Ex-presidente do PP afirma que “petrolão e mensalão são a mesma coisa”, diz revista

Do UOL, em Brasília

O ex-presidente do PP Pedro Corrêa (ao centro), condenado pelo mensalãoO ex-presidente nacional do PP Pedro Corrêa (PR) disse em uma proposta de acordo de delação premiada que recursos do chamado “petrolão” financiavam o mensalão. Segundo reportagem publicada pela revista “Época”, Corrêa e investigadores da Operação Lava Jato negociam um acordo de delação premiada há seis meses e um dos principais personagens do relato de Corrêa seria o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “O petrolão e o mensalão são a mesma coisa”, disse Corrêa, segundo a revista. Ainda de acordo com a publicação, Corrêa também teria dito aos investigadores que Lula sabia da existência do “petrolão”.

A reportagem foi publicada na noite da última sexta-feira (4), mesmo dia em que o ex-presidente Lula foi conduzido coercitivamente pela PF (Polícia Federal) para prestar depoimentos a respeito de investigações conduzidas pela Operação Lava Jato.

De acordo com a revista, Corrêa teria dito aos investigadores que o “petrolão” seria o embrião do mensalão. O mensalão foi o esquema de compra de apoio político pelo governo denunciado em 2005 e que resultou na condenação de diversos empresários e políticos, entre eles o próprio Pedro Corrêa e figuras importantes do PT com o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente nacional da legenda José Genoino.