A Prefeitura de Natal já iniciou o período de matriculas para quem deseja garantir uma vaga na rede pública de ensino da capital potiguar. Até o próximo dia 30, estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação poderão garantir suas vagas no sistema da Secretaria Municipal de Educação (SME), pelo endereço eletrônico: www.natal.rn.gov.br/sme/matriculaonline. Para aqueles que não têm acesso ao sistema online, as matrículas podem ser feitas de 8h às 14h, no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), localizado na Av. Coronel Estevam, 3897, no bairro de Nazaré.
A antecipação das matrículas para esse grupo de alunos antecipada tem como objetivo priorizar e garantir a vaga das crianças com deficiência na rede municipal, considerando as especificidades delas. Assim, podem ser organizados os espaços físicos e pedagógicos, garantindo o acesso, a permanência e a aprendizagem destes alunos.
No prazo de 19 até 27 de dezembro, poderão se matricular as crianças da Pré-escola: níveis III e IV. Em janeiro do próximo ano, no dia 21, serão divulgadas as vagas ofertadas para as crianças da Educação Infantil – Creche: Berçário I e II, níveis I e II. O cadastramento das crianças para o sorteio da creche deve ser feito no período de 21 a 24 de janeiro de 2020. Já a solicitação de matrícula dos estudantes novatos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental, deve ser realizada de 13 a 17 de fevereiro.
O sorteio das vagas para a etapa de creche seguirá os seguintes passos: Matrícula no endereço eletrônico indicado (www.natal.rn.gov.br/sme/matriculaonline) com a inserção dos dados e a geração de um número de protocolo no dia 28 de janeiro; No dia 31 de janeiro, o pai ou responsável vai utilizar esse número de protocolo para ter de posse no sorteio, que acontecerá no Cemure, às 10h. É importante a presença dos responsáveis pelas crianças durante o sorteio para legitimar ainda mais o processo. Será utilizado o número da loteria federal como base para o sorteio das vagas da rede municipal para as creches.