“Sonho que a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio Grande do Norte tenha um efetiva transparência, nos moldes do exigido aos órgãos da administração pública” diz advogado

Os sonhos de um advogado potiguar

 Por Cristiano Barros, advogado

“Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade” (Miguel de Cervantes)

Essas poucas linhas escrevo a partir de uma reflexão sugerida pelo Jurinews que em sua conta no instagram postou enquete onde indagava se há motivos para comemorar o dia do advogado.

Na última quarta feira à noite fui a Mossoró/RN e participei de uma noite memorável onde se discutiu regras eleitorais para o pleito do corrente ano, todos fomos premiados com uma aula da dra. Fernanda Abreu sobre constitucionalismo e democracia e, por fim, o dr. Marcos Araújo com a joviedade de sempre traçou considerações sobre os desafios da advocacia no século XXI. E me lembrei da noite comentada porque o sempre culto Marcos Araújo proclamou “Sonho Impossível” de Miguel de Cervantes ao descrever o sentimento do advogado.

Nós advogados sempre temos e teremos muito a comemorar, pois a vocação de buscar a realização de fazer justiça é otimista, nos contagia sobremaneira de modo a impedir enxergar a impossibilidade em qualquer sonho, tanto que a angústia do temor da injustiça é implacável, mas lá estamos nós: pisando onde os bravos não ousam! A má compreensão do direito vindicado parece irreparável, mas o enfrentamento do inimigo invencível nos confere força de tentar até mesmo quando as forças se esvaem na busca da estrela que, por vezes, parece inatingível, como descreveu Cervantes esta é a nossa busca e apenas por sermos vocacionados a ela temos o dever de comemorar sempre.

Leia também no Blog do Primo: Deputado Raimundo Fernandes denunciou uma “gangue” na FECAM

Inobstante o acima escrito, voltando os olhos para a advocacia potiguar ouso sonhar, na esperança de sonhar junto com todos inscritos na Seccional Potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil. Sonho que um dia, como prometido num passado não tão distante, mas que parece esquecido, tenhamos uma Escola Superior de Advocacia autônoma e independente, inclusive do ponto de vista financeiro, de modo que a qualificação do advogado potiguar, seja ele jovem, velho, iniciante ou experiente, possa ser feito de forma pensada, planejada, dirigida e construída à formação de uma advocacia forte, não só de fibra e garra inerente ao potiguar, mas que possamos ter, por exemplo, um mestrado profissional dirigido à advocacia.

Sonho que a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio Grande do Norte tenha um efetiva transparência, nos moldes do exigido aos órgãos da administração pública, promessa feita, inclusive, pelos dois pretendentes à Presidência no último pleito eleitoral, mas que restou esquecida pelos vencedores, ou melhor, pelo vencidos, pois a vitória no pleito parece restou presa ao passado e as derrotas diárias da advocacia potiguar, são simplesmente ignoradas pela gestão classista.

Sonho que a advocacia potiguar não precise de uma Lei Estadual, cujo projeto tramita com regozijo na Assembléia Legislativa do RN, para que as prerrogativas dos advogados, devidamente estampadas em letras garrafais no Estatuto da Advocacia, sejam efetivamente respeitadas.

Sonho que os temas que envolvam a prestação jurisdicional no nosso Estado tenham discussões mínimas com a advocacia potiguar, ou pelo menos que o órgão classista, seja pelo menos ouvido no desenvolvimento das políticas de jurisdição, para evitar que protocolos encerrem seu expediente antes do fim do expediente forense, que comarcas sejam extintas ou agregadas com prévia avaliação e discussão social, que a revisão das custas e emolumentos passem por um processo e discussão transparente.

Sonho que a advocacia potiguar volte a opinar e ter efetiva voz em todos os temas de relevância em nosso estado e não se limite a fazer “firulas midiáticas” no auge das crises. Os meus sonhos, de um advogado potiguar, são singelos e limitam-se a ter atenuada a sofrida vida de quem apoia por horas os cotovelos nos balcões dos fóruns do estado à espera da prestação jurisdicional, não requer que atravessemos oceanos a bordo de naus em jantares recheados de vaidades, mas que possamos numa breve navegação virtual obter a prestação jurisdicional rápida e efetiva em qualquer rincão desta terra sofrida e abençoada pelo sol e pelo sal.

Esses são alguns sonhos que podemos sonhar juntos e tornar realidade, resta refletirmos o que realmente desejamos.

Deixe um comentário