Movimentos sociais, organizações populares e partidos de esquerda estão construindo, em diversas cidades potiguares, a programação da “Semana da Democracia”. As atividades tiveram início nesta segunda-feira (22) e vão até a próxima quarta-feira (24), data do julgamento em segunda instância do ex-presidente Lula pelo TRF-4 de Porto Alegre (RS). Os atos visam fortalecer as mobilizações em defesa da democracia e do direito de Lula disputar as eleições de 2018, sob a palavra de ordem de que “Eleição sem Lula é Fraude”.
Na semana do julgamento, já foram criados 62 comitês populares em defesa da democracia e de Lula no Rio Grande do Norte. A média é de 3,1 comitês fundados por dia, na capital e no interior – o primeiro foi lançado no último dia 3, no bairro de Igapó, Zona Norte de Natal.
A abertura dos comitês é uma das estratégias centrais para denunciar a perseguição política, jurídica e midiática a Lula, cujo objetivo maior é cassar seu direito de disputar novamente as eleições presidenciais no Brasil. Durante a semana, serão inaugurados novos comitês em Natal, Mossoró e Caicó.
Além da abertura de novos comitês, estão programadas atividades como panfletagens, vigílias, caminhadas e um júri popular, organizado pela Associação de Juristas pela Democracia.
Na segunda (22), aconteceram panfletagens em Assú e Natal e o lançamento do comitê na Praça do Pax em Mossoró. Já na terça (23), a programação segue com caminhada e ato saindo da Praça do Rosário em Assú (7h); panfletagens durante todo o dia nos bairros de Santa Catarina, Cidade Alta, Ribeira e Alecrim Natal; encenação do júri popular no Espaço Cultural Rui Pereira (Cidade Alta – Natal); lançamento do Comitê dos Sindicalistas em Defesa da Democracia e de Lula (Espaço Cultural Rui Pereira – Cidade Alta); lançamento do Comitê em Defesa da Democracia e de Lula na Ilha de Santana (Caicó); e vigília no complexo judiciário em Mossoró (Bairro Costa e Silva).
A programação do dia 24, data do julgamento de Lula, começa cedo em Natal, com concentração às 7h no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (Av. Capitão-Mor Gouveia) e caminhada/ato às 9h até a sede da Justiça Federal do RN. Em Mossoró, haverá ações de alerta com a “Troça da Democracia”, às 8h30m saindo do Vuco-Vuco. Já em Caicó, às 8h tem ato na esquina do Mercado Público.
A mobilização em torno da “Semana da Democracia” conta com a participação do PT, PC do B e das organizações que compõem a Frente Brasil Popular (FBP), como a CUT, CTB, MST, Consulta e Levante Popular da Juventude.