Alta da gasolina será tema de comissão no dia 30, dizem Eunício e Maia

Dado Galdieri/Bloomberg

Por Fabio Murakawa e Edna Simão |Valor

BRASÍLIA  –  O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB) e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), informaram em nota conjunta a realização de uma comissão geral no dia 30 de maio para discutir o aumento dos preços dos combustíveis.

“As sucessivas elevações dos preços dos combustíveis – sobretudo da gasolina, do diesel e do gás de cozinha – levam os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados a chamar uma Comissão Geral conjunta, no Congresso, em 30/5, para debater e mediar saídas que atendam aos apelos da população”, traz o texto.

O comunicado aponta que os preços dos combustíveis, no nível em que se encontra, afeta negativamente o dia a dia dos brasileiros. “Petrobras, distribuidoras, postos, governo e estudiosos do setor serão convidados a propor e buscar ações imediatas diante da crise geopolítica global que encarece os combustíveis.”

Segundo Maia, no curto prazo, o governo federal deve avaliar a possibilidade de zerar a Cide e diminuir o PIS-Cofins, e os Estados podem avaliar o mesmo para o ICMS. “São ideias de políticas compensatórias para enfrentar o momento atual. E estão distantes do congelamento de preços que vimos no passado”, disse.