Pré-candidatos dizem lamentar e respeitar decisão de Barbosa

Resultado de imagem para F (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa

Gustavo Maia, Hanrrikson de Andrade, Paula Bianchi e Luís Adorno

Do UOL, em Niterói (RJ) e São Paulo

O anúncio do ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa de que desistiu de disputar a Presidência na eleição deste ano, divulgado na manhã desta terça-feira (8), repercutiu entre seis pré-candidatos à Presidência que participam de um encontro com prefeitos em Niterói (RJ). Todos disseram lamentar, mas afirmaram respeitar a decisão do ex-ministro.

Barbosa anunciou a decisão em sua conta pessoal do Twitter. “Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal”, escreve

O ex-ministro nunca disputou uma eleição, mas ganhou notoriedade após o julgamento do mensalão no STF, em 2012. Na última pesquisa Datafolha, divulgada em 15 de abril, Barbosa oscilava entre 9% e 10% das intenções de voto nos cenários em que era citado, variando entre a terceira e a quarta posição.

Na parte da manhã, participaram do evento no Rio os pré-candidatos Rodrigo Maia (DEM), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Afif Domingos (PSD), Manuela D’Ávila (PCdoB), Marina Silva (Rede) e Alvaro Dias (Podemos).

Todos eles falaram sobre a desistência de Barbosa, que não foi ao evento porque não havia confirmado sua pré-candidatura pelo PSB, sigla em que está filiado.

No período da tarde, vão falar no evento Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Aldo Rebelo (SD), Paulo Rabello (PSC) e Henrique Meirelles (MDB).

Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Flávio Rocha (PRB), convidados para o evento, oficializaram respostas afirmando que não estariam presentes por outros compromissos. O regulamento da reunião vetou representantes. O PT enviou à organização uma carta escrita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Veja, abaixo, o que disseram os pré-candidatos sobre a desistência de Joaquim Barbosa:

Geraldo Alckmin

Para Alckmin, ex-governador de São Paulo, a desistência de Barbosa “é uma perda”. “Nós precisamos de novas lideranças, de maior participação. É um homem preparado, com serviço prestado ao Brasil. Mas é uma decisão dele, não sei se é definitiva. Mas se não for desta forma, prestará serviço ao Brasil de outra maneira. Tenho total respeito”, disse.

Marina Silva

A pré-candidata Marina Silva afirmou respeitar a desistência de Barbosa. “É a nossa democracia, em que as pessoas escolhem. E que bom que é assim. Nosso processo eleitoral está muito no início. Precisamos ver todo o desdobramento. A minha candidatura segue porque não está na dependência das outras candidaturas”, disse.

Chegou a ser ventilado uma possível chapa Marina-Barbosa. O presidente do PSB, Carlos Siqueira, afirmou não ter plano B por enquanto. O partido deve analisar se apoia um candidato que já está no cenário ou se lança um outro nome.

“Temos sim um espaço de diálogo com todos os partidos que caminharam juntos em 2014, mas com respeito à dinâmica interna do PSB, que agora vai fazer as suas avaliações”, disse Marina ao ser questionada sobre uma possível chapa ao lado do ex-ministro. Em 2014, ela disputou pelo PSB.

 

Manuela Dávila:

Manuela disse que, se o evento tivesse ocorrido um dia antes, diria que a frente de esquerda teria como candidatos à eleição, além dela mesma: Lula, Ciro Gomes, Guilherme Boulos e Joaquim Barbosa. Com a desistência do ex-ministro, ela afirmou respeitar a decisão.

“A escolha de concorrer à Presidência é, no meu caso, partidária, mas também passa por um conjunto de reflexões pontuais. Ele tinha apresentado algumas pautas interessantes. Manifestou a sua contrariedade em relação à Reforma da Previdência e ao processo de impeachment. Ele tinha opiniões já apresentadas e boas”, disse

 

Facebook Comments