Arquivo diários:02/06/2019

Mulher de 100 anos de idade se elege na Alemanha

Lisel Heise cansou de lutar pela reabertura da piscina pública da cidade onde mora e decidiu disputar eleição local

Lisel Heise tem cem anos de idade e conseguiu entrar para o conselho municipal da cidade dela, a pequena Kirchheimbolanden, no sudoeste da Alemanha. Na eleição, que ocorreu no domingo, 26, a idosa se tornou a primeira centenária em uma das cadeiras da administração local.

'Quem quer mudar algo precisa trabalhar'
‘Quem quer mudar algo precisa trabalhar’

Foto: Ralph Orlowski / Reuters

Em abril, o E+ contou a história de Lisel Heise. Ela decidiu se candidatar, após lutar pela reabertura da piscina pública. O local foi fechado em 2011.

“Eu sei, por experiência própria, como ela é importante tanto para o espírito quanto para o corpo”, declarou Lisel para a reportagem da Deutschwelle.

Antes da Segunda Guerra Mundial, o pai de Lisel foi integrante do conselho municipal da cidade. Ele foi preso por quatro semanas depois de criticar a destruição de sinagogas pelo regime nazista.

A alemã espera ser ouvida agora que se tornou integrante da administração, depois de anos sendo ignorada pelas autoridades.

O partido de Lisel conquistou duas cadeiras no conselho, composto por 24 assentos. A idosa recebeu 991 votos. “Quem quer mudar alguma coisa precisa trabalhar por isso”, afirmou. Para ela, promover mudanças políticas e sociais é algo que independe da idade.

Estadão

Bolsonaro deve apresentar até terça PL para mudar CNH

Presidente quer que o motorista só perca a habilitação caso atinge 40 pontos em infrações, o dobro do que a legislação atual prevê
Daniel Weterman

O presidente Jair Bolsonaroprometeu apresentar na próxima segunda-feira, 3, ou na terça-feira, 4, uma proposta que aumenta de cinco para dez anos a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, ele quer que o motorista só perca a habilitação caso atinge 40 pontos em infrações, o dobro do que a legislação atual prevê.

Bolsonaro relatou neste sábado, 1º, que conversou com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre a possibilidade de conduzir o tema por medida provisória ou projeto de lei. Ouviu do parlamentar que seria melhor por projeto de lei. “Estou de boa com o Rodrigo, sem problema nenhum. Segunda ou terça, a gente entra com o projeto”, declarou. “Se a Câmara quiser alterar (os 40 pontos), eles alteram”, acrescentou. Essa foi uma das propostas de campanha de Bolsonaro.

Proposta é dobrar a validade da CNH, de 5 para 10 anos, e número de pontos máximo, de 20 para 40.
Proposta é dobrar a validade da CNH, de 5 para 10 anos, e número de pontos máximo, de 20 para 40.

Foto: Divulgação / Estadão Conteúdo

No exterior. Países como Itália, em 2003, e Alemanha, em 2014, mudaram sistemas para um modelo de pontos mais restritivo, com pena de cassação do documento para quem ultrapassar o limite. O congresso paraguaio atualmente discute a implementação de um sistema de 20 pontos como forma de punir de forma mais rigorosa infratores.

Na Itália, o condutor começa a dirigir com 20 pontos, que vão sendo descontados em caso de infrações. Se o motorista passar dois anos sem autuações, o governo concede mais dois pontos pelo bom comportamento, até o limite total de 30. Na Alemanha, o limite é de 8 pontos.

O sistema de pontos é presente em todo o mundo, com variações. Na maior parte da Austrália, é de 12 pontos. Na Dinamarca, o limite é 3, e na maior parte do Canadá, de 15. As pontuações variam de acordo com a gravidade da infração e não são uniformes nesses locais.

Neymar é acusado de estuprar mulher em Paris

Atacante da seleção brasileira e do PSG teria cometido o crime no dia 15 de maio, em um hotel de luxo na capital francesa
Marcio Dolzan e Paulo Favero

Uma mulher, que teve sua identidade preservada, registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) acusando o jogador Neymar, do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira, de ter cometido estupro. O crime teria acontecido em Paris, na França, em 15 de maio, às 20h20, em um hotel de luxo .

Neymar em jogo pelo Paris Saint Germain
Neymar em jogo pelo Paris Saint Germain

Foto: Stephane Mahe / Reuters

No documento, a vítima relata que conheceu o jogador pelo Instagram e, após trocas de mensagens, foi convidada por Neymar para ir até Paris para um encontro. Um assessor do atacante, que a moça chamou de “Gallo”, entrou em contato e passou os dados da passagem aérea e de hospedagem em Paris.

A mulher deixou a França no dia 17 de maio e explicou que, por estar abalada emocionalmente, não quis registrar o B.O. em outro país e optou por fazer em São Paulo, onde vive. O documento foi registrado na 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, em Santo Amaro, e um inquérito foi aberto pela delegada Juliana Lopes Bussacos.

A Secretaria de Segurança Pública, através de sua assessoria de imprensa, resumiu a situação e não forneceu maiores detalhes. “Houve uma denúncia registrada pela vítima na 6ªDDM. O inquérito policial segue em sigilo”, explicou em nota.

Procurada, a assessoria de imprensa do jogador afirmou que não tinha conhecimento do caso e por isso não tinha como comentar. Neste sábado, Neymar treinou com a seleção pela manhã e deixou Teresópolis em seu helicóptero, já que todo grupo recebeu folga. Ele deverá se reapresentar com o restante do grupo no início da tarde de domingo.

O jogador está com a seleção desde o sábado, 25 de maio. Ele se apresentou ao grupo três dias antes do esperado após conseguir liberação do PSG. A saída antecipada pegou o treinador da equipe francesa Thomas Tuchel de surpresa.

Em Teresópolis, o jogador teve uma semana de altos e baixos. Neymar acusou dores no joelho esquerdo em treino na terça-feira e treinou apenas na academia durante dois dias. Ele retomou as atividades nominalmente na sexta.