Turquia derruba avião militar russo perto da fronteira com a Síria

A presidência da Turquia confirmou ter abatido nesta terça-feira (24) um avião militar russo Su-24, que caiu em território sírio perto da fronteira com o país. O governo turco afirma que a aeronave violou seu espaço aéreo e não respondeu a diversas advertências, tendo sido derrubado por um caça F-16. A Otan realizará nesta terça uma reunião de emergência para discutir a questão.

Os dois pilotos conseguiram se ejetar antes da queda. Mas um deles foi morto pelas forças de oposição síria enquanto pousava – vídeos postados na internet mostram imagens que seriam do piloto morto cercado de rebeldes de facções diferentes. O segundo piloto está desaparecido.Os turcomanos, uma minoria síria que fala turco, recebem apoio da Turquia, enquanto os aviões russos respaldam o regime de Assad, o que acrescenta complicações diplomáticas ao incidente.

O Ministério de Defesa da Rússia informou que o avião de guerra abatido era da Força Aérea do país, mas não violou o espaço aéreo turco.

“Durante o voo, o avião permaneceu todo o tempo sobre o território da Síria, como ficou registrado nos radares. O avião voava a 6 mil metros de altitude. Estamos esclarecendo o que ocorreu com os pilotos que, segundo dados preliminares, conseguiram abandonar a aeronave”, informou o ministério.

O Exército turco alegou que o avião foi informado mais de dez vezes durante cinco minutos sobre a violação.

Veja aqui