade justa, educada, proativa, emancipada e sem preconceitos, elegendo ela deputada federal na próxima eleição.

A eleição da professora Débora Seabra para exercer o mandato de deputada federal não seria apenas uma resposta à desembargadora ‘magda’ Marilha Castro Neves, que como ela existem tantos outras e outros do Brasil, seria uma imperdível oportunidade de mostrar ao Brasil que uma pessoa especial portadora de síndrome de down tem totais condições de desempenhar com honradez e competência um matado eletivo na Câmara dos Deputados legislando contra o pré-conceito e a favor da igualdade, emancipação,  inclusão, abrindo portas para crianças como ela que merecem oportunidades.

A professora Débora Seabra está apta a disputar uma eleição, ela é eleitora em Natal e quem vota por ser votado. Não existe nenhum impedimento legal para ela exercer o mandato, basta ser filiada a um partido politico, ser candidata e eleita.. O prazo da filiação encerra dia 7 de abril, a decisão tem que ser rápida.. Quero ver qual o partido que convidaria ela para ser candidata, esse sim, sairia do discurso para prática..

Se as pessoas quiseram sair do discurso para prática, o momento é agora, vamos fazer história elegendo Débora deputada federal, caso contrário, ficaremos no mesmo ‘mimimi’ caridoso de sempre, reclamando inclusão sem fazermos nada de concreto para os especiais se tornarem notáveis..

Digo isso, sem ter nenhum interesse, sem ter nenhuma ligação com a família da professora Débora, alias, nem gosto da mãe dela, Margarida Seabra,  que se meteu em litígio de separação colaborando para afastar filhos de um pai.. Faço isso, por que a causa é nobre..

A hora de mostrar que a sociedade potiguar não pré-conceito é essa, elegendo Débora uma das nossas representantes na Câmara dos Deputados, caso contrário é hipocrisia ..

Seria triunfante para o RN, seria magnifico por revelar que ela veio ao mundo com uma missão especial, seria uma revolução no conceito de relações com pessoas especias..

Garanto que no exercício do mandato, ela não vai fazer lobby de empresas ou vender emendas, certamente ela vai com sua presença mostrar que os brasileiros com síndrome de down são capazes e podem ajudar a mudar esse país desmontando as declarações burras dessa desembargadora pré-conceituosa e burra.. a famosa ‘Magda togada’..

As caveiras de Taveira

Resultado de imagem para caveira gifEm Parnamirim a situação parece calma mas não é..

No sub-solo da administração Rosano Taveira estão escondidos alguns mal-assombros da gestão do ex-prefeito Maurício Marques..

As assombrações da gestão passada continuam a fazer medo ao Ministério Público.

Investigações estão bem perto de revelar os caveiras de Taveira..

O Blog do Primo foi o único que antecipou a operação deflagou buscas e apreensões pela Polícia Federal na Prefeitura, empresas e rescindências de empresários..

Segundo informações as coisas continuam do mesmo jeito, o Super Mário está mais traquino e astucioso que nunca.. Livros, fardamentos, kits escolares, material de limpeza e expediente estão sob suspeição..

Tem setor que a coisa piorou..

Nossa fonte diz que Taveira está protegendo as caveiras da gestão passada..

Muitas reuniões em shopping de Recife..

A bomba vai explodir, o Blog do Primo não erra..

Geraldo Melo receberá convite para voar nas asas de um tucano ou de uma pomba branca

Imagem relacionadaO soldado Vasco, tomou conhecimento de fontes seguras que o ex-governador e ex-senador Geraldo Melo que tem seu nome ventilado para disputar uma cadeira no Senado, deverá receber, no decorrer desta semana, convites de dois partidos para pousar com sua candidatura.

Um convite será do presidente estadual do PSB, deputado federal Rafael Motta, outro do deputado estadual, presidente da Assembleia e do PSDB do RN, Ezequiel Ferreira de Souza Filho.

Tribunal confirma para a próxima segunda julgamento de recurso que pode resultar em prisão de Lula

Congresso em Foco

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) marcou para a próxima segunda-feira (26) o julgamento do embargo de declaração apresentado pela defesa do ex-presidente Lula contra sua condenação no caso do tríplex do Guarujá (SP). Em janeiro, a Corte condenou o ex-presidente a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

A data foi divulgada no andamento processual na internet. O tribunal não informou se haverá esquema especial de segurança, mas confirmou que a sessão não será transmitida ao vivo, como ocorreu durante o julgamento que confirmou e elevou sua condenação.

Em tese, trata-se do último recurso disponível a Lula na segunda instância da Justiça Federal. Confirmada a condenação, o ex-presidente pode ter sua prisão determinada pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.