Arquivo diários:13/06/2020

Fábio Faria apresenta sua assessoria potiguar ao Presidente Bolsonaro

Família Abravanel e SBT fechados com Bolsonaro

O ministro Fábio Faria das Comunicações já apresentou ao Gabinete Civil da Presidência da República seus escolhidos do RN para ocupar cargos de confiança no recém recriado Ministério das Comunicações.

Os nomes apresentados à Presidência da República que serão analisados pela ABIN são da competente Estela Dantas, o publicitário Jenner Tinoco e do blogueiro Bruno Geovanni. Caso os nomes sejam aprovados ficam liberados para serem  nomeados.

Auxílio emergencial: Caixa divulga calendário para novos aprovados

A Caixa anunciou neste sábado (13) que pagará o auxílio emergencial para 4,9 milhões de novos cadastrados a partir da próxima semana. O repasse de valores relativos ao benefício vai movimentar mais de R$ 3,2 bilhões.

Por terem sido admitidos no programa recentemente, esse grupo receberá somente a primeira parcela do benefício. Pelo agendamento divulgado pelo banco, o crédito será feito na conta desses brasileiros na próxima terça-feira (16) e quarta-feira (17).

Na terça-feira, a previsão é o recebimento por aqueles nascidos entre janeiro e junho. Já na quarta-feira será a vez das pessoas com data de nascimento entre julho e dezembro. Os beneficiários poderão movimentar digitalmente os recursos utilizando o aplicativo Caixa Tem, que permite transações e pagamentos com QR Code.

Já o saque em dinheiro deverá seguir calendário próprio, iniciando em julho e variando a cada dia de acordo com a data de nascimento. Veja o calendário:

  • Nascidos em janeiro: 6 de julho;
  • Nascidos em fevereiro: 7 de julho;
  • Nascidos em março: 8 de julho;
  • Nascidos em abril: 9 de julho;
  • Nascidos em maio: 10 de julho;
  • Nascidos em junho: 11 de julho;
  • Nascidos em julho: 13 de julho;
  • Nascidos em agosto: 14 de julho;
  • Nascidos em setembro: 15 de julho;
  • Nascidos em outubro: 16 de julho;
  • Nascidos em novembro: 17 de julho;
  • Nascidos em dezembro: 18 de julho.

Segundo a Caixa, a definição de datas específicas de acordo com o calendário fixado pelo Ministério da Cidadania foi adotada para evitar aglomerações nas unidades de atendimento. No início do pagamento do auxílio, foram registradas longas filas em agências da Caixa em diferentes cidades do país.

As datas para o recebimento da segunda parcela ainda não foram divulgadas pelo Ministério da Cidadania e serão informadas posteriormente pelo órgão.

**Com informações da Agência Brasil

Estudo mostra aumento de 53% de brasileiros com anticorpos de Covid-19

1.900 profissionais da saúde no RN testaram positivo para Covid-19

O RN tem 1.900 profissionais da saúde confirmados com Coronavírus na rede pública de saúde. É um dado preocupante. Em torno de 10 mil exames foram feitos e20% acusaram.

Estudo mostra aumento de 53% de brasileiros com anticorpos de Covid-19

A segunda fase do EPICOVID19-BR, estudo coordenado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas, indicou aumento de53% da população brasileira com anticorpos do novo coronavírus.

A pesquisa foi realizada entre os dias 04 e 07 de junho em 133 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil, e os pesquisadores concluíram 31.165 entrevistas e testes para o coronavírus. Em 120 cidades, incluindo 26 das 27 capitais (com exceção de Curitiba), foi possível testar pelo menos 200 pessoas, todas selecionadas por sorteio.

Na fase 1 da pesquisa, realizada entre os dias 14 e 21 de maio, foram entrevistadas e testadas 25.025 pessoas, sendo que em 90 cidades foi possível testar 200 ou mais participantes.

Levando em consideração 83 municípios em que foram entrevistados e testados 200 ou mais indivíduos nas duas fases da pesquisa, foi possível observar um aumento de 50% na produção de anticorpos. Nessas cidades, a proporção aumentou de 1,7% na fase 1 para 2,6% na fase 2 (podendo variar de 1,5% a 1,8% na fase 1 e de 2,4% a 2,8% na fase 2, segundo a margem de erro da pesquisa).

Os pesquisadores afirmaram que os resultados são inéditos em estudos similares, e o crescimento de 53% foi “estatisticamente significativo”. Na Espanha, por exemplo, um estudo semelhante indicou aumento de apenas 4% entre as duas etapas da pesquisa.

“Esse avanço metodológico talvez seja o grande destaque da segunda fase da pesquisa. Com um maior número de entrevistas realizadas e de cidades incluídas nas análises, aumenta a nossa capacidade, enquanto epidemiologistas, de interpretar os dados sobre coronavírus no Brasil”, disse Pedro Curi Hallal, coordenador geral do estudo.

A proporção estimada de pessoas com anticorpos nas 120 cidades que alcançaram 200 ou mais entrevistas na fase 2 foi de 2,8%, podendo variar de 2,6% para 3,0%. O total destes municípios corresponde a 32,7% da população brasileira, totalizando 68,6 milhões de pessoas, entre as quais, 1,9 milhão (margem de erro de 1,7 a 2,1 milhões) estão ou já estiveram infectadas. Vale ressaltar que os dados já levam em consideração a taxa de falsos positivos e falsos negativos do teste rápido utilizado.

Os pesquisadores atentam para o fato de que os resultados não devem ser extrapolados para todo o país nem usados para estimar o número absoluto de casos no Brasil, pois eles são provenientes de cidades populosas, com circulação intensa de pessoas e que concentram serviços de saúde. O número deve variar em cidades pequenas e áreas rurais. No entanto, a pesquisa mostra que o número de pessoas com anticorpos no país já está na casa dos milhões.

O recorte da pesquisa selecionou a cidade mais populosa de cada uma das 133 sub-regiões (ou regiões intermediárias) nas quais o IBGE divide o país. Ou seja, elas equivalem aos 133 maiores centros urbanos do Brasil e, por esse motivo, os resultados não podem ser extrapolados para todo o país, pois a dinâmica da pandemia pode variar entre municípios pequenos e áreas rurais. No entanto, o estudo mostra que o número de brasileiros com anticorpos já está na casa dos milhões.

Diferença por regiões

O estudo mostrou disparidade entre as regiões do Brasil. As 15 cidades com maiores prevalências de pessoas com anticorpos incluem 12 da região Norte e 3 do Nordeste (Imperatriz, Fortaleza e Maceió). No Sul, nenhuma cidade apresentou prevalência superior a 0,5%, enquanto na região Centro-Oeste apenas três cidades superaram a marca (Brasília, Cuiabá e Luziânia). Segundo os pesquisadores, o resultado confirmou que a Região Norte tem o cenário epidemiológico mais preocupante do país, algo já constatado na primeira fase da pesquisa.

As capitais brasileiras também apresentaram diferenças marcantes. Em Boa Vista, capital de Roraima, a proporção de pessoas que têm ou já teve coronavírus foi estimada em 25%, o que significa que um em cada quatro habitantes da cidade está ou já esteve infectado. Entre 26 das 27 capitais, somente seis apresentaram taxas superiores a 10%. São elas Boa Vista (RR), Belém (PA), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Manaus (AM) e Maceió (AL). Já entre as 10 com percentuais mais altos da população com anticorpos, 4 são da Região Norte, 5 são da região Nordeste e 1 da região Sudeste.

No Rio de Janeiro, segunda cidade mais populosa do Brasil, com 6,7 milhões de habitantes, 7,5% da população possui anticorpos, segundo dados da segunda fase do estudo. Isso indica que cerca de 503 mil pessoas têm ou já tiveram o coronavírus no município.

CNN Brasil

 

Rússia anuncia produção de vacina contra coronavírus para setembro


O governo russo anunciou neste sábado (13) que, em setembro, começará a produzir, em grandes quantidades, uma vacina contra o novo Coronavírus, que já infectou mais de meio milhão de pessoas no país.

Os testes clínicos serão realizados em julho, o registro nas agências federais será feito em agosto e a produção começará em setembro, disse Tatiana Gólikova, vice-primeira-ministra russa, em entrevista coletiva.

O Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamalei, que recebeu o nome de um famoso virologista russo soviético e trabalha em cooperação com o Ministério da Defesa, será o responsável pela fabricação.

Até agora, o Ministério da Defesa do país informou que 50 soldados – 45 homens e 5 mulheres – se ofereceram para participar dos ensaios clínicos do Centro de Pesquisa Científica.

O governo russo informou que dez centros científicos no país estão atualmente trabalhando no desenvolvimento de vacinas e medicamentos para combater a doença infecciosa, incluindo a Universidade Estatal de Moscou.

Empresa de energia solar com tecnologia 100% Europeia quer investir no Seridó

Nesta sexta-feira (12) foi dado mais um passo para a concretização de uma usina solar no Rio Grande do Norte, com tecnologia 100% Europeia e investidores estrangeiros. Na reunião em Natal (RN) estiveram presentes empresas consumidoras, que firmaram sua posição na importância da solução de qualidade da Tecfasa Brasil no setor energético, indo ao encontro de suas necessidades, economizando mais a partir do primeiro ano, tornando suas empresas mais competitivas neste mercado globalizado.

“O produto europeu Open Renewables traz experiência de 25 anos com tecnologia de ponta dos maiores laboratórios do setor. A confiabilidade, segurança e eficiência é forte aliado ao produto construído sobre rígidas normas europeias de qualidade e produção, sendo um grande diferencial do que se encontra no nosso mercado Brasileiro”, frisou o tecnólogo Fernando Araújo, Diretor da Tecfasa Brasil, distribuidor de linha fotovoltaica produzida 100% Européia.

Com aumento do Dólar e custo da energia elétrica no Brasil, torna importante soluções para a geração energia. A Tecfasa Brasil, que apresenta soluções residências, comerciais, industrias e agronegócios na geração de energia fotovoltaica, mostrou interesse na região Seridó, onde fará neste sábado (13) uma visita técnica nos municípios de Parelhas, Caicó e Ouro Branco. O sistema que promete uma economia de até 95% na conta de luz está ganhando cada vez mais espaço no Brasil.

E no Brasil, o recurso solar é bem mais difuso e capitalizado do que o vento. O mapa de potencial solar do RN aponta regiões como o Seridó e o Alto Oeste Potiguar como áreas de insolação máxima. “Por meio de fontes limpas e renováveis, os sistemas fotovoltaicos equilibrarão os custos de energia, o que proporcionará um maior retorno do investimento”, explicou Fernando Araújo. A empresa oferece garantia de 25 anos e garante que o custo dos equipamentos é compensado em 5 anos.

Assaltantes roubam respirador, cilindro e desfibrilador de ambulância em SP

Foto: reprodução/ilustrativa

Dois assaltantes roubaram respirador, cilindro de oxigênio e um desfibrilador de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na noite desta sexta-feira (12) na Zona Norte de São Paulo.

Inicialmente, os dois homens sequestraram um motorista e uma ambulância e disseram, segundo a polícia, que queriam sequestrar um médico para tratar de um outro parceiro que teria sido baleado.

O grupo foi parar em um posto do Samu na Avenida Voluntários da Pátria. Lá, não localizaram o médio de plantão e decidiram levar outra ambulância e o motorista.

O veículo e o motorista foram deixados na Casa Verde, mas os dois homens levaram os equipamentos médicos.

G1

PM prende cerca de 50 pessoas por descumprir Decreto contra COVID-19 na praia de Santa Rita, em Extremoz

Na madrugada desse sábado (13), policiais militares do 4° Batalhão de Polícia Militar realizaram uma operação na Praia de Santa Rita, litoral norte do Estado, que culminou com a prisão de cerca de 50 pessoas por descumprimento aos termos dos Decretos Estaduais que combate o Coronavírus no Rio Grande do Norte.

Os militares de serviço ordinário do 4° BPM, comandados pelo Oficial de Operações Fox-7, Subtenente PM Linhares, receberam a informação que estava havendo aglomeração de pessoas na rua da Espada, localizada na Praia de Santa Rita, em Extremoz.

No local, os policiais constataram a veracidade da informação, constatando a presença de cerca de 100 pessoas que descumpriam determinação do poder público estadual que visa impedir a propagação do novo Coronavírus no Estado.

Ao perceberem a ação da Polícia Militar, algumas pessoas ainda conseguiram empreender fuga, tendo sido detidas cerca de 50 pessoas, entre homens e mulheres que estavam no local.

Com a constatação do ilícito penal de infringir determinação do poder público destinada a impedir a propagação de doença contagiosa, os policiais conduziram os infratores à Delegacia de Polícia Civil para prestar depoimentos e realização dos procedimentos legais, com a confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência do crime tipificado no art. 268 do Código Penal, o qual estabelece a detenção de um mês a um ano, e multa.