Várias mobilizações pela liberdade e pelo direito de o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, ser candidato nas eleições de 2018 aconteceram simultaneamente em todo Brasil. No Rio Grande do Norte, mais de 30 cidades realizaram ou ainda vão realizar atos do tipo. Natal, Mossoró, Caicó, Areia Branca, Caraúbas e Angicos foram uma delas.
Vítima de uma perseguição jurídico-midiática, Lula é mantido como preso político em Curitiba porque é o nome preferido da parcela mais expressiva da população brasileira.
Atendendo ao chamado da direção Nacional do Partido dos Trabalhadores, os atos no Rio Grande do Norte foram plurais e de vários formatos, ocupando pontes, ruas, praças, feira-livres e até barcos.
Na cidade de Santa Cruz, a mobilização contou com a participação de um boneco gigante de Lula confeccionado pelo grupo Avoante da cidade de Currais Novos/RN, que em parceria com o bloco carnavalesco “Os Lulas e as Marisas” disponibilizou o boneco diversas atividades na cidade.
Outra manifestação que chamou atenção foi o passeio organizado pelo Comitê em Defesa da Democracia de Areia Branca, com a participação de militantes do PT, PC do B e defensores da liberdade e da candidatura do ex-presidente Lula, na Balsa de Democracia, que navegou pela foz do rio Apodi-Mossoró.
Em Natal, capital do estado, a mobilização de deu nos arredores da Ponte Newton Navarro, no lado da Redinha. A pré-candidata o governo do RN pelo PT, Fátima Bezerra participou de alguns desses atos,
Algumas cidades ainda vão realizar mobilizações em outros dias da semana, conforme a capacidade local de mobilização.