Bolsonaro diz que Bíblia prega armamento

O GLOBO

O deputado Jair Bolsonaro (PSL), candidato a presidente, explicou ao GLOBO o que ele quis dizer com a frase “Leia o Livro de Paulo”, que pronunciou no final do embate com Marina Silva (Rede) sobre direitos das mulheres e violência, no debate de ontem na Rede TV!

— Paulo fala: “venda suas capas e comprem espadas”. Está na Bíblia — afirmou ele, que não se lembra do capítulo onde estaria a passagem.

Na verdade, a passagem é do Evangelho de Lucas, capítulo 22, versículo 36. No texto, Jesus Cristo diz para seus apóstolos: “Agora, porém, o que tem bolsa, tome-a, como também o alforge; e o que não tem dinheiro, venda a sua capa e compre espada”. Doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana em Roma, Waldecir Gonzaga chama atenção para o fato de que no mesmo capítulo, mas no versículo 49, Pedro fere, com uma espada, a orelha de um soldado. Jesus, então, coloca a mão na orelha do soldado, cura o ferimento e proíbe o uso de violência entre seus apóstolos. Para Gonzaga, é preciso muita cautela ao interpretar passagens bíblicas.

— A questão mais complicada é esse apelo ao religioso para poder justificar qualquer coisa. Os textos sagrados, as sagradas escrituras, são trimilenares ou bimilenares. Temos, no mínimo, dois mil anos de diferença. Elas precisam ser analisadas dentro do contexto da época e não apenas literalmente. Não condeno o candidato por errar a passagem. Não tenho dúvidas de que o século XXI será o mais religioso depois do periodo medieval. O problema é o mal-uso que estão fazendo da religião. Os governantes precisam pensar antes de falar — explica Gonzaga.

O presidenciável participou, neste sábado, da formação de catetes na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, a 170 km do Rio de Janeiro.

— A Bíblia é nossa caixa de ferramenta. Quando ela (Marina) disse que eu estava errado em falar em armamento, na Bíblia tem essa passagem.

Marina entrou em confronto com Bolsonaro no debate e o criticou por querer ganhar “no grito” e na “violência”. Mencionou também o episódio em que ele ensina uma criança a imitar um revólver com os dedos.

— Você acha que pode resolver tudo no grito, na violência. Nós somos mães, educamos nosso filhos. Você fica ensinando para os jovens que têm de resolver as coisas na base do grito, Bolsonaro — disse Marina no debate.

— É que naquele tempo (da Bíblia) não tinha arma de fogo, se não com toda certeza seria ponto 50 e fuzil — disse Bolsonaro na manhã deste sábado.

Deixe um comentário