Chineses da HNA compram 23,7% da Azul de David Neeleman

Consórcio dono da TAP passa a ter, indiretamente, capital chinês.O grupo de aviação chinês HNA anunciou a compra de 23,7% do capital da Azul, a companhia aérea brasileira de David Neeleman, e um dos parceiros da Atlantic Getway, o novo consórcio dono da TAP.

Segundo as informações prestadas pelo grupo, e citadas pela Reuters, o objectivo deste investimento é beneficiar com o crescente número de passageiros que circula entre a China e o Brasil. É a primeira investida do grupo chinês na América Latina.

A Azul é a terceira maior companhia aérea brasileira, e este investimento custou ao grupo cerca de 450 milhões de dólares (423 milhões de euros), num esforço financeiro que lhe dá um lugar no conselho de administração. E que torna a empresa de David Neeleman a companhia aérea mais valiosa do mercado brasileiro. A Azul registou no primeiro semestre deste ano um prejuízo de 53 milhões de euros.

“Este investimento trará importantes benefícios para a Azul em vários aspectos: fortalecimento do caixa, continuidade do plano de renovação de frota, melhoria de produtos e serviços para nossos clientes, além de amortização de dívidas”, disse a empresa em comunicado, nesta terça-feira.

O acordo com o grupo chinês ocorre após a norte-americana United Airlines, do grupo United Continental, ter anunciado em Junho deste ano a compra de 5% da Azul por 100 milhões de dólares.