Arquivo diários:26/02/2021

“Como pode um líder desdenhar da máscara?”: Doria lembra um ano do primeiro caso e critica Bolsonaro


Anita Efraim
O governador de São Paulo, João Doria(PSDB), criticou o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a condução da pandemia do coronavírus. Nesta sexta-feira, 26, completa-se um ano desde que o ministério da Saúde anunciou o primeiro caso de covid-19 no Brasil.

Doria começou a coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes parabenizando o centro de contingência, criado assim que o primeiro caso foi identificado. O paciente chegou da Itália ao estado de São Paulo. O tucano, então, criticou a atuação de Bolsonaro “O que fez o governo federal que, até hoje, não criou um centro de contingência para falar sobre essa crise?”, questionou.

“Não foi uma gripezinha. Que ainda não acabou e está se agravando”, afirmou. Doria criticou a fala de Bolsonaro da última quinta-feira, 25, durante uma live, quando minimizou a relevância do uso das máscaras. “Como pode um líder desdenhar da máscara? Como pode alguém recomendar a cloroquina como um medicamento salvador, se não é? Como pode um líder não ter vacinas? Não ter seringas para aplicar vacinas?”

Doria, envolvido nos acordos entre Instituto Butantan e SinoVac para importação da CoronaVac para o Brasil, disse que “se não fosse o Butantan, estaríamos sem vacinas no Brasil”. “Que triste o Brasil diante de uma circunstância tão grave como essa.”

Sobre a vacinação, o tucano anunciou que, em São Paulo, a vacinação de idosos entre 80 e 84 anos começará no próximo sábado, 27, e a de pessoas entre 77 e 79 anos será iniciada em 3 de março.

O governador ainda agradeceu aos profissionais da imprensa e disse que, sem os jornalistas, a situação da pandemia seria muito pior. Doria alfinetou Bolsonaro mais uma vez ao falar da imprensa. “Aqui todos os questionamentos são respondidos por nós, em nome da transparência”, disse. O presidente, em algumas ocasiões, se recusou a responder questionamentos de jornalistas.

Continua nesta sexta (26) em Natal (RN), vacinação para idosos de 90 anos

Os idosos de 90 anos e mais, residentes em Natal que ainda não foram imunizados contra a Covid-19, podem ser encaminhados até sexta-feira (26) a um dos três drive-thrus de vacinação instalados pela Prefeitura de Natal no Palácio dos Esportes (zona Leste), shopping Via Direta (zona Sul) e Ginásio Nélio Dias (zona Norte). Os dois últimos contam com sala de vacinação para pedestres. O horário de funcionamento é das 8h às 13h.

Além dos drives, cinco salas de vacinação estão em funcionamento com horário ampliado das 8h às 12h30 e das 13h30 às 16h, na UBS São João, UBS Nazaré, UBS Pajuçara, UBS Candelária e USF Vale Dourado.

A vacinação deste grupo prioritário teve início na última segunda-feira (22) e nesta fase as vacinas que estão sendo aplicadas são da Coronavac. Este imunobiológico tem intervalo de aplicação entre doses de 14 a 28 dias.

Para se vacinar, o idoso deve apresentar cartão de vacina, comprovante de residência e documento original com foto.

‘Natal e Região Metropolitana estão com rede de saúde colapsada’, diz governadora do RN

“Natal e a Região Metropolitana estão com a assistência de saúde colapsada e já estamos transferindo doentes para Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. Indago a vocês, vamos deixar o colapso chegar a todo o estado?”. A frase é da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), que admitiu nesta quinta-feira (25) que a Grande Natal entrou em colapso no sistema de saúde.

A afirmação foi feita nesta tarde pela gestora durante o encerramento do ciclo de reuniões com os prefeitos e secretários de saúde dos 167 municípios para tratar da efetivação das medidas emergenciais de enfrentamento à Covid-19 e ações do Pacto pela Vida.

Durante essas reuniões, Fátima Bezerra cobrou medidas mais restritivas dos municípios para que o cenário não se repita em todo o estado e afirmou que atual quadro é resultado do comportamento social daqueles que não respeitaram as recomendações sanitárias.

“Agora a conta chegou e estamos articulando os prefeitos para que as medidas sanitárias e protetivas sejam efetivadas, pois são eles que têm a competência legal para disciplinar o funcionamento do comércio e serviços. E o momento exige, com urgência, adoção de medidas mais restritivas”, disse.

Pernambuco terá toque de recolher a partir deste sábado (27)

Paulo Camara Aluisio Moreira SEI Pernambuco terá toque de recolher a partir deste sábado (27)

Pressionado pela alta taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido à pandemia da Covid-19, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciou, nesta sexta-feira (26), novas medidas restritivas, válidas para todo o estado. A partir da noite de sábado (27) até o dia 10 de março estará proibida qualquer atividade não essencial, das 22h às 5h.

“Infelizmente, o novo avanço da doença pressionou nosso sistema hospitalar e a taxa de ocupação de UTI superou hoje os 90%”, afirmou Câmara.

O governador anunciou também a ampliação das equipes de logística para diminuir ainda mais o prazo de entrega de vacinas assim que elas chegarem ao Recife, e a abertura de mais 30 leitos de UTI. Segundo Câmara, Pernambuco conta, atualmente, com quase 2 mil leitos para pacientes infectados com a Covid-19.

“A polícia e os órgãos de fiscalização estarão nas ruas para observar o cumprimento desse novo decreto. Vamos monitorar os dados minuto a minuto neste fim de semana e, caso os índices permaneçam piorando, novas medidas restritivas podem ser anunciadas já no início da próxima semana”, advertiu.

Diversos estados, entre eles, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraíba e Bahia voltaram a anunciar medidas restritivas nos últimos dias. O Distrito Federal terá lockdown a partir de segunda-feira (1°).

Previsão de chuvas pesadas neste final de semana no litoral do RN

Foto: Reprodução Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu, na manhã desta sexta-feira (26), um comunicado de perigo potencial por causa das chuvas sobre 19 municípios do Rio Grande do Norte, além de cidades de Pernambuco e da Paraíba. O alerta vale até às 11h de sábado (27). De acordo com o comunicado, há previsão de chuvas com intensidade de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, com risco de alagamentos e deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

As instruções gerais para a população, ainda de acordo com o instituto, envolvem, evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas, evitar uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, em caso de urgência, acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

As cidades do RN sob alerta são: Arês; Baía Formosa; Brejinho; Canguaretama; Espírito Santo; Goianinha; Jundiá; Macaíba; Montanhas; Monte Alegre; Natal; Nísia Floresta; Parnamirim; Pedro Velho; Senador Georgino Avelino; São Gonçalo Do Amarante; São José De Mipibu; Tibau Do Sul; e Vila Flor.

O bicho pegou, Fátima vai determinar medidas mais restritivas no combate à pandemia

Em coletiva na manhã desta sexta-feira(26), a governadora Fátima Bezerra informou que o Estado adotará terá que adotar medidas “radicais” na circulação de pessoas para conter o avanço da pandemia no Rio Grande do Norte.

A governadora anunciou que o Governo do Estado vai restringir atendimentos externos presenciais em todos os órgãos públicos, inclusive, Detran e Centrais do Cidadão.

A governadora não detalhou tais medidas, mas resumiu o objetivo do Estado: “O que posso adiantar é que essas medidas restritivas terão como foco e alvo a restrição de circulação de pessoas e, portanto, evitar aglomerações em ambientes públicos e espaços privados. Isso significa a gente radicalizar nas medidas protetivas, mais severas, para que a gente possa, se Deus quiser, conter essa onda”, disse.

As medidas não foram antecipadas pela govenadora. A expectativa é que sejam anunciadas ainda nesta sexta-feira(26).Atualmente, o Rio Grande do Norte registra a maior taxa de transmissibilidade para covid-19 na região nordeste, com 1,4

Taxa de Ocupação

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 86,8%, registrada no fim da manhã desta sexta-feira (26). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 474.Até o momento desta publicação são 37 leitos críticos (UTI) disponíveis e 244 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 56 disponíveis e 230 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 88,3% dos leitos críticos ocupados, a região Seridó tem 85,7% e a Região Oeste tem 84,5%