Veja quais são as fases de distribuição da vacina de acordo com plano do governo

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 entregue pelo governo ao Supremo Tribunal Federal, a distribuição da vacina contra a Covid-19 está prevista em três fases, misturada à vacinação contra a influenza, e deve durar quatro meses.

“A distribuição cronológica no decorrer dos meses, inicialmente organizada, alterna semanalmente as vacinas de rotina e as vacinas destinadas aos grupos prioritários específicos das campanhas da vacina covid-19 e influenza, e observa os cronogramas previstos já apresentados pela AstraZeneca”, diz o documento.

Leia mais: Plano Nacional de Imunização: Governo federal pretende vacinar 51 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2021

No primeiro mês da distribuição, ocorrerá a amostragem dos lotes e início da distribuição da vacina.

No segundo mês, começa a distribuição para o grupo prioritário.

No terceiro mês, são contemplados os 40% do grupo prioritário.

Por fim, no quarto mês, a população com comorbidades será contemplada.

Essa logística aplica-se, segundo o Ministério da Saúde, à vacina da Pfizer/AstraZêneca.

“Considerada a introdução da vacina Pfizer, encontra-se em andamento o planejamento da estratégia para utilização desta vacina, tendo em vista o quantitativo de 2 milhões de doses previstas para o primeiro trimestre de 2021, até que o mercado tenha”, afirma o documento.

“Essa vacina, incorpora desafios logísticos ao propor tecnologias diferenciadas aos programas de imunizações do mundo. A plataforma requer condições de armazenamento e transporte à ultrabaixa temperatura (-70°C), enquanto os requisitos de temperatura predominantemente exigidos para as atuais vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aos programas do mundo variam na faixa de +2°C à +8°C.”

CNN Brasil

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *