A rainha Elizabeth II, 93, disse ao povo britânico, em pronunciamento realizado neste domingo (5), que o espírito nacional dos britânicos é admirável e pediu que a população supere o tempo de “dor” e de “enormes mudanças” que a pandemia do coronavírus impôs ao país.
O discurso de domingo foi extremamente raro, já que a rainha geralmente só fala à nação em sua mensagem anual do dia de Natal na televisão. Elizabeth, vestida com a cor da esperança, pediu aos britânicos que mostrassem a determinação de antepassados e demonstrassem sua força no presente.
“Vamos nos encontrar novamente”, disse ela em referência direta à música britânica mais famosa dos anos de guerra da década de 1940, quando era adolescente. “Dias melhores voltarão.”
A transmissão ocorreu horas depois que as autoridades disseram que o número de mortos na Grã-Bretanha pelo vírus aumentou em 621 nas últimas 24 horas, contabilizando 4.934 mortes, com expectativa para um cenário de piora.
Juntos, estamos enfrentando esta doença e quero garantir que, se permanecermos unidos e resolutos, vamos superá-la.Rainha
“Juntos, estamos enfrentando esta doença e quero garantir que, se permanecermos unidos e resolutos, vamos superá-la”, disse a monarca direto de sua casa em Windsor Castle, onde está hospedada.