Produção de televisores para a Copa deu novo fôlego à indústria do AM

Por Bruno Villas Bôas | Valor

RIO  –  A fabricação de televisores para a Copa do Mundo puxou o desempenho da indústria do Amazonas, concentrada na Zona Franca de Manaus, pelo terceiro mês consecutivo. A produção industrial cresceu 2,6% no Amazonas em março, na comparação a fevereiro, pela série com ajuste sazonal, segundo o IBGE.

“Existe uma antecipação de produção de televisores, para atender à demanda gerada pelo evento da Copa do Mundo. Esse movimento costuma ficar concentrado nos três primeiros meses do ano”, disse André Macedo, gerente da coordenação de Indústria do IBGE.

Na Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE, os televisores ficam agrupados em um ramo chamado equipamentos de informática e produtos eletrônicos ópticos. No país como um todo, esse ramo cresceu 4,9% em março, frente a fevereiro. O IBGE não divulga o dado específico desse ramo por unidade da federação.

Macedo frisou, com base no padrões históricos, que a produção de televisores tende a arrefecer com a aproximação ou passagem do evento, o que poderia afetar a média do desemprego na indústria da região. “Pelo padrão histórico, a produção tenderia a arrefecer”, disse o gerente de Indústria do IBGE.

Facebook Comments