Primando por Natal: Pesquisa aponta ampla vantagem de Álvaro Dias para ganhar no primeiro turno

O Instituto Seta divulgou nova pesquisa para prefeito de Natal (RN). Na estimulada o prefeito Álvaro Dias cresceu mais de 10% em relação a última, chegando hoje a 50% das intenções de votos.

Com esse número, ele projeta uma vitória no primeiro turno. Para vencer no primeiro turno, o candidato a prefeito de Natal tem que ter mais de 50% dos votos válidos, ou seja, os votos depositados nas urnas descontados brancos e nulos ou ter uma quantidade de votos superior a soma dos demais candidatos. Na pesquisa de hoje, ele tem 50% dos totais (que computam indecisos, abstenções, brancos e nulos), o que correspondem a mais de 50% dos votos válidos.

Em segundo, aparece o deputado Kelps Lima com 7,2% das intenções de voto. Ele é seguido pelo senador Jean Paul Prates com 3,8% e pelo delegado Sérgio Leocádio com 3%. Os demais nomes ficaram abaixo da margem de erro amostral. O total de indecisos foi de 22,3%. Brancos e nulos somaram 6,7%.

Para a realização do estudo foram entrevistados, entre os dias 29 e 30 de outubro, 1000 eleitores, um dos maiores números de questionários já aplicados em Natal. Os resultados foram calculados com margem de erro de 3% para mais ou para menos e com intervalo de confiança de 95%, o que quer dizer que se levada em consideração a margem de erro, a pesquisa tem 95% de retratar o cenário eleitoral real da cidade. A pesquisa do instituto Seta foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-01448/2020.

Deixe um comentário