Do Blog do Xerife
A Focos fez uma pesquisa que apontou diversos cenários no município de Parnamirim (RN). A pesquisa foi realizada nos dias 21, 22 e 23 de setembro com setecentos e doze entrevistas, margem de erro de 3%, para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. Eis o resultado:
A questão referente a maior liderança de Parnamirim apontou o ex-prefeito do município, falecido, Agnelo Alves, com 24,7%, o atual prefeito, coronel Taveira, com 10,0% e o ex-prefeito Maurício Marques com 9,4%. O tabelião Airene Paiva foi citado com 6,7%.
A aprovação da atual administração do município, coronel Taveira, foi de 28,1%. A desaprovação, bem maior, alcançou 44,8% e os indecisos, 27,1%.
O cenário eleitoral espontâneo aponta para a liderança do prefeito, coronel Taveira, com 8,6%. Seguem-se ao atual prefeito os nomes do ex-deputado Carlos Augusto Maia com 5,5%, Maurício Marques com 4,2%, Airene Paiva 2,8% e Ricardo Gurgel com 2,7%, dentre os mais lembrados. Indecisos somaram 56,6% e brancos e nulos 14%.
A rejeição espontânea foi medida também. Sem que nenhum nome fosse estimulado, a maior rejeição aponta o atual prefeito, coronel Taveira, com 13,3%. Em seguida, aparecem pela ordem, os nomes do ex-prefeito Maurício Marques com 8,3%, de Airene Paiva com 3,9%, do professor Iran Padilha com 3,1%, Carlos Augusto Maia com 2,5%, Professora Nilda com 2,4% e do ex-vereador Ricardo Gurgel com 2,1%, dentre os mais rejeitados. 6,5% rejeitam todos os candidatos e 51,8%, não apresentam rejeição a nenhum nome.
A questão estimulada com 11 nomes mostrou um quadro interessante em Parnamirim. O nome que obteve a maior intenção de voto para prefeito foi o do atual, coronel Taveira, com 11,8%. O ex-prefeito Maurício Marques aparece em empate técnico na segunda posição, com 9,1%. O terceiro lugar na intenção de voto dos parnamirinenses foi o de Abidene com 5,5%, Ricardo Gurgel com 4,5% e Airene Paiva, com 4,5%.
Do Blog do Primo
O Instituto Focos foi contratado por um grupo de pessoas interessadas da política de Parnamirim para fazer uma pesquisa isenta.
Dentre os financiadores estão pessoas ligadas à oposição, independentes e amigos aliados do prefeito Taveira que recebeu uma cópia integral dos relatórios da pesquisa.
Na próxima contratação da Focos, o grupo vai convidar o prefeito Taveira para colaborar com o pagamento de uma cota, disse um dos patrocinadores.