Arquivo diários:17/06/2020

OMS suspende em definitivo os testes com hidroxicloroquina

Entidade anunciou nesta quarta-feira, 17, a decisão de interromper os ensaios clínicos com a droga no projeto Solidariedade
Guilherme Bianchini

O comando da Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira, 17, a interrupção do braço de seu estudo que utiliza a hidroxicloroquina em pacientes graves da covid-19. A decisão é anunciada após nesta semana o Reino Unido informar que faria o mesmo, por não ver resultado positivo no medicamento, e também depois que a agência de controle de medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) revogou a autorização para o uso emergencial da cloroquina e da hidroxicloroquina para pacientes com o novo coronavírus.
A OMS havia chegado a interromper seus estudos com hidroxicloroquina anteriormente, mas voltou a realizá-los por mais alguns dias

A OMS havia chegado a interromper seus estudos com hidroxicloroquina anteriormente, mas voltou a realizá-los por mais alguns dias .
Agora, a entidade diz que fez uma revisão sistemática da evidência disponível, reviu os resultados específicos de seu próprio estudo e informou que, diante das evidências disponíveis houve a decisão de interromper os testes com a hidroxicloroquina.

Agora, a entidade diz que fez uma revisão sistemática da evidência disponível, reviu os resultados específicos de seu próprio estudo e informou que, diante das evidências disponíveis houve a decisão de interromper os testes com a hidroxicloroquina.

O anúncio da mudança foi feito por Ana Maria Henao Restrepo, líder de equipe para Implementação de Pesquisas da OMS, e causou várias dúvidas na entrevista coletiva. Em três momentos diferentes, o comando da entidade foi questionado sobre o que de fato estava sendo dito.

Em suas respostas, Henao Restrepo esclareceu que “aparentemente, não houve benefício no uso da hidroxicloroquina” no ensaio clínico Solidariedade, da OMS, como já havia sido registrado no estudo britânico.

O medicamento tampouco levou a uma redução nas hospitalizações nem na mortalidade pela covid-19, explicou.

A autoridade médica disse ainda, porém, que a atualização anunciada nesta quarta-feira “não representa uma recomendação política da OMS”, já que esse tipo de diretriz passa por outros canais na entidade.

Henao Restrepo afirmou ainda que a decisão das autoridades médicas envolvidas no ensaio clínico Solidariedade se resume ao próprio estudo, sem entrar no mérito, por exemplo, de supostos benefícios no uso profilático da hidroxicloroquina em pacientes expostos à covid-19.

Bahia denuncia invasão de deputado a hospital de covid-19

Deputado estadual Capitão Alden (PSL) confirma ‘visita surpresa’ para vistoriar condições e diz que fará o mesmo em outros dez hospitais. Secretaria da Saúde proíbe visitas às unidades
Fernanda Santana

O deputado estadual Capitão Alden (PSL) tentou invadir, na manhã desta quarta-feira, 17, leitos do Hospital Riverside, em Lauro de Freitas, na Grande Salvador, onde estão internados pacientes com covid-19. O caso foi denunciado pela Secretaria de Saúde da Bahia. O parlamentar confirmou a “visita surpresa”, disse que tinha intenção de vistoriar as condições na unidade — da ocupação à quantidade de equipamentos — e afirmou que fará o mesmo em outros dez hospitais. A invasão, no entanto, ele nega.
O parlamentar chegou ao hospital, com 110 leitos, acompanhado de um segurança e um cinegrafista, por volta das 9h30. No hall de entrada, funcionários impediram que ele fosse até os leitos. Quando estiveram na unidade hospitalar, porém, o segurança do parlamentar posicionou-se na porta de um dos quartos, onde estava uma paciente nua, enquanto tomava banho no leito, conforme a secretaria. A Polícia Militar foi acionada, após o deputado ameaçar dar voz de prisão a profissionais do hospital. Um boletim de ocorrência foi aberto.

O deputado, que visitou o Hospital Arena Fonte Nova, em Salvador, antes da inauguração, no dia 25 de maio, chegou a dizer que Villas Boas concordou com as novas visitas. “Não permitimos visitas às unidades Covid-19, nem de familiares”, negou a Sesab, por meio de nota. O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu que Ministérios Públicos Estaduais investiguem casos de invasões a hospitais e ofensas a profissionais de saúde.

