Arquivo diários:25/01/2018

Guggenheim oferece privada de ouro a Trump em vez de Van Gogh

Guggenheim oferece privada de ouro a Trump em vez de Van Gogh

 

ISTOÉ

A Casa Branca pediu emprestado ao museu Guggenheim uma pintura de Van Gogh, mas o museu ofereceu em seu lugar uma privada de ouro do artista iconoclasta Maurizio Cattelan.

Em um e-mail enviado em meados de setembro, a diretora, artista e restauradora do Guggenheim, Nancy Spector, negou o pedido de empréstimo do quadro “Landscape with Snow” (1888) do pintor holandês, informou o Guggenheim ao jornal The Washington Post.

Spector argumentou que a pintura seria exposta no Guggenheim de Bilbao, na Espanha, antes de retornar a Nova York, onde permanecerá “em um futuro previsível”.

Em troca, ofereceu uma privada de ouro maciço de Maurizio Cattelan, que foi exposto no Guggenheim de setembro de 2016 até meados de 2017.

A obra chamada “Estados Unidos”, que inclui assento, tampa e cisterna de descarga da privada, foi utilizada por cerca de 100.000 pessoas durante sua exposição no museu, localizado em frente ao Central Park.

O artista “gostaria de oferecê-lo à Casa Branca para um empréstimo de longo prazo”, escreveu Spector, citada pelo The Washington Post. “É, claro, de um valor excepcional e bastante frágil, mas daremos todas as instruções para a instalação e manutenção”.

Solicitado pela AFP, o Guggenheim se negou a fazer qualquer comentário. A Casa Branca também não se pronunciou.

Os pedidos de empréstimo da Casa Branca são um prática de muitos anos. Durante o governo de Barack Obama, várias pinturas de Mark Rothko e Edward Hopper, entre outros, foram emprestados pelo museu.

Mais de 9 milhões de celulares foram bloqueados em dezembro no Brasil

celularLuciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil

Em dezembro do ano passado, foram bloqueados mais de 9,2 milhões de aparelhos celulares, um aumento de 20,97% em relação ao mesmo período de 2016. Os número constam do Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi) e foram divulgados hoje (25) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O cadastro mantém o registro de aparelhos perdidos, furtados ou roubados que estão bloqueados. No total, foram bloqueados, 9.259.697, um aumento de 1.604.875 em relação a dezembro de 2016.

O número abrange os aparelhos impedidos por solicitação direta dos usuários às empresas de telefonia móvel e pelo registro de boletins de ocorrência na polícia nos estados e no Distrito Federal.

De acordo com a Anatel, até dezembro do ano passado, as polícias estaduais e do Distrito Federal bloquearam 180.508 celulares no Cemi. Os estados com  maior número de celulares bloqueados pela policia foram São Paulo, com 116.967 aparelhos; Rio de Janeiro, com 27.785 bloqueios; e Espírito Santo, com 10.179 celulares.

Desde quando o sistema de bloqueio começou a funcionar, em março de 2016, 23  secretarias de Segurança estaduais e a do Distrito Federal assinaram o convênio com a Anatel para inscrição no Cemi. Ainda não firmaram o termo de adesão ao cadastro as secretarias do Acre, de Alagoas, do Amapá, do Maranhão e do Pará.

Juiz do DF determina apreensão do passaporte e proíbe Lula de deixar o país

Resultado de imagem para O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal
O juiz Ricardo Leite apareceu determinando a apreensão do passaporte do ex-presidente Lula

Por Victor Boyadjian e Renan Ramalho, GloboNews e G1, Brasília

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, determinou nesta quinta-feira (25) a apreensão do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que o impede de deixar o país.

O ex-presidente tinha uma viagem marcada na madrugada desta sexta (26) para a Etiópia, na África, onde participaria de uma reunião da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a fim de discutir propostas de erradicação da fome no continente africano antes de 2025.

O advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, afirmou por meio de nota que entregará o passaporte nesta sexta-feira (26), “sem prejuízo das medidas cabíveis para reparar essa indevida restrição ao seu direito de ir e vir”. Ele afirmou que a defesa recebeu a decisão com “grande estarrecimento”. O PT também divulgou nota, na qual aponta “odiosa perseguição judicial” a Lula..

O juiz responsável pela decisão de apreender o passaporte do ex-presidente é o mesmo magistrado que, em maio do ano passado, determinou a suspensão das atividades do Instituto Lula.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo PT:

NOTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

JUIZ SUSPEITO PERSEGUE LULA E CRIA VEXAME INTERNACIONAL

Em mais um episódio da odiosa perseguição judicial ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o juiz midiático da 10a. Vara Federal do Distrito Federal, Ricardo Leite, determinou hoje (25/01) a apreensão do passaporte de Lula.

Este injustificável cerceamento de direitos impedirá o ex-presidente de participar, a convite da União Africana, da reunião de alto nível sobre o combate à fome em Adis-Abeba, na Etiópia.

Embora a imprensa brasileira ignore este fato, a experiência do Brasil no combate à fome e à pobreza nos governos do PT é tomada como exemplo pelos países africanos e de outros continentes. Há 5 anos o Instituto Lula selou uma importante parceria com a União Africana e a FAO/ONU, para o desenvolvimento de políticas sociais e programas contra a fome naquele continente.

Lula embarcaria para Adis-Abeba em voo de carreira, à 1h desta sexta, com retorno marcado para domingo. Por lealdade processual, a realização da viagem foi oficialmente informada pela defesa de Lula ao Tribunal Regional Federal da 4a. Região, antes do julgamento do recurso contra a sentença da Lava Jato.

Não é a primeira vez que o sr. Ricardo Leite adota decisões descabeladas que lhe rendem holofotes mas envergonham o Judiciário. Em maio de 2016, ele decretou a suspensão das atividades do Instituto Lula, sem base na lei ou nos fatos, e foi rapidamente desautorizado pelo Tribunal Federal da 1a. região.

Provocações como essa não vão nos intimidar. O PT e Lula seguirão firmes na luta contra a fome, no Brasil e no mundo, e na defesa dos direitos da cidadania.

São Paulo, 25 de janeiro de 2018

Partido dos Trabalhadores

Ministério Público também recomenda à Prefeitura de Caicó para não gastar com o carnaval; em Natal o gasto da Prefeitura corre frouxo

Resultado de imagem para Blog do magão
Bloco do Magão ficará mais magro

Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Prefeitura de Caicó que não realize gastos e despesas com o carnaval este ano, caso a remuneração dos servidores públicos municipais não esteja integralmente quitada. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (25).

O documento faz referência ao mês de dezembro de 2017 e ao décimo terceiro salário, além de outras parcelas que possam estar também em atraso. A informação foi encaminhada à 1ª Promotoria de Justiça de Caicó por meio de denúncia apresentada por um servidor público municipal.

Ao mesmo tempo, a recomendação prevê que no caso de a folha de pessoal estar em dia e haver o interesse de realizar a festa, a Prefeitura deve comprovar a adoção de medidas para redução nos custos do carnaval, inclusive nos serviços de mídias, de publicidade, de contratação de artistas, de bandas, de serviços de buffet e de montagens de estruturas de palco e som para apresentações artísticas. Para isso, o gestor municipal deve apresentar um quadro comparativo entre as despesas deste ano com as despesas do ano anterior, de modo a permitir a aferição das reduções promovidas.

Outra alternativa é a busca por parcerias e patrocínios junto à iniciativa privada, a fim de diminuir os custos do Poder Público na realização da festa.

A Prefeitura tem o prazo de três dias úteis para apresentar os documentos que comprovem a adoção de providências visando o cumprimento da recomendação.

Professores da USP processam Janaina Paschoal

Resultado de imagem para Janaina Paschoal

MARCELO ROCHA

O professor Sérgio Salomão Shecaira, chefe do Departamento de Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP), acionou a Justiça em busca de reparação pelos danos morais que alega ter sofrido em razão das manifestações públicas da advogada Janaina Paschoal, professora associada da instituição e uma das autoras do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Após ser reprovada em concurso para professora titular da universidade, em banca presidida por Shecaira, Janaina o acusou de fraude nas redes sociais.

 De acordo com a peça enviada à Justiça por Shecaira, Janaina insinuou que ele teria beneficiado o vencedor do concurso, Alamiro Velludo Salvador Netto, pelo fato de terem, segundo a professora, “relação estreita”. Acusado de plágio por Janaina, Netto também quer indenizações por danos morais. Cada um atribuiu à causa o valor de R$ 38 mil, segundo as petições assinadas pelos advogados Fernando Gaspar Neisser e Paula Bernardelli.

Não há restrição para Lula viajar, diz advogada do ex-presidente

Por Cristiane Agostine e Fernando Taquari | Valor com Folhapress

SÃO PAULO  –  A advogada de Luiz Inácio Lula da Silva, Valeska Teixeira Zanin Martins, afirmou nesta quinta-feira (25) que não há nenhum tipo de restrição jurídica para a viagem do ex-presidente para a Etiópia. Lula viaja na madrugada desta sexta (26) para Adis Abeba, capital da Etiópia, para um encontro sobre o combate à fome.

“Não há nenhuma restrição”, disse Valeska, ao deixar uma reunião de dirigentes do PT com Lula, na sede da CUT, em São Paulo. “Seria muito arbitrário restringir.”

O ex-ministro da Justiça no governo Dilma Rousseff Eugenio Aragão também afirmou que não há impedimentos para Lula viajar ao exterior, apesar de o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ter mantido, ontem, a condenação do ex-presidente.

“Não foi dito uma linha a respeito disso [no julgamento]. Se quisessem restringir teriam restringido na decisão do TRF-4”, disse Aragão. “A viagem foi agendada há muito tempo e está tudo autorizado. Ele estará de volta no prazo de uma semana.”

Ministério Público recomenda que Prefeitura de Macau evite despesa com Carnaval

Resultado de imagem para Carnaval de MacauApesar dessas recomendações não ter força para nada, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) expediu recomendação para que a Prefeitura de Macau não utilize recursos públicos municipais para a realização do Carnaval 2018 até que a remuneração de todos os servidores públicos esteja integralmente quitada. A recomendação, publicada na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial do Estado (DOE), é da 1ª Promotoria de Justiça da cidade.

O prazo para que a Prefeitura comprove a adoção das medidas citadas na recomendação do MPRN é de três dias, caso não demostre o MP vai balançar e tentar alguma medida judicial junto aos juiz que poderá ser derrubada no TJRN. Com relação à Prefeitura de Natal o MPRN deixa correr frouxo..

Fogo na Câmara dos Deputados

Plenário da Câmara dos Deputados foi tomado por fumaça durante incêndio provavelmente causado por curto-circuitoUm princípio de incêndio atingiu a Câmara dos Deputados, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (25). Segundo informações do jornal O Globo , um funcionário do Departamento Técnico da Casa teria percebido as chamas no local, acionando a Brigada imediatamente. O Corpo de Bombeiros identificou curto-circuito em uma das luminárias no teto do plenário