Acordo de Kim e Trump visa desnuclearizar as Coreias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, assinaram uma declaração conjunta nesta terça-feira (12), em Singapura, que estabelece como meta a desnuclearização completa da península coreana. O presidente dos EUA afirmou também que dará garantias de segurança ao regime de Kim.

Em uma coletiva realizada após o encontro, Trump afirmou que os EUA vão parar os exercícios militares na Coreia do Sul. “O que vamos fazer é parar os ‘jogos de guerra’ e vamos economizar bastante dinheiro com isso.”

O documento selado hoje após uma histórica cúpula de mais de quatro horas entre o presidente dos EUA e o líder norte-coreano afirma que os dois países se comprometem em cooperar para desenvolver novas relações e para a “promoção da paz, prosperidade e segurança”.

Kim Jong-un “reafirmou seu firme e inabalável comprometimento pela desnuclearização completa da península coreana”, segundo o texto.

Apesar dos compromissos, o texto é vago, e não informa o formato ou o prazo em que a desnuclearização será feita nem detalha quais seriam as “garantias de segurança” dos EUA à Coreia do Norte.

O documento estabelece que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, se reunirá na “data mais próxima possível” com um alto funcionário norte-coreano para continuar o diálogo bilateral sobre a desnuclearização.