O deputado estadual Kelps Lima (SDD) destacou, durante sessão ordinária desta quarta-feira (22), a questão da falta de planejamento, por parte do Governo do Estado, no que se refere à prestação dos serviços públicos e ao manuseio da máquina pública.
“A falta de planejamento traz como frutos as obras inacabadas. A cultura do planejamento precisa ser implementada no Rio Grande do Norte”, disse Kelps Lima.
O parlamentar ressaltou que essa é uma prática comum e citou algumas obras inacabadas ainda do governo anterior, como as do prolongamento da Prudente de Morais e o Pró-Transporte. Diante desse cenário, o deputado protocolou junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa Projeto de Lei que prevê que todas as obras do RN, a partir de 2017, só podem ser licitadas se o projeto executivo de engenharia estiver pronto.
“Muitas obras no estado são licitadas apenas como o projeto base. O projeto executivo é uma colaboração com a cultura de planejamento do Rio Grande do Norte, mas é preciso um período de adaptação. Vamos realizar uma audiência pública para discutir o assunto”, disse o deputado.
De acordo com Kelps, a exigência de um projeto executivo antes da licitação vai implicar em menos reajustes, menos aditivos, menos obras inacabadas e menor prazo de execução das obras.