Um quarto da população mundial não deve ser vacinada até 2022, estima estudo

Cerca de metade todas as doses já compradas de vacinas contra o novo coronavírus foram adquiridas por países de alta renda como os EUA, Japão e Austrália, o que significa que até um quarto da população mundial não poderá ser vacinada até 2022, segundo estimaram pesquisadores em estudo divulgado nesta terça-feira (15).

Os países mais ricos pré-encomendaram cerca de 7,5 bilhões de doses de vacinas contra a Covid-19 – o suficiente para vacinar 3,76 bilhões de pessoas, segundo cálculo da equipe de Anthony So, da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, em Maryland, nos Estados Unidos.

“Pouco mais da metade (51%) dessas doses irá para países de alta renda, que representam 14% da população mundial”, escreveram eles em seu relatório, publicado no periódico médico BMJ.

Na época em que o relatório foi escrito, os EUA respondiam por um quinto de todos os casos globais da Covid-19, mas haviam reservado 800 milhões de doses da vacina. Japão e Austrália foram responsáveis por menos de 1% dos casos, mas tinham opções de 1 bilhão de doses.

Os pesquisadores projetaram que os 13 principais fabricantes de vacinas que trabalham com imunizantes contra o novo coronavírus terão capacidade potencial para produzir cerca de 6 bilhões de doses até o final de 2021.

“Os países de alta renda reservaram pouco mais da metade dessas doses de vacina de 13 fabricantes líderes. Os países de renda baixa e média têm o restante, apesar de representarem mais de 85% da população mundial ”, escreveram.

Há um esforço que está tentando contornar esse problema – o Covax, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a iniciativa global de vacinas Gavi e a Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI). O grupo está tentando aumentar a capacidade de fabricação de 2 bilhões de doses das vacinas.

“As iniciativas da Covax podem desempenhar um papel fundamental ao garantir o acesso às vacinas contra a Covid-19. No entanto, a meta de dois bilhões de doses até o final de 2021 ainda carece de compromissos do mercado e financiamento”, observou a equipe de So.

CNN BRASIL

Deixe um comentário