Aplicativo de licitações do Governo do RN será usado por associações e cooperativas

Depois de uma licitação pioneira e bem sucedida de material publicitário para o projeto Governo Cidadão em dezembro de 2019, o aplicativo Sol do RN agora vai ganhar as ruas. É que nos próximos dias associações e fornecedores de todo o RN serão convidados a se cadastrar no aplicativo disponível no sistema Android. Tanto o projeto quanto associações e cooperativas da agricultura familiar vinculadas passarão a realizar suas licitações por meio do app.

Desenvolvido pelo Governo do RN em parceria com o governo da Bahia, com recursos do Banco Mundial, o aplicativo permite abrir licitações e concluir todo o processo online de modo eficiente e competitivo, garantindo mais transparência, agilidade e segurança. Tudo isso graças à tecnologia blockchain – que protege todos os dados e transações contra adulteração, conferindo segurança e transparência a todos os processos.

Com a ferramenta, fornecedores do Brasil inteiro podem se cadastrar, se informar sobre as licitações em andamento, enviar suas propostas e até mesmo assinar contratos. Tudo isso sem precisar estar presente. É a solução para o problema de associações e cooperativas do interior do Estado, que ainda sofrem para encontrar fornecedores nas proximidades. As entidades serão treinadas em março por técnicos do Governo Cidadão para aprender a usar o aplicativo.

A ferramenta foi desenvolvida inicialmente para ser usada pelas associações de agricultura familiar em suas licitações, mas o projeto Governo Cidadão resolveu adotá-la e, a partir de agora, todos os pregões na modalidade shopping do projeto serão realizados pelo Sol.

“Em breve queremos expandir seu uso para outras áreas da administração. Iremos reunir os demais órgãos de Governo e os poderes para apresentar o Sol a todos nas próximas semanas. É uma ferramenta que garante mais transparência e segurança nas aquisições do poder público”, pontua o secretário de Gestão de Metas e Projetos, Fernando Mineiro.

As organizações poderão abrir os processos a partir do preenchimento dos dados e o aplicativo vai permitir o acompanhamento gerencial de todas as etapas, garantindo o melhor preço para a aquisição, priorizando a aplicação dos recursos na economia local e o cumprimento de todos os requisitos legais de forma automatizada e transparente.

Prêmio

O aplicativo foi um dos 30 projetos brasileiros vencedores do prêmio iF Design Award 2020, considerado o Oscar do design mundial. A conquista veio na categoria “design de serviço”, por decisão dos 78 jurados que avaliaram os mais de sete mil projetos inscritos por vários países. O anúncio foi feito no início deste mês, na sede do iF Design, em Hamburgo, na Alemanha.

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *