Preocupado com o setor, primo Habib Chalita, detalha impacto da pandemia no turismo em reunião na Assembleia Legislativa

O impacto da pandemia do novo coronavírus no setor turístico do Estado foi tema da reunião da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das Ações Governamentais para enfrentamento e combate à COVID-19, da Assembleia Legislativa, que contou com a presença do presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), Habib Chalita.  

Durante a reunião realizada nesta segunda-feira, 31, ele disse que, logo no início, quando a pandemia se alastrou pelo RN, os estabelecimentos do setor de alimentação e hospedagem foram imediatamente fechados e interrupção total da oferta dos serviços na maior parte do tempo, por consequência da situação do isolamento. “O setor de alimentação ficou fechado por cinco meses, enquanto o de hospedagem, principalmente a hotelaria, ainda permanece quase sem movimento”, analisou.

Habib informou que “os números do impacto desse fechamento começaram a aparecer. Hoje, devemos ter cerca de 40 mil desempregados no âmbito do setor de alimentação e hospedagem. A grande dificuldade que temos é, ainda, a situação referente às linhas de crédito para que o pequeno e microempreendedor possam reabrir e tocarem os seus negócios. Por isso, é importante que o Estado colabore e apoie fortemente, sob pena de mais desemprego e prejuízos virem a ser contabilizados”.

Chalita afirmou que um grupo de trabalho foi criado entre o governo estadual e o setor produtivo logo quando começou a situação de pandemia. “O Governo precisa usar a verba e estratégias de comunicação para divulgar o RN nas cidades vizinhas, num raio de até 600 quilômetros, de modo a alcançar as pessoas que podem vir ao nosso Estado de carro”, declarou.

Presidente da Comissão, o deputado estadual Kelps Lima, garantiu que vai fazer um requerimento no sentido de que haja o direcionamento da verba de comunicação do Estado para o setor turístico, para abraçar essa especificidade.

A reunião contou, ainda, com as presenças dos deputados Francisco do PT, Getúlio Rego e Tomba Farias

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *