Arquivo diários:29/06/2018

Agripinistas e bacuraus não estão engolindo o nome de Antônio Jácome

Resultado de imagem para Fernando Bezerra RN
Lideranças preferem o ex-senador Fernando Bezerra que tem serviços prestados a todos os municípios do RN

A escolha de cima para baixo do deputado federal Antônio Jácome para ser candidato a senador pela coligação dos Alves, não foi bem recebida nem pelas lideranças do MDB e do DEM.

Prefeitos e lideranças dos dois partidos queriam terem sido consultados pelo candidato a governador Carlos Eduardo Alves sobre a mudança.

Alguns prefeitos e lideranças já estão dizendo que votaria no senador José Agripino Maia por ele ter serviços prestados aos seus municípios, diferente de Jácome que não tem serviços prestados em lugar nenhum..

Um analista político disse ao Blog do Primo que Jácome não tem história e peso político para derrotar Geraldo Melo que tem história com Garibaldi e muitos serviços prestados ao RN.  Os líderes dos dois partidos acharam a decisão tomada pelo candidato Carlos Eduardo Alves muito açodada, sem discutir com as líderanças municipais..

Para um bacurau desiludido e indiferente à candidatura de Jácome, o nome para substituir o senador José Agripino Maia deveria ser do ex-senador Fernando Bezerra.

 

Alexandre de Moraes será relator do recurso de Lula contra julgamento pelo plenário do STF

A escolha de Moraes como relator foi feita por sorteio eletrônico pelo sistema do STF
Alexandre Morais sempre foi ligado ao PSDB

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), será o relator do recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a decisão do ministro Edson Fachin que remeteu ao plenário da Corte o julgamento de um pedido de liberdade do petista.

A escolha de Moraes como relator foi indicada na tramitação do processo nesta sexta-feira (29). A indicação do ministro foi feita por sorteio eletrônico pelo sistema do STF, excluído o ministro Fachin, já que foi ele o autor da decisão contestada. A defesa do petista disse que vai pedir um novo sorteio.

Nessa quinta-feira (28), Fachin liberou o recurso de Lula para ser julgado em plenário, composto pelos 11 ministros do STF. Cabe à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, definir uma data para julgamento.

O STF entra em recesso para férias coletivas dos ministros entre os dias 2 e 31 de julho. As sessões do plenário serão retomadas no dia 1º de agosto.

Continue lendo Alexandre de Moraes será relator do recurso de Lula contra julgamento pelo plenário do STF

PF faz maior apreensão de cocaína da história no RN

Polícia Federal desarticulou nesta sexta-feira(29), em Natal um poderoso esquema de tráfico de entorpecentes encabeçado por dois acreanos que se estabeleceram nesta capital. Ao todo, quatro homens foram presos.

As ações foram originadas do desdobramento de uma prisão realizada no último dia 05/06, pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PM/RN, quando um mossoroense, foragido do Sistema Prisional do Acre, foi preso juntamente com outras 9 pessoas.

Com o aprofundamento de dados passados pelo BOPE, a Polícia Federal conseguiu informações de que uma dupla de acreanos que estava em um hotel em Ponta Negra articulava uma grande remessa de cocaína para Natal. Passou-se, então, a acompanhar os passos dos suspeitos, assim como os possíveis locais em que a droga seria entregue.

Na manhã de hoje, na Estrada de Monte Alegre, já adentrando em um sítio, foi identificado um caminhão suspeito de ter sido adaptado para o transporte da droga, o qual foi conduzido para sede da PF onde após uma minuciosa busca o entorpecente foi encontrado em um compartimento falso localizado na boleia. Ao todo foram encontrados 277 quilogramas de cocaína.

Os presos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico, sendo que um deles, o responsável por levar a carreta para o Sítio, estava utilizando uma tornozeleira eletrônica, ou seja, cumpria pena em regime de prisão domiciliar. Já um dos donos da carga fazia uso de documentos falsos.

O BOPE/RN e a Delegacia de Repressão a Drogas da PF no Acre auxiliaram nas prisões realizadas na data de hoje.

Esta foi a maior quantidade de cocaína já apreendida pela Polícia Federal no Rio Grande do Norte em toda a sua história. O recorde anterior havia sido registrado em março de 2016 quando também quatro homens foram presos com 206 quilos da droga que vinha do Maranhão.

Pelo jeito, Antônio Jácome não lidera o filho

Pelo visto, como era esperado, à candidatura do pastor e deputado federal Antônio Jácome  já começa fraquinha..

No ato realizado hoje para anunciar sua aliança com os Alves, Carlos Eduardo Alves e Garibaldi Alves, além de não contar com as presenças dos prefeitos do MDB e do DEM, também não contou com a presença do deputado estadual filho do deputado Antônio Jácome, o Jacó Jácome do PSD do governador Robinson Faria.

Um presente ao perceber que o deputado filho do novo aliado não estava no ato político disse: essa aliança é mais fraca que caldo de biloca, como o pai que é candidato a senador e não trás sequer o filho para prestigiar e apoiar sua adesão?