Fábio Faria fez discurso otimista


Em seu discurso de posse, Fábio Faria adota tom conciliador entre os Poderes.

Começou com uma extensa lista de agradecimentos, chamando Rodrigo Maia de “amigo de mais de 14 anos”, Davi Alcolumbre de “irmão” e se disse “honrado” com a presença de Dias Toffoli, Bruno Dantas e João Otávio de Noronha.

“Vivemos hoje dias turbulentos, com uma pandemia sem precedentes. O novo Coronavírus surpreendeu o mundo, e mudou nossas vidas. Impactou fortemente a economia do mundo, e afetou o nosso Brasil, que já se recuperava, ministro Paulo Guedes, pelas medidas adotadas pelo atual governo e apoio do Congresso Nacional.”


Fonte: Blog do Xerife

OMS vê “sinais de estabilização”, mas diz que epidemia ainda é “severa” no Brasil

O diretor-executivo do programa de emergências da OMS, Michael Ryan, disse hoje que, apesar de haver alguns “sinais de estabilização”, a epidemia de Covid-19no Brasil ainda é muito grave.

“Os dados caminham para alguns sinais de estabilização, mas a doença pode voltar a crescer, como já vimos em outros países. A hora é de reforçar as medidas de isolamento social, de higiene, evitar aglomerações e dar especial atenção às minorias e às comunidades mais pobres”, afirmou Ryan.

“A epidemia ainda é severa no Brasil. Os profissionais de saúde estão trabalhando sob forte pressão para lidar com o número de casos que atendem diariamente. […] Mas certamente o aumento [de casos] não é tão exponencial como era anteriormente. Existem alguns sinais de que a situação está se estabilizando.”

Presidente do PSL de RN quer expulsar General Girão do partido

O presidente do PSL do Rio Grande do Norte (RN), Daniel Sampaio, afirmou hoje que vai entrar com um pedido de expulsão do deputado General Girão do partido.

Bolsonarista, Girão foi suspenso pelo diretório nacional em novembro de 2019, por apoiar a criação da Aliança pelo Brasil.

Em nota, Sampaio também disse que Girão “não está autorizado” a fazer tratativas em nomes do PSL sobre as eleições municipais deste ano.

O Antagonista

Idema emite Licença Ambiental para Porto de Natal

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema emitiu, nesta quarta-feira (17), a Licença de Regularização de Operação (LRO) para o Porto de Natal, sob competência da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN). No último ano, a atual gestão do Idema uniu esforços para tratar das análises técnicas, buscando a regularização ambiental do empreendimento tão relevante para o Rio Grande do Norte.

O processo foi formado em 2011 e, ao longo dos anos, vários estudos e documentos foram protocolados, bem como foram realizadas análises técnicas e solicitações para complementação dos estudos com o objetivo de viabilizar a emissão da licença.

Para o Diretor-Presidente da CODERN, Elis TreidlerÖberg, a conquista é muito importante. “Há nove anos tramitava esse processo, agora concretizado. É fruto de uma união de esforços da Companhia com o Idema, e reforça o olhar da CODERN para o desenvolvimento sustentável. Esse licenciamento ambiental vai nos proporcionar mais segurança para atrair novos clientes”, afirma o Diretor.

O Porto de Natal tem uma grande relevância para o Estado por ser a infraestrutura de maior movimentação de cargas para exportação e importação do RN, referência para o mercado da fruticultura.

As equipes do Idema e da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), trabalharam com esforço conjunto para resolver todas as pendências que ainda restavam para a viabilidade ambiental do empreendimento, levando em consideração todas as melhorias que o Porto adotou até hoje, projetos e iniciativas que serão adotadas por força da própria licença que possui as condicionantes a serem observadas pelo Porto.

De acordo com o diretor do Idema, Leon Aguiar, o órgão realizou todo um esforço durante o ano de 2019 e início de 2020 para poder concluir o processo. “O Porto de Natal é um projeto estratégico para todo o Rio Grande do Norte, e nós possuímos uma equipe técnica bastante competente para analisar os estudos que foram determinantes para a emissão da licença ambiental”, relata o diretor.

Medida Provisória que altera regras trabalhistas durante a pandemia é aprovada na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados concluiu, nesta quarta-feira (17), a análise da medida provisória que altera regras trabalhistas durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Entre as medidas estão a previsão de adoção do teletrabalho, a antecipação de férias e de feriados e a concessão de férias coletivas. A matéria segue para o Senado.

A MP 927/20 prevê que acordo individual entre o empregado ou empregador deve se sobrepor sobre leis e acordos coletivos, respeitados os limites estabelecidos na Constituição. O texto estabelece ainda que o empregador poderá optar, caso queira, celebrar acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho com o sindicato da categoria profissional para adotar as medidas.

O único destaque aprovado pelos parlamentares prevê que quando houver paralisação total ou parcial das atividades da empresa por determinação do poder público, ficará suspenso o cumprimento de acordos trabalhistas em andamento.

Teletrabalho

No caso do teletrabalho, serviço realizado preponderante ou totalmente fora das dependências do empregador, a MP define que fica a critério do empregador a alteração do regime presencial para o de teletrabalho, trabalho remoto ou outro tipo de trabalho à distância.

“O tempo de uso de equipamentos tecnológicos e de infraestrutura necessária, assim como de softwares, ferramentas digitais ou aplicações de internet utilizadas para o teletrabalho fora da jornada de trabalho normal do empregado não constitui tempo à disposição, regime de prontidão ou de sobreaviso, exceto se houver previsão em acordo individual ou em acordo ou convenção coletiva de trabalho”, define a MP.

O empregador também poderá determinar o retorno ao regime de trabalho presencial, independentemente da existência de acordos individuais ou coletivos, dispensado o registro prévio da alteração no contrato individual de trabalho.

Férias

A MP permite o desconto de férias antecipadas e usufruídas das verbas rescisórias no caso de pedido de demissão, se o período de aquisição não tiver sido cumprido pelo trabalhador.

O texto também prevê a possibilidade de estabelecer um regime especial de compensação de jornada por meio de banco de horas quando houver a interrupção das atividades do empregador. A compensação poderá se dar no prazo de 18 meses, a contar da data de encerramento do estado de calamidade pública.

A compensação das horas acumuladas em banco de horas também poderá ser feita nos fins de semana, seguindo-se as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), condicionada à autorização da autoridade trabalhista.

FGTS

A MP suspende a exigência do depósito no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelos empregadores em relação aos meses de março, abril e maio de 2020. Segundo o texto, o empregador poderá parcelar o recolhimento em até seis parcelas mensais, a partir de julho de 2020, sem a incidência de atualização monetária, multa e demais encargos.

O governo defende a medida argumentando que vai preservar os empregos durante o período de pandemia, mas a oposição se manifestou contra, porque entende que retira direitos dos trabalhadores.

Agência Brasil

O Rato Ratinho e o Barbudinho Capeta

Parece com quem?

O prefeito de Natal Álvaro Dias tem resistido sou  roedores da política e do comércio em suas insistentes tentativa de tirarem desonestamente vantagens da Prefeitura de Natal neste período de pandemia quando está vigorando o Decreto de Calamidade Pública permitindo compras e contratos sem licitações.
Um grupo mafioso comandado de Brasília por Rato Ratinho e seu preposto infiltrado na administração denominado de Barbudinho Capeta já fizeram de tudo para saquear os cofres da municipalidade. A dupla perigosa, comandada por Rato Ratinho, conhecida desde da gestão da Borboleta Micarla, quanto inventaram um contrato com a empresa Marca que rendeu 15 de prisão para ex-prefeita, fez de tudo para derrubar o competente e honesto secretar de Saúde George Antunes, mas, Álvaro expediente e cabreiro deu um canto de carroceria no Rato Ratinho e o Barbudinho Capeta esta sob total observação. O Barbudinho Capeta já foi identificado como um infiltrado para gerar intriga e discórdia na equipe de Álvaro, o que é especialidade do Rato Ratinho baseado na Explanada dos Ministério em Brasília..

A ratoeira para pegar o perigoso Rato Ratinho já está montada na Rua Dr. Lauro Pinto em Natal. Ele foi tirar onda com o soldado Vasco, agora vai se dar mal..

Um fato tem que ser levado em consideração, nesta pandemia a gestão do prefeito Álvaro Dias tem passado incólume sendo exemplo de probidade e boa aplicação dos recursos públicos, sobretudo na Secretaria de Saúde.