Arquivo diários:27/10/2015

MP que auditar todas verbas de gabinete dos vereadores de Fortaleza

Por Wanfil

O Ministério Público do Ceará quer ouvir todos os 43 vereadores de Fortaleza a respeito de gastos com as chamadas Verbas de Desempenho Parlamentar. Os promotores, juntamente com a Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), investigam desvios que podem chegar a R$ 11 milhões.

A suspeita é que parlamentares usem recibos falsos para embolsar o dinheiro. Mais do que isso, pela natureza dos procedimentos, tudo indica que a suspeita é de que a prática possa estar disseminada em diversos gabinetes.

Por um momento, pensando em possíveis inocentes chamados a falar sobre o caso, me deixei levar pelo sentimentalismo: “O justo paga pelo pecador”. Mas depois, deduzindo que os investigadores tenham bons motivos para querer ouvir a todos, resolvi esperar um pouco mais. Vai que a convocação geral é  forma mais segura de não cometer injustiças?

Folha de São Paulo: mesmo com 200 pareceres, palavra final é do presidente, diz Cunha

RANIER BRAGON
DE BRASÍLIA
REYNALDO TUROLLO JUNIOR
DE SÃO PAUL

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), demonstrou irritação na noite desta terça-feira (27) com o vazamento da informação de que a área técnica da Casa finaliza um parecer favorável ao seguimento do principal pedido de impeachment contra Dilma Roussseff.

Ele deu a entender que só seguirá a orientação técnica caso ela coincida com sua opinião, que segundo ele ainda não está formada.

“Eu desconheço qualquer parecer. Mesmo que haja 200 pareceres, a palavra final ela é a do presidente. Não significa que os pareceres serão seguidos, eles servem de assessoramento, não servem para ser determinantes do que será feito”, disse Cunha.

Índios: comissão dá a Congresso poder de demarcar

Deputados aprovaram em comissão especial, nesta terça-feira (27), substitutivo à Proposta de Emenda Parlamentar 215/2000, que altera procedimento de demarcação de terras ocupadas por indígenas e remanescentes de comunidades quilombolas. Na prática, o texto aprovado concede a palavra final da demarcação aos congressistas. Deputados contrários à proposta abandonaram a votação, a qual foi classificada de “teatro macabro”. Rejeitados todos os destaques, a matéria segue para votação em plenário.

Com a evasão de 12 deputados, dois quais sete titulares do colegiado, o texto foi aprovado por unanimidade, com 21 votos favoráveis. O substitutivo, apresentado no início da tarde desta terça-feira (27), sugere que a demarcação de territórios das populações tradicionais tramite de maneira semelhante ao rito de medidas provisórias. “Nós resolvemos que não iríamos participar desse teatro macabro que é essa votação”, disse a deputada Érica Kokay, abandonando o local da votação.

O relator do texto, deputado Osmar Serraglio (PMDB-SC), que é membro da bancada ruralista da Câmara, propôs que o Congresso constitua uma comissão mista de parlamentares para analisar pedidos de demarcação originários do Poder Executivo. Em caso de parecer favorável do colegiado, a tramitação recebe caráter conclusivo e segue direto para sanção presidencial. Do contrário, a prerrogativa de demarcação de território é submetida à deliberação dos Plenários da Câmara e do Senado, com trancamento da pauta após 60 dias.

Representantes das comunidades indígenas, que estiveram presente na Câmara desde a manhã desta terça, foram impedidos de entrar no plenário da votação. Durante a discussão da matéria, houve embates entre parlamentares contrários, como Erika Kokay e Edmilson Rodrigues, e o presidente do colegiado, Nilson Leitão (PSDB-MT), que é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por incitar invasão de terras indígenas. Edmilson (Psol-PA) considerou que as mudanças nada mudam em relação aos prejuízos que serão ocasionados  aos povos indígenas.

Segundo ele, a prerrogativa de demarcação dos territórios nas mãos dos congressistas equivale à paralisação dos processos demarcatórios, além de intensificar os conflitos entre indígenas e grandes produtores rurais. “Na prática, esta PEC aprofunda a violência, o extermínio de etnias, o assassinato de lideranças. É assustador que se banalize os índices de violência sofrida pelos povos indígenas”, disse ele.

Após um mês em que todas as semanas foram tomadas para discussão da matéria, o texto foi aprovado na semana que ocorre os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, sediado em Palmas (TO). Atletas e representantes das populações indígenas brasileiras tem se manifestado contra a PEC e a violência sofrida pelos povos tradicional em razão da disputa territorial com fazendeiros.

De acordo com uma das coordenadoras da Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sonia Guajajara, diversas manifestações ocorrem de foram paralela aos jogos, incluindo o bloqueio de 12 rodovias em ato contra a PEC. “Eles estão aproveitando para chamar atenção da mídia internacional para fazer os protestos e mostrar que a nossa vida não é um jogo. Os jogos passam e a PEC fica”, disse Sonia, que era uma das vozes entoadas em cantos indígenas nos corredores das comissões.

Fonte: Congresso em Foco

Presidente Ezequiel Ferreira prestigia homenagem ao Ministro Marcelo Navarro


O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza prestigiou na manhã desta segunda-feira (26) a homenagem feita ao ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, integrante do Superior Tribunal de Justiça. A homenagem foi feita no auditório da Seção Judiciária, em Natal e idealizada pela Justiça Federal e o Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte ao jurista que vem se destacando no cenário nacional.  A homenagem foi presidida pelo Diretor do Foro da Seção Judiciária, Juiz Federal Marco Bruno Miranda, e pela Procuradora do Ministério Público Federal, Procuradora da República Cibelle Benevides.

