Arquivo mensais:janeiro 2016

O pau está cantando na eleição dos Estados Unidos

Raramente o início de uma campanha eleitoral foi tão tensa. E poucas vezes os EUA estiveram tão divididos. Bernie Sanders, de um lado, e Donald Trump, do outro lado, são os rostos destes extremos nas primárias de Iowa.

Nos Estados Unidos, quase ninguém sabe direito como é realizado um caucus, qual é a diferença entre as primárias e quais as diferenças entre as regras das prévias dos republicanos e dos democratas. Mas todo americano sabe: são as primárias em Iowa, marcadas para esta segunda-feira (01/02) e New Hampshire, marcadas para 9 de fevereiro, que definem o futuro daqueles que lutam para se tornarem candidatos presidenciais de seus respectivos partidos.

Para alguém que não cresceu com este sistema, é difícil entender por que exatamente Iowa desempenha tal importância mundial – logo este pequeno estado, onde vive apenas 1% da população total dos Estados Unidos, onde há quatro vezes mais porcos que pessoas e onde uma em cada cinco espigas de milho americanas é cultivada. Nele, começa a batalha oficial para a nomeação dos candidatos presidenciais.

Pequenas primárias com grande importância

O significado do papel representado por essas primeiras primárias é uma questão quase filosófica. Será que elas são tão importantes porque tantas vezes anteciparam a tendência geral das batalhas de pré-candidatura? Ou será que são tão importantes porque as decisões das pessoas que participam são tidas como tão importantes que, por conseguinte, determinam a tendência dos próximos meses?

Para os principais candidatos, uma coisa é clara: nesta bizarra corrida presidencial de 2016, aqueles que não pontuarem desde o início dificilmente conseguirão se recuperar mais tarde. Mesmo para um dos favoritos, não ganhar em nenhum dos dois estados pode significar o fim da candidatura.

Nestas primárias, os candidatos devem mostrar que também são realmente elegíveis, que não só são capazes de recolher milhões de dólares e atrair apoios de peso – mas também de ganhar os votos dos eleitores. Têm que mostrar poder não só ganhar pesquisas, mas também as pessoas. Eles têm que mostrar neste grande teatro da mídia que são realmente capazes de cumprir as expectativas que despertaram.

O show de Trump não agrada a todos

Estas expectativas são um pouco diferentes, naturalmente, dependendo do candidato, a começar por Donald Trump. Há mais de meio ano, ele domina a atenção midiática sobre os republicanos. Mesmo com todas as críticas dos comentaristas e apesar de suas apresentações perturbadoras, ele domina as manchetes.

As pesquisas apontam que as pessoas o amam porque ele tem sido capaz de se posicionar como um candidato alternativo independente, como alguém que não é corruptível, no qual as pessoas querem acreditar e, acima de tudo, é um homem que sabe ganhar.

E exatamente isso pode ser a ruína de Trump em Iowa, que é um estado pequeno, muito branco e muito religioso. A maioria da população é de agricultores que creem em Deus e não tanto em piadas grosseiras e presunçosas. É bem possível que eles não gostem muito do show de Trump. E que mesmo Sarah Palin, que o multimilionário nova-iorquino tirou da cartola para ajudá-lo a atrair a classe trabalhadora religiosa, não consiga ajudá-lo na tarefa.

E o que pode acontecer? O que faz alguém que aposta na sua fama de vencedor quando perde? Ele desiste? É bem possível. Seus adversários internos do partido também vão saber explorar isso. Os republicanos tradicionais o odeiam tanto que até mesmo o bilionário e ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg cogita publicamente uma possível candidatura, caso Donald Trump ganhe a nomeação dos republicanos, e Bernie Sanders, a dos democratas.

Os democratas

Sanders é a provocação do outro lado do espectro. Algumas semanas atrás, parecia inconcebível que este desconhecido, autodenominado socialista, pudesse realmente ter uma chance séria contra o Império Clinton, agora com Hillary à frente. Caso as sondagens estejam corretas, parece exatamente isso o que está acontecendo.

