Arquivo diários:29/12/2016

Pessoas com deficiência “dividirão” cotas com negros, pardos e indígenas

Resultado de imagem para Pessoas com deficiência (PcD)Estadão Conteúdo

Pessoas com deficiência (PcD) vão passar a “dividir” com negros, pardos e indígenas o sistema de cotas que dá acesso aos ensinos médio e superior em instituições federais. A nova lei, sancionada pelo presidente Michel Temer, está publicada na edição desta quinta-feira (29) do Diário Oficial da União.

A norma não prevê aumento do número de vagas reservadas nem “divisão” entre cotas raciais e para PcD. Todos, porém, deverão ter cursado o ensino médio inteiro em escola pública. O texto modifica três artigos da chamada Lei de Cotas, em vigor desde 2012, segundo a qual as instituições federais de ensino devem oferecer, no mínimo, 50% de suas vagas para estudantes de escolas públicas – metade delas obedecendo o critério racial e a outra metade, o de renda (família com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita).

Ministro pernambucano faz convênio do MEC para Pernambuco adotar 36 escolas de tempo integral

O ministro da Educação, Mendonça Filho, participa de evento do Programa de Fomento à implementação da Escola em Tempo Integral, no Recife
O ministro da Educação, Mendonça Filho, participa de evento do Programa de Fomento à implementação da Escola em Tempo Integral, no Recife, beneficiando seu Estado.

Em 2017, 38 escolas estaduais de ensino médio em Pernambuco vão se transformar em instituições de educação em tempo integral. Desse total, 36 estão incluídas no Programa de Fomento à Implementação da Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito hoje (29) pelo governador Paulo Câmara (PSB) e pelo ministro pernambucano Mendonça Filho, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.

Na educação em tempo integral, as aulas das disciplinas regulares são ministradas em um turno e atividades extras – de esporte a reforço escolar – ocorrem na outra parte do dia, totalizando 45 horas semanais. São cerca de 7,8 mil vagas, todas com matrícula já aberta e ano letivo iniciado em 2017. A mudança começa pelo primeiro ano do ensino médio. Aqueles que já estudam no turno regular se formam no regime inicial. Para cada aluno dessas instituições (localizadas em 23 municípios), o Ministério da Educação vai repassar anualmente ao estado R$ 2 mil.

Alckmin veta homenagear pastor com nome na estação de metrô Vila Mariana

Do UOL, em São PauloEstação Vila Mariana do Metrô, na zona sul de São PauloO governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) decidiu, nesta quinta-feira (29), vetar a proposta de alterar o nome da estação de metrô Vila Mariana, da linha 1 (azul), localizada na zona sul da capital paulista, para fazer homenagem a um pastor evangélico, Enéas Tognini.

As razões para o veto serão publicadas no “Diário Oficial do Estado” nesta sexta-feira. O governador ressaltou que a proposta parlamentar contraria a Constituição Estadual e que “a definição da nomenclatura de estações e de pátios de manutenção do metrô seguem conceitos e critérios que consideram referências urbanas preexistentes e a opinião pública”.

O texto com o veto ressalta ainda que “a eventual alteração acarretaria em confusão aos usuários e custos ao Metrô, uma vez que seria necessária a substituição de toda a comunicação visual do sistema e da respectiva estação”.

O deputado estadual André Soares (DEM), que propôs a alteração (encaminhada à Assembleia Legislativa em 9 de dezembro), é filho do pastor neopentecostal Romildo Ribeiro Soares, conhecido na TV como missionário R.R. Soares, onde apresenta um programa.

O Hospital Walfredo Gurgel está virando um ninho de ratos

Imagem relacionada
Foto ilustrariva

Um vídeo feito pro médicos plantonistas do Walfredo Gurgel mostra que o maior hospital de urgência e emergência do RN está tomado pelos ratos.

Qualquer pessoa sabe que os ratos gostam de ambientes sujos e insalubres.

Certamente o risco de infecção hospitalar é grande.. Isso sem falar nos guabirus que estão roendo outras coisas da Secretaria de Saúde.

Confia o vídeo:

EMATER e EMPARN são dois órgãos improdutivos e onerosos aos contribuíntes

IMG_2120Nossa EMATER no governo de Robinson é um órgão paralisado e a EMPARN é outra parasita, todas custando caro ao contribuinte potiguar sem muitos resultados.  Na Paraíba, a Emater-PB, recuperando eficientemente a cultura do algodão, participou nesse mês de dezembro de Seminário Internacional promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO, em Assunção, numa parceria do governo brasileiro, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação –ABC e com o governo do Paraguai.

O evento reuniu em Assunção mais de 100 participantes do Brasil, Argentina, Colômbia, Bolívia, Paraguai, Peru, Equador, Haiti, Benin e Estados Unidos que discutiram a cadeia produtiva do algodão, e como viabilizar uma maior participação da agricultura familiar nesse contexto.

Já no RN o resultados dessas duas empresas são inexpressivos, o nosso Estado não é pioneiro em nada, nem para copiar pesquisas e projetos desenvolvidos em outros estados do Nordeste a EMPARN e EMATER estão servindo.

Vereadores foram ao espeto de Raniere Barbosa na churrascaria mais cara de Natal

O vereador Raniere Barbosa continua torrando dinheiro, ontem para garantir sua eleição para Presidência da Câmara Municipal de Natal bancou um almoço na cara e sofisticada Churrascaria Fogo e Chama.

Um vereador que esteve no convescote que ninguém viu a conta, disse ao soldado Vasco que os vereadores poderiam ficar tranquilos com relação aos ‘espaços’ de caca um na Câmara e Prefeitura, segundo o vereador recentemente eleito, Raniere garantiu que continuará mandando na SEMSUR e vai nomear também o Presidente da URBANA, com isso, todos os vereadores ficaram com seus sacos pretos cheios e iluminados.

Raniere deixa para quem quiser entender  que caso o prefeito Carlos Eduardo Alves crie caso ele vai para Lei de Chico de Brito. 

Forças Armadas querem revisão na carreira com aumento salarial, diz a prima Miriam Leitão

Resultado de imagem para MÍRIAM LEITÃOPOR MÍRIAM LEITÃO

As Forças Armadas aceitaram discutir com o governo uma reforma da previdência para os militares. Mas fecharam questão em um ponto: aceitarão mudanças no sistema de aposentadorias das três forças se o governo concordar com uma revisão na estrutura de carreira. O que, em outras palavras e outros números, representa aumentos salariais.

Recentemente os comandantes militares haviam proposto o reajuste e foi uma briga interna para não conceder. Prevaleceu o argumento de que reajuste numa hora dessas não seria bem visto pela sociedade. Mas agora o assunto voltou a ser discutido no contexto de uma reforma previdenciária que será formatada só para eles. As Forças, como se sabe, não foram incluídas na PEC da Previdência.

Secretário Walber Virgolino (Lampião) elogia atuação do des. Claudio Santos em apoiar sistema prisional do RN

O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Walber Virgolino (no centro da foto, quarto da esquerda para a direita), fez questão de agradecer à administração do desembargador Claudio Santos à frente do Judiciário potiguar. Ele registrou o apoio do Tribunal de Justiça, na gestão do desembargador Claudio Santos, que não mediu esforços para ajudar o sistema penitenciário do Rio Grande em um momento de falta de recursos. As palavras do secretário foram ditas antes e depois da assinatura de convênio entre o TJRN, a Arquidiocese e a Sejuc para inclusão social e apoio religioso a apenados, em solenidade realizada nesta terça-feira (27), na sede do Tribunal.

“O desembargador Claudio é um homem simples e direto, e a administração pública como um todo deve ser assim. Ele mostrou força e coragem, inclusive não pedindo para ninguém ligar para mim, sempre entrando em contato pessoalmente”, fez questão de frisar o secretário de Justiça.

Walber Virgolino lembrou que a postura do presidente do TJRN sempre facilitou as coisas, no sentido de transformar ideias em coisas concretas. Para o secretário, Claudio Santos além de mostrar pragmatismo demonstrou ser um dirigente de Poder “humano e tão sério, tendo ajudado demais a Secretaria de Justiça”, observa o representante do governo estadual.

Em maio, o presidente do TJ anunciou a liberação de R$ 20 milhões para o governo do Estado construir um presídio para 600 presos e mais uma unidade APAC. A proposta foi aprovada no Pleno do Tribunal, tornou-se lei na Assembleia Legislativa e o convênio para a transferência dos recursos foi assinado entre o desembargador Claudio Santos e o governador Robson Faria.

O arcebispo metropolitano, D. Jaime Vieira Rocha, presente à assinatura do termo de cooperação, ratificou as palavras do secretário de Justiça, observando que o presidente do TJRN está de parabéns pela postura que alia sensibilidade com equidade, características essenciais para o exercício da Justiça. “Claudio Santos trabalhou com vistas em dar condições para que a Justiça promova a dignidade humana, feliz de quem exerce cargos públicos com esta sensibilidade”, destaca o representante da Igreja Católica.