“Fiz questão de estar presente nessa homenagem, pois temos a certeza de que o Ministro exercerá sua judicatura também com essa perspectiva política, buscando na interpretação criadora e na inovação do Direito, lançar sementes de um novo pacto federativo, que estabeleça racionalidade e efetiva harmonia entre União, Estados e Municípios”, declara Ezequiel. O presidente cumprimentou a esposa do Ministro Ribeiro Dantas, Ariadne Navarro Ribeiro Dantas que esteve presente em toda solenidade.

Em abril, ao lado de deputados estaduais, o presidente também participou da posse de Marcelo Navarro no TRF da 5 ª região, em Recife . O magistrado atuou como procurador da República no Estado e foi Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Eita diacho: Laurita Arruda diz que deputados bacuraus ” não merecem total respeito”

CONSTRANGIMENTO TOTAL NA PATOTA BACURAL

Nunca os deputados estaduais que votaram em Henrique Alves na eleição passada em ele foi derrotado foram tão humilhados e desconsiderados.

A esposa do ministro do Turismo declarou que alguns deputados “merecem todo respeito por resistirem ao rolo compressor do governo do Estado.”

A ex-primeira-dama esqueceu que vários deputados que votaram favoravelmente ao ajuste fiscal, estiveram apoiando seu marido para o governo.

Se ela declarou que os deputados que votaram contra o governo, merecem “total respeito”, os deputados que votaram em Henrique Alves e no ajuste fiscal do governo não merecem respeito total. Imagine que no meio dos deputados que não merecem total respeito de Dona Laurita Arruda está o deputado Zé Dias que ela visitou recentemente jurando amizade. No meio dos sem respeitos que votaram em Henrique Alves, estão Raimundo Fernandes, Albert Dickson, Ezequiel Ferreira de Sousa, Álvaro Dias, Nelter Queiroz e Vivaldo Costa.

Esse foi o troco que ela deu aos deputados bacuraus..

Agora será que o esposo de Laurita e ministro do governo Dilma também não merece respeito ao apoiar o ajuste fiscal do governo federal?

E o senador Garibaldi Alves perdeu o total respeito dela?

Pelas caridades..

IMG_1110

Dilma homenageia Lula pelos 70 anos: “Parceiro de todas as horas”

A presidente Dilma Rousseff gravou um vídeo em que homenageia o ex-presidente Lula, que completa 70 anos nesta terça-feira (27). Na mensagem, divulgada no Facebook do petista, a presidente chama o seu antecessor de “parceiro de todas as horas” e diz que é grata a ele por tudo o que aprendeu nos anos de convivência. “Homenageio o parceiro de todas as horas, o retirante nordestino que transformou o Brasil. O presidente que conquistou o coração dos brasileiros”, declarou Dilma. “Poucas pessoas no mundo são reconhecidas simultaneamente pelas mais importantes lideranças, as nações e os povos. Você, meu querido Lula, é uma delas”, disse a petista.

A presidente afirmou ser testemunha da luta de seu antecessor para fazer do Brasil um país de todos (slogan do governo Lula). Segundo ela, nenhum presidente deu tantas oportunidades aos brasileiros como Lula. “Uma luta que permitiu eliminar o flagelo da fome em nosso Brasil e nos tornar referência internacional no combate à pobreza. Uma trajetória como a sua, a que tenho orgulho de dar continuidade, que posiciona o Brasil com dignidade e grandeza no cenário mundial.”

Veja o vídeo com o depoimento de Dilma

O culpado é o prefeito: secretária de Educação de Parnamirim diz que falta da merenda é culpa da administração

Secretária tem recebido muitas criticas pelo desabastecimento da merenda nas escolas.

O soldado Vasco esteve hoje, pela manhã, na convocação da secretária de educação de Parnamirim, feita pelo Presidente da Câmara, o primo Ricardo Gurgel, para dar explicações sobre uma série de irregularidades encontradas em um fiscalização feita nas escolas.

De acordo com Vasco, na fiscalização o primo Ricardo encontrou de falta de merenda, a quadras que dão choques e falta de professores.

Vandilma então tentou responder uma série de perguntas feitas por Ricardo e o que ela não esperava, a população que participou da sabatina.

Vandilma não soube responder o valor investido pela secretaria e chamou um técnico para responder. O técnico afirmou que só em complementação do município, a administração gastaria cerca de 8 milhões em 2015.

O problema é que a complementação em 2014 foi de 1,8 milhões. Ou os alunos de Natal, em massa, resolveram estudar em Parnamirim, ou estão servindo caviar e camarão nas escolas, o que é uma coisa boa.

A secretária culpou as licitações pelo problema, ou seja, a própria administração que tem quer ter planejamento para evitar que os alunos sejam dispensados e não tenham aulas, situação comum em Parnamirim.

Agora Vasco ficou assombrado mesmo, foi com a secretária que pegou ar quando foi perguntada pela jornalista Fátima Melo o que seria feito para resolver a situação. Van Damme, digo Vandilma, respondeu bruscamente a jornalista, que irá publicar a entrevista em seu programa de domingo.

Para finalizar, o primo Ricardo apresentou uma denuncia que chegou ao Fala Parnamirim, sobre a contratação de um diretor de escola, que falsificou o diploma de uma professora para assumir o cargo e ficou por cerca de dois anos recebendo salário.

Vandilma, se negou a responder.