Arquivo diários:27/04/2020

Prefeito de Natal Álvaro Dias antecipa pagamento de servidores municipais

As categorias que atuam na rede de Saúde pública de Natal (RN) vão receber antecipadamente, nesta segunda-feira (27), seus salários referentes ao mês de abril. A determinação é do prefeito Álvaro Dias, em reconhecimento ao esforço que os servidores do setor estão tendo nas ações diretas de enfrentamento à Covid-19 em Natal.

“Toda a estrutura da administração municipal está voltada para debelarmos os efeitos da pandemia. Reforço a importância de todos os funcionários nessa luta, mas nada mais justo do que anteciparmos o pagamento dos profissionais da área da saúde, já que a atuação deles tem sido fundamental ao longo desse processo. Reforço o nosso compromisso de seguir valorizando o funcionalismo público municipal, que é fator primordial na nossa gestão”, afirma o prefeito.

A Secretaria Municipal de Administração (Semad) enviará as informações com os créditos bancários à instituição financeira responsável pelo pagamento ao longo do dia, e os servidores poderão movimentar o dinheiro ao final do expediente bancário. Ao todo, 6.245 funcionários receberão seus vencimentos, colocando em circulação na economia do município cerca de R$ 16,5 milhões.

Prefeitura de Natal fiscaliza feiras livres para verificar normas de prevenção

Prefeitura de Natal adaptou as feiras livres do município devido ao novo coronavírus. No último domingo (26), fiscais das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Serviços Urbanos (Semsur), com o apoio da Guarda Municipal estiveram nas Feiras das Quintas (zona Oeste) e de Lagoa Seca (zona Leste). E no sábado (25), na Feira de Santa Catarina (zona Norte) para vistoria do cumprimento das normas e cadastramento de feirantes.

O trabalho consiste no diagnóstico da atividade para que ela atenda todas as normas previstas no Decreto nº 11.933 de 03 de abril de 2020. Além de buscar um novo ordenamento das bancas, para que se mantenha a distância de segurança entre os próprios feirantes e também consumidores, evitando aglomerações.

Pintando como candidato, Moro vai defender prisão em 2ª instância “como cidadão”

Ex-ministro da Justiça Sérgio Moro afirmou que manterá debate público de “projetos anticorrupção”
Gregory Prudenciano

O ex-ministro da Justiça Sérgio Moro publicou em sua conta no Twitter que vai manter a defesa pública de “projetos anticorrupção”, e deu como exemplo um projeto que abra possibilidade de prisão de condenados em segunda instância. Segundo Moro, sua participação no debate público se dará agora na condição de “cidadão”.

Sergio Moro, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública
24/04/2020
REUTERS/Ueslei Marcelino
Sergio Moro, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública 24/04/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters
“Como cidadão, continuarei defendendo, como sempre fiz enquanto estive no governo, a aprovação de projetos anticorrupção, em especial a PEC ou o PL da execução em segunda instância. Claro que, no momento, a prioridade é combater a pandemia de covid e seus efeitos, como o desemprego”, escreveu o ex-juiz da Lava Jato nesta segunda-feira, dia 27.

Moro pediu demissão do cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública na última sexta-feira, 24, e denunciou supostas tentativas de interferência na Polícia Federal (PF) por parte do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Sírio-Libanês, sobre o uso de máscaras

Paulo Chapchap, diretor-geral do Sírio-Libanês, disse, em entrevista a O Globo, que “a gente tem que se conformar” que a crise do novo coronavírus será longa e reforçou a importância da prevenção, principalmente do uso de máscaras.

“Um dos nossos pilares de atuação, e talvez o mais importante, é o de informar. Se as pessoas não se conscientizarem da gravidade da pandemia e da responsabilidade que cada um tem de se proteger e aos outros, não há sistema de saúde do mundo que dê conta da sobrecarga. Estamos vendo a situação de calamidade onde não conseguimos fazer essa proteção. A prevenção é o melhor caminho.”

O médico afirmou estranhar que o uso de máscaras ainda não seja uma política nacional.

“Tem que ser obrigatório. É para proteger nossa vida, como cinto de segurança. Não vai ser para sempre. Todas as pandemias acabaram.”

Chapchap defendeu a manutenção do isolamento social.

“Eu não sairia agora. Mas, se sair, tem que ser de máscara. A última coisa que eu abriria são os bares e restaurantes, pois, para comer, tem que tirar a máscara. Ainda não vencemos a pandemia. A crise é longa e a gente tem que se conformar com isso. Acho que vai haver abertura progressiva, racional, baseada em dados. Mas tem que começar pelas populações menos vulneráveis. Aí, espera duas ou três semanas para ver se pode avançar mais uma etapa.”

O Antagonista

Em meio a bebedeira de vinhos caros, descobrem-se que Rogério Marinho é o ministro do Desenvolvimento da Intriga e Discórdia no governo Bolsonaro.

Bebedores com línguas soltas

Numa roda  na casa de um prestigiado e milionário empreiteiro potiguar puxada de ótimos vinhos, os bacanas comentavam o risco político do ministro Rogério Marinho que está frequentando à intimidade do Presidente Bolsonaro.
Para os presentes no convescote, Bolsonaro caindo em desgraça, leva  Rogério junto com ele.
Um degustador de vinho presente deu uma boa gargalhada e confidenciou:

Rogerio sabe o que está fazendo, ele está infiltrado no governo Bolsonaro para criar atritos e discórdias a serviço de Dória. Um grupo de empresários paulistas que o também potiguar Flávio Rocha faz parte, ligados ao governador Dória, que estão se afastando do Bolsonaro deram essa missão ao Rogério Marinho.
A primeira discórdia ele já criou propositalmente com Guedes inventando o Pró-Brasil. Rogerio está seguro e forrado, quando Bolsonaro cair ele ficará no Ministério ou será convidado pelo governador Dória para compor sua equipe.

Um participante desta confraria chapa branca que esteve presente passou as informações ao Blog do Primo.
Quando Rogério foi secretário de Desenvolvimento Econômico do RN criou com Flavio Rocha o Pró-Sertão que são facções de confecções.
Os presentes em meio a muitas garrafas de vinho e charutos Cohiba, fizeram um brinde ao astucioso Rogério Marinho. Apesar de ter sido militante da esquerda quando foi do PSB do governador Arraes, hoje o DNA de Rogério é do PSDB paulista com Dória e Flavio Rocha..

Bolsonaro deu um canto de carroceria em Rogério Marinho: “quem manda é Paulo Guedes”, disse o presidente

Rogério Marinho tentou puxar o tapete de Paulo Guedes

Com informações de O Globo

Dando um canto de carroceria no ministro Rogério Marinho, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (27), em uma entrevista coletiva na saída do Palácio da Alvorada, que o “homem que decide a economia” no Brasil é o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Bolsonaro deu a declaração ao sair de uma reunião com Guedes, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Netto. Os ministros estavam ao lado de Bolsonaro na coletiva.

“Acabei mais uma reunião aqui tratando de economia. E o homem que decide a economia no Brasil é um só: chama-se Paulo Guedes, disse o presidente sem a presença do ministro Rogério Marinho que entrou numa briga com Paulo Guedes. Ele nos dá o norte, nos dá recomendações e o que nós realmente devemos seguir”, disse Bolsonaro.