Bom exemplo para Natal: Inspirada em NY, cidade de SP vai ter 40 pontos com mesas de bares na rua

De acordo com a prefeitura, projeto-piloto implementado em 2020 em quatro ruas do centro deu tão certo que será ampliado para outros locais da cidade

Exame
O projeto experimental da prefeitura de São Paulo que autorizou bares e restaurantes do centro da capital a usarem mesas e calçadas vai expandir para até 40 pontos na cidade. A partir do sábado, 13, a gestão municipal abre uma consulta para saber quais estabelecimentos querem o alvará com a expansão da capacidade. Só depois disso os locais serão definidos, mas pode ser em qualquer bairro.
A ideia é inspirada nas grandes cidade do mundo, como Nova York e Paris, e surgiu em agosto do ano passado. Foi implementada como um teste em quatro ruas. Atualmente 11 estabelecimentos usam o alvará especial. Assim como na época em que foi liberado o uso de ruas e calçadas, o objetivo é aumentar a capacidade dos bares e restaurantes, respeitando o limite atual da quarentena, que é de 40% na cidade que São Paulo.

De acordo com a prefeitura, é permitido ocupar uma faixa do estacionamento na rua de até 2,2 metros, a partir do meio-fio. Também é necessário deixar um espaço na calçada de 1,2 metro para a circulação de pedestres. O alvará especial vai ser concedido por 90 dias e não terá custo.

“O programa foi bem-sucedido. A ideia é fomentar a retomada das atividades de maneira organizada e segura. Depois da consulta serão regulamentadas quais serão essas ruas. Isso deve ocorrer nos próximos dias”, disse César Azevedo, secretário de Urbanismo e Licenciamento da cidade de São Paulo, em entrevista coletiva nesta sexta-feira, 12

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *