Pesquisa Ibope divulgada pela Inter TV Cabugi neste sábado (14) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos para a Prefeitura de Natal nas Eleições 2020:
O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. Um candidato é eleito no 1º turno se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial. Ou seja, o cenário da pesquisa aponta eventual 2º turno.
As perguntas cujas somas das porcentagens não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos ou de múltiplas respostas.
Advogada exercendo seu primeiro mandato foi destacada pela sua brilhante atuação parlamentar. Nina também revelou-se uma excelente legisladora apresentando e aprovando diversos projetos de Lei, requerimentos e emendas.
Nina na visão do Blog do Primo merece renovar seu mandato.
Vazou um áudio na Internet do Deputado Estadual. Nelter Queirozdizendo que a Prefeitura de Jucurutu (RN) pagava as contas de celular do filho do seu irmão Júnior Queiroz, atual candidato à Prefeito Iogo Queiroz, quando ele (Júnior) era prefeito do município.
O Ibope divulgará neste sábado, hoje (14), a última pesquisa de opinião sobre a sucessão municipal em Natal (RN). Foi encomendada pela Inter TVCabugi (RN 2) e será a pesquisa mais aguardada às vésperas da eleição na Capital Potiguar.
Ricardo Gurgel foi 5 vezes vereador de Parnamirim e presidente da Câmara Municipal sem nunca decepcionar seus amigos e eleitores.
Pessoa simples e atuante, amigos dos amigos. Sua vida foi servir ao povo.
Vale a pena votar, confira suas propostas:
O vereador Paulinho Freire chega à reta final da campanha eleitoral agradecendo a receptividade, o carinho e o apoio dos natalenses. Cercado de todos os cuidados necessários e com precauções reforçadas devido à pandemia, Paulinho percorreu as quatro regiões da cidade, visitou famílias, realizou reuniões e apresentou sua trajetória política à população.
“Chegamos à reta final desta campanha com o coração cheio de alegria e gratidão. Agradeço a cada um de vocês que me recebeu na sua casa, com carinho, apoio, ideias e sugestões para melhorar a vida de todos. Sempre busquei representar o natalense da melhor maneira possível com muito compromisso e honestidade para honrar a confiança da população. A crença de que podemos realizar a boa política tem norteado todos os meus passos até aqui e quero renovar o mandato para trabalhar ainda mais por essa cidade linda que eu tanto amo”.
Presidente da Câmara de Natal (RN) pela quarta vez, nos últimos dois anos ele se destacou como o presidente da Casa à frente da maior devolução de recursos da história do Legislativo natalense: R$ 7 milhões, que voltaram aos cofres da Prefeitura e foram investidos em serviços para a população e no combate ao Coronavírus.
De acordo com Paulinho Freire, a devolução expressiva é fruto de uma gestão de austeridade e zelo com o dinheiro público. “Seguimos com o mesmo planejamento aplicado desde o começo da nossa gestão, no início de 2019. Fizemos uma ‘guerra de economia’, cortamos gastos em todas as áreas, começando pela redução do quadro de comissionados, