Julgamento de Lula, janela partidária e mais 5 eventos que vão agitar a próxima semana

Lula

INFORMONEY

SÃO PAULO – Após a renovação do otimismo do mercado nesta semana, a próxima semana começará com os investidores de olho no futuro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que terá seu habeas corpus julgado na quarta-feira (4) e poderá ser preso dependendo do resultado. Ainda na política, o presidente Michel Temer também deve definir o que fará em relação à uma possível candidatura este ano.

STF (Supremo Tribunal Federal) julga o pedido de habeas corpus de Lula, com expectativa de 30 mil manifestantes em Brasília. Na última segunda, o TRF-4 negou o recurso do ex-presidente, que só não foi preso porque há uma liminar do Supremo que evita que ele comece a cumprir sua pena até que o HC seja julgado. Se os ministros negarem o pedido da defesa, o petista poderá ser preso já na próxima semana.

Outro ponto importante no campo político é a definição das filiações e candidaturas. Os políticos têm até o dia 7 de abril para acertarem seus partidos – a chamada janela partidária -, o que deve levar a muitas mudanças nas siglas. Além disso, também deveremos ver as confirmações de saídas de cargos, em especial o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que precisa definir na próxima semana se deixará o cargo para disputar a eleição.

Além disso, o próprio Temer também terá de tomar uma decisão sobre seu futuro. Nesta quinta a Polícia Federal prendeu o advogado José Yunes, ex-assessor do presidente, além de outras pessoas ligadas ao caso dos portos. Estas prisões podem ser uma “pá de cal” na ambição de Temer de
sair candidato, o que eventualmente poderia favorecer a concentração de apoio da base governista no governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, reduzindo a divisão do centro. Isso também pode confirmar Meirelles como candidato pelo MDB, já que ainda existe uma possibilidade de ele ser vice de Temer na disputa eleitoral.