O que uma vitória de Sanders em Iowa, numa repetição do que ocorreu com Barack Obama em 2008, significaria para Hillary? O vencedor recebe toda a atenção e a cobertura midiática positiva, enquanto ao perdedor resta a grande questão: será que ele é alguém que tem mesmo capacidade de convencer os eleitores americanos?

Estas dúvidas são um veneno para os doadores da campanha, para os seguidores e, sobretudo, para os indecisos. A história está repleta de exemplos de pessoas que sacrificam suas convicções para estarem do lado do vencedor.

Raramente o início de uma campanha eleitoral foi tão tensa e emocionante. E nunca os Estados Unidos modernos estiveram tão divididos. Bernie Sanders, de um lado, e Donald Trump, do outro lado, são os rostos destes extremos.

Instituto Lula diz que adversários tentam criar escândalo contra ex-presidente

Em nota divulgada hoje (31), o Instituto Lula diz que adversários do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentam criar um escândalo, “a partir de invencionices” no episódio envolvendo a suposta propriedade de um apartamento em um condomínio no Guarujá, litoral paulista.

Na semana passada, o Ministério Público de São Paulo intimou o ex-presidente e a mulher dele, Marisa Letícia, para prestar depoimento como investigados, no dia 17 de fevereiro, sobre um imóvel tríplex, no Condomínio Solaris, no Guarujá. A suspeita do Ministério Público Federal é de que proprietários de apartamentos do condomínio usaram o nome de terceiros para ocultar patrimônio.

O instituto conclui afirmando que fracassaram todas as tentativas de envolver o nome do ex-presidente no processo da Lava Jato, “apesar das expectativas criadas pela imprensa, pela oposição e por alguns agentes públicos partidarizados, ao longo dos últimos dois anos”, que também fracassarão as tentativas de envolver o ex-presidente na suposta venda de medidas provisórias e que a denúncia “restará sepultada nos autos e perante a história”.

Falecido Geraldo Gomes e seus líderes

Eu fico impressionado como políticos utilizam o falecimento de pessoas para gerarem mídia. O ex-prefeito de Currais Novos, Geraldo Gomes é merecedor de todas homenagens e reconhecimentos.

Mas alguns caciques, estão fazendo um verdadeiro palanque eleitoral com seu lamentável falecimento.

Lembro-me, quando passei em Currais Novos na eleição de 2012, na companhia do primo Luiz Cláudio (chope), momento que ele disputou a reeleição para Prefeitura de Curais Novos e sendo derrotado.  Em nosso casual encontro, Geraldo Gomes disse: “Estou completamente abandonado pelos meus líderes nesta eleição”.

Os líderes que ele se referia, são exatamente os mesmos que estão enviando notas de pesar para os blogues.

Rafael Motta será o sucessor de Wilma na presidência do PSB

A guerreira está cansada, Rafael Motta vem logo atrás com sangue novo.

Ficou claro com a entrevista do presidente nacional do PSB concedida ao jornal Tribuna do Norte que o deputado federal Rafael Motta será o novo presidente no RN.

Perguntado se o deputado Rafael Motta não teria tido habilidade em entrar no partido sem comunicar aos deputados e vereadores, o presidente Carlos Siqueira foi taxativo: ” Veja, aí eu acho que tenho que assumir a minha responsabilidade. Pedi ao deputado Rafael Motta para não deslanchar o processo de discussão interna no PSB.”

O fato é que o PSB nacional admitiu claramente um novo processo de discussão, com isso deve prevalecer o interesse do partido em aumentar sua bancada na Câmara dos Deputados.

Valendo esta regra, Rafael Motta vai comandar o partido no RN.

 

Retrato do descaso e desrespeito da gestão do prefeito Carlos Eduardo Alves com o usuário de trasporte público

 

É assim que o prefeito Carlos Eduardo Alves trata os natalenses que utilizam o sistema de transporte público de Natal. As pessoas estão tomando banho de chuvas pela falta de abrigos nas paradas de ônibus.