 

Polêmica na TV impulsiona citação a Manuela D’Ávila nas redes

Resultado de imagem para Manuela D'Ávila

TERRA

A polêmica envolvendo a participação da pré-candidata do PCdoB, Manuela D’Ávila, em sabatina no programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira, 25, alterou a tendência observada nas semanas anteriores e foi o assunto de maior destaque no Twitter no período entre 21 e 27 de junho. Apoiadores de Manuela consideraram que a presidenciável foi vítima de machismo durante a entrevista.

De acordo com levantamento feito com exclusividade pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas (Dapp) da Fundação Getulio Vargas (FGV) para o Estadão/Broadcast, a pré-candidata foi citada 200 mil vezes no Twitter, entre esta segunda-feira, 25, quando foi exibido o programa, e esta quarta-feira, 27, ascendendo em volume aos números normalmente reservados a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PSL) e, nos últimos meses, Ciro Gomes (PDT) em situações específicas.

O levantamento da FGV diz que a sabatina da pré-candidata foi o motor das pautas da semana, “seja pelo engajamento, compartilhado por perfis de toda a esquerda, de críticas à condução da entrevista, com queixas de machismo e de desvirtuamento das perguntas; seja pelo impulso dado à polarização entre Lula e Jair Bolsonaro, ambos protagonistas, com Manuela, das discussões levantadas no programa”.

E paralelamente a essas discussões, subiram igualmente no período em análise (dias 25 a 27) as referências a Lula e a Bolsonaro. “Lula, na terça (26), chegou a 102 mil tuítes, frente a menos de 50 mil de média diária na semana anterior; e Bolsonaro, de média diária de cerca de 35 mil tuítes no mesmo período, foi a 57,8 mil na terça posterior à transmissão do Roda Viva com Manuela”, diz o levantamento da FGV, explicando que o principal eixo de debate referente ao petista, além das referências associadas a Manuela, foi o imbróglio do pedido de sua soltura, feito por sua defesa, no Supremo Tribunal Federal.

No caso de Lula, segundo o estudo, o crescimento se deu pela condução no STF do julgamento do seu pedido de soltura. Após a notícia de que o ministro Edson Fachin decidiu encaminhar o pedido ao plenário do Supremo, houve intensa mobilização dos perfis contra o petista, não só de apoiadores de Bolsonaro, com críticas à Corte.

Quanto a Bolsonaro, a relação é com o fato de um dos coordenadores da campanha do presidenciável do PSL ter participado da entrevista com Manuela D’Ávila e ter rivalizado com ela as principais discussões no programa.

Facebook. Segundo a FGV, o bom resultado obtido por Manuela desde a condenação de Lula, ao atrair maior número de seguidores e engajamentos para suas postagens e expandindo o alcance que detém no Facebook, resultou em pico de mais de 295 mil interações com as publicações que fez na terça-feira, após a participação no Roda Viva. “Ficou inclusive à frente de Jair Bolsonaro, que permanece como o pré-candidato com melhor média de engajamentos por postagem”.

Ciro faz aceno e pede confiança a investidores

FOLHA DE SÃO PAULO

O ex-ministro Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à Presidência da República, disse que não haverá surpresas em seu governo se for eleito e pediu confiança a um grupo de investidores e analistas do mercado financeiro com que se reuniu a portas fechadas nesta quinta-feira (28).

“O que eu quero é a confiança de vocês, não precisam gostar de mim”, afirmou Ciro, de acordo com o relato de um participante do encontro. Organizado pela corretora XP Investimentos, o evento pôs o presidenciável em contato com 70 clientes da empresa durante duas horas e meia.

Ciro Gomes gesticula ao falar em evento do setor da cana-de-açúcar.em São Paulo
Ciro Gomes fala em evento do setor da cana-de-açúcar.em São Paulo – Jorge Araujo – 18.jun.2018/ Folhapress

Num esforço para desfazer a imagem criada por seu temperamento explosivo, Ciro disse não se reconhecer no retrato que os jornais costumam fazer dele e arrancou gargalhadas da plateia com piadas em pelo menos quatro momentos. No fim, cumprimentou todos um a um ao se despedir.

 

Continue lendo Ciro faz aceno e pede confiança a investidores

Judiciário faz lobby e pressiona governo a aumentar salários da magistratura

Folha de São Paulo
Coluna Painel

Os intocáveis A cúpula do Judiciário começou a se mobilizar para tentar convencer o Planalto a –em meio a cortes de verbas até da saúde e da educação-– conceder um aumento de 12% para o seu funcionalismo. Segundo dados preliminares, o reajuste teria um impacto de cerca de R$ 12 bilhões nas contas do Tesouro. O movimento ocorre em meio à pressão para a criação de compensações à eventual suspensão de verbas indenizatórias pagas a todos os juízes, como o polêmico auxílio-moradia.

Costas quentes Integrantes de entidades que defendem os interesses da magistratura dizem que, hoje, ao menos  6 dos 11 ministros do Supremo são favoráveis à tese de que o auxílio-moradia só deve ser extinto se houver a aprovação de uma compensação que recomponha os salários.

De bonde Interlocutores do STF, do STJ, do CNJ e de entidades de classe reivindicaram o reajuste ao Planejamento.

Dono do tempo O ministro Luiz Fux, relator de ação que questiona o auxílio-moradia no STF, estendeu o pagamento do benefício a todos os juízes por meio de liminar e manteve o caso parado em seu gabinete por três anos. Não há data para julgamento no plenário.