Presidente do STJ abre inquérito para investigar a atuação da Lava Jato

stj Presidente do STJ abre inquérito para investigar a atuação da Lava Jato

O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro Humberto Martins, abriu, nesta sexta-feira (19), um inquérito na Corte para apurar, no âmbito criminal, a atuação da Lava Jato.

No ofício, o ministro diz que a Corte vai investigar “suposta tentativa de intimidação e investigação ilegal” de ministros do tribunal, “bem como de violação da independência jurisdicional dos magistrados – hipóteses levantadas após a divulgação de mensagens trocadas entre procuradores ligados à Operação Lava Jato e apreendidas no âmbito da Operação Spoofing”. O inquérito será conduzido por Martins e tramitará em sigilo.

A abertura do inquérito acontece depois de a CNN revelar que um novo pacote de mensagens apreendidas no âmbito da Operação Spoofing mostrava a intenção da força-tarefa de Curitiba de investigar ministros do tribunal.

No dia 5, o presidente do STJ já havia solicitado à Procuradoria-Geral da República (PGR) a apuração na esfera criminal, e ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a apuração no nível administrativo, da conduta dos procuradores.

As mensagens apreendidas no âmbito da Operação Spoofing tiveram o sigilo levantado pelo relator da ação no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski.

CNN Brasil

Deixe um comentário