Os abrigos da avenida Bernardo Vieira estão sucateados e sem cobertura.

Fonte luminosa do chorão

O prefeito recebeu recursos de R$ 12 milhões do Governo Federal para fazer 450 abrigos de passageiros e não fez nenhum. Ele preferiu fazer a fonte luminosa denominada de ‘chorão’, localizado na BR 101 nas imediações do viaduto da Roberto Freire.

Triste realidade de quem utiliza ônibus em Natal. ranada de ônibus na chuva

Confira os ‘espantas votos’ do RN

Um político do RN mandou fazer um levantamento para tomar conhecimento dos nomes de políticos do RN que em vez de somar ao declarar o apoio subindo no palanque levará desgaste e rejeição para à candidatura que ele apoia.

O levantamento não é uma pesquisa, é um relatório feito por um período de 90 dias em Natal e interior do Estado com 174 páginas.

Os nomes citados como desgastantes são na sua maioria aqueles que estiveram envolvidos em escândalos.

Veja os nomes dos políticos ‘espanta votos’.

O candidato na eleição que colocar um desses nomes em seu palanque, estará correndo o risco de ser derrotado.

Henrique Alves investigado pela Polícia Federal e seu apartamento foi alvo de uma busca e apreensão; ex-governadora Wilma de Faria envolvida em vários escândalos.
Os ex-vereadores e vereadores envolvidos na Operação Impacto são motivos de agregar rejeição.
Caso suba em algum palanque ela derrotará o candidato com seu apoio.

 

Envolvido em alguns escândalos como o ‘Saco Preto’ da URBANA e investigações no STF, depois da passagem desastrosa no ABC, Rogério é um ‘espanta votos’, diz o relatório.
Réu nas Operação Pecado Capital e Ativa em Natal, Gilson Moura também é um ‘espanta votos’, e ninguém que ele no palanque.
Prefeito Silveira Júnior, tido como o ‘espanta votos1 de Mossoró tem a maior rejeição do RN.
Apesar de nunca ter sido envolvido em escândalos desempenhando um bom mandato de deputado estadual, Mineiro incorpora a rejeição e desgaste do PT.

 

Mãe não merece feto sem vida, diz juiz sobre aborto em caso de microcefalia

KLEBER NUNES
DE DO RECIFE

Aos 55 anos, 24 deles dedicado à magistratura, Jesseir Coelho de Alcântara, da 1ª Vara Criminal de Goiânia, é contra a descriminalização do aborto, mas defende que mães de fetos diagnosticados com microcefalia e sem chance de sobreviver possam recorrer à Justiça, mesmo com gravidez avançada.

O juiz Jesseir, que já autorizou 14 abortos de anencéfalos
O juiz Jesseir, que já autorizou 14 abortos de anencéfalos

O procedimento é proibido atualmente, embora algumas grávidas que contraíram o vírus da Zika tenham recorrido a ele, mesmo sem a confirmação da microcefalia do feto.

Um grupo de advogados, acadêmicos e ativistas articula uma ação pedindo ao STF (Supremo Tribunal Federal) o direito ao aborto quando há a má-formação. Os casos suspeitos de microcefalia associados ao vírus já chegam a 3.448 no país.

Fonte: Folha de São Paulo

Robinson determina a incorporação de 2000 novos policiais militares

Depois de promover 3000 mil policiais militar e civil e adquirir 450 novas viaturas, o governador Robinson Faria determinou que sua equipe administrativa, viabilize e incorpore mais dois mil homens na Polícia Militar.

Foi feito um levantamento. Serão duas mil vagas para concurso na Policia Militar. Para todos os quadros: soldado, oficial e também na área de saúde, que é muito importante ter o hospital funcionando para dar suporte ao policial militar.

O Governo quer incorporá esee ano, ainda, seja aberto esse concurso.