Arquivo diários:28/04/2015

Turismo: Governador Robinson Faria X Prefeito Carlos Eduardo Alves

Contra fatos não existem argumentos.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, no ano passado, mais precisamente na semana santa, inventou uma viagem para as Ilhas Canárias sob pretexto de atrair turistas europeus através da captação de voos da empresa aérea Air Europe, como podemos constatar até hoje nenhum turista europeu em mesmo voo desta cia aérea chegou a nossa querida e ensolarada Natal.  A viagem do prefeito de 10 dias ao velho continente serviu tão somente para Carlos Eduardo Alves e esposa ficarem hospedado no Hotel Princess Yaiz onde está o mais caro SPA do mundo, o Thalasso Center.

Já o governador, Robinson Faria que assumiu há quatro meses, conseguiu através do trabalho desenvolvido pelo seu secretário de Turismo, Ruy Gaspar, viabilizar novos voos para Natal, como o Natal/Buenos Aires, Natal/Campinas e Belo Horizonte/Natal . Além disto o governo conseguiu aumentar o fluxo turístico em 200% no primeiro trimestre do 2015 em relação a 2014.  O fruto desta conquista foi a decisão em reduzir o ICMS do querosene de aviação que viabilizou maior operação das cias aéreas.

O aumento de 200%, significa que Natal foi destino que mais cresceu no Brasil este ano, segundo levantamento da levantamento feito pela agência ‘Hotel Urbano

Confira a satisfação do governador sobre o assunto no facebook:

 

STF manda soltar Pessoa e mais 7 empreiteiros presos pela Lava Jato

O presidente da construtora UTC, empresário Ricardo Pessoa, ao ser preso em São Paulo
O presidente da construtora UTC, empresário Ricardo Pessoa, ao ser preso em São Paulo

Por 3 votos a 2, a segunda turma do STF (Supremo Tribunal Federal) concedeu nessa terça-feira (28) liberdade ao empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC, e mais sete empreiteiros que foram presos pela Polícia Federal por suspeita de participação na operação Lava Jato.

Os empresários devem usar tornozeleira após deixar a prisão e cumprirão prisão domiciliar. Os votos favoráveis à soltura foram dos ministros Teori Zavascki, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, e os contrários de Cármen Lúcia e Celso de Mello.

A soltura representa uma derrota no STF do juiz Sergio Moro, que julga os casos da Lava Jato em primeira instância. Os pedidos de habeas corpus dos outros empreiteiros investigados na Lava Jato estavam sendo negados pelo Supremo até o momento. Os ministros do tribunal alegavam que os recursos ainda deveriam passar pela análise das instâncias inferiores como STJ (Superior Tribunal de Justiça) e o TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). O pedido julgado hoje já foi analisado e rejeitado por estas instâncias.

Execução de brasileiro foi “fato grave”, diz Itamaraty

O governo brasileiro disse, por meio de nota, que a execução do brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42, na tarde desta terça-feira (28), na Indonésia, constitui “um fato grave no âmbito das relações entre os dois países”. A posição do governo brasileiro foi divulgada pelo ministro interino das Relações Exteriores, Sérgio França Danese, em entrevista coletiva.

Ainda de acordo com a nota divulgada pelo Itamaraty, o governo brasileiro recebeu “com profunda consternação a notícia da execução” de Gularte, que havia sido condenado à morte em 2005 por tráfico de drogas, após ser preso com seis quilos de cocaína escondidas em pranchas de surfe. Ele foi executado por fuzilamento.

Danese afirmou que o governo brasileiro está avaliando que medidas tomar em relação à Indonésia após a execução de Gularte.

“O fato de que tantos apelos presidenciais e outras gestões do governo brasileiro tenham permanecido sem uma resposta satisfatória para nós por parte do governo da Indonésia é algo que deve ser avaliado. (…) Estamos procedendo essa avaliação sobre qual será a atitude a adotar em relação a esse país a partir de agora”, disse.

Preço da gasolina é ‘justo’, diz presidente da Petrobras

Bendine comparou preços brasileiros aos da Europa
Bendine comparou preços brasileiros aos da Europa

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, classificou de “justo” o atual preço dos combustíveis no Brasil. Segundo ele, os valores praticados estão dentro da média do mercado mundial, com exceção dos Estados Unidos, e são praticados conforme os custos e margens operacionais da companhia.

Bendine participa desde 10h30 de audiência pública em conjunto das comissões de Infraestrutura e de Assuntos Econômicos. Ele dá explicações aos senadores sobre a atual situação econômica da petrolífera.

O executivo explicou que os americanos operam num quadro volátil, com preços mudando constantemente nas bombas, o que não acontece no Brasil, que adota um modelo mais estável.

Prejuízo da Petrobras foi maior do que o divulgado, diz ex-integrante de auditoria

Mauro Cunha reclama que foi afastado do Comitê de Auditoria da estatal justamente porque não aprovou o balanço da empresa

 

Mauro Cunha, ex-integrante do Comitê de Auditoria da Petrobras, disse, nesta terça-feira (28), à CPI que investiga irregularidades na estatal que o prejuízo da empresa com corrupção foi maior que os R$ 6 bilhões estimados no balanço auditado da empresa, divulgado neste mês.

Segundo ele, esta foi uma das razões pelas quais ele se recusou a aprovar o balanço. “A Petrobras não pagou propina para ninguém, aparentemente. Esse valor foi calculado com base no depoimento do ex-diretor Paulo Roberto Costa, que disse que a propina representava 3% dos valores dos contratos. Corremos o risco de estar buscando valores inferiores aos prejuízos”, disse Mauro Cunha, durante audiência pública da sub-relatoria de Superfaturamento e Gestão Temerária na Construção de Refinarias da CPI.

Cunha disse que foi afastado do Comitê de Auditoria depois de se recusar a aprovar o balanço. Ele deu outras razões para isso. Segundo Cunha, não foram entregues a ele todos os documentos que solicitou para avaliar os números apresentados no balanço.

Tylenol não inibe apenas a dor, mas também as emoções, aponta estudo

 

Um estudo recente demonstrou que o paracetamol (Tylenol), popular remédio contra a dor, também pode tornar as pessoas insensíveis a emoções positivas e negativas. Em um experimento randomizado e controlado, 85 pessoas tomaram 1.100 miligramas de Tylenol ou um placebo. Uma hora depois, os pesquisadores apresentaram a eles 40 imagens em ordem aleatória. As imagens eram muito agradáveis (por exemplo, crianças rindo com gatinhos em um parque) neutras (um rolo de macarrão em cima de uma mesa) ou muito desagradáveis (um vaso sanitário cheio de excrementos). O estudo foi publicado online no periódico Psychological Science.

Os participantes que tomaram Tylenol estavam 20 por cento menos propensos a classificar as imagens como sendo muito desagradáveis e dez por cento menos propensos a classificá-las como bastante agradáveis, em comparação com os que tomaram placebo.

Embora os mecanismos permaneçam incertos, pesquisas anteriores sugeriram que o Tylenol reduz a dor agindo na ínsula, parte do cérebro que influencia nas emoções sociais, entre outras funções.

Filipina é poupada de execução na Indonésia

O Ministério de Relações Exteriores das Filipinas confirmou que Mary Jane Veloso, 30, não foi executada nesta terça-feira (28), na Indonésia, como era esperado.

A decisão, porém, é temporária.

A família — que estava em Cilacap, na Indonésia, à espera da execução — reagiu aos prantos: “Obrigado, obrigado, obrigado”.

Mais cedo, o governo filipino havia enviado uma comunicação urgente à Indonésia, pedindo por uma “suspensão da execução da pena de morte”.

O motivo alegado era Maria Kristina Sergio, que teria supostamente obrigado Mary Jane a agir como mula do narcotráfico, havia se entregue às autoridades do país.

A execução foi suspensa para que Mary Jane possa testemunhar em um processo contra Sergio, suspeita de tráfico humano, informou o porta-voz do procurador-geral, Tony Spontana.

“Mary Jane foi chamada para depor”, acrescentou.

Mary Jane era uma dos nove traficantes condenados à morte por fuzilamento pelas autoridades da Indonésia. O país possui penas severas para crimes relacionados a drogas e voltou com as execuções em 2013 após uma pausa de cinco anos.

Ela foi presa no aeroporto de Yogyakarta em abril de 2010 e condenada em outubro do mesmo ano à pena de morte, por tentar entrar com 2,5 kg de heroína na Indonésia.

Ela disse que viajou ao país porque uma amiga da família havia lhe prometido um emprego como doméstica.

Alegou, também, que a mulher integrava uma quadrilha internacional que secretamente colocou a droga dentro da mala que carregava. (Com agências internacionais)

O brasileiro Ricardo Gularte foi executado

Reuters

O brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42, foi executado nesta terça-feira (28) por fuzilamento na ilha de Nusakambangan, na Indonésia.

Outros sete estrangeiros condenados por tráfico foram executados nesta terça: Andrew Chan e Myuran Sukumaran, os nigerianos Sylvester Obiekwe Nwolise, Raheem Agbaje Salami e Okwudily Oyantze, o ganense Martin Anderson; além do indonésio Zainal Abidin.

A filipina Mary Jane Fiesta Veloso foi poupada no último momento, de modo inesperado.

“Tudo correu bem, sem interrupções”, disse uma autoridade local.

Segundo relato do diplomata Leonardo Carvalho Monteiro, que o visitou na prisão no último sábado, Gularte reagiu com “delírio” à informação de que seria executado. Ele também rejeitou os três últimos pedidos a que teria direito antes de morrer.

Mas pediu para ser e

sua cidade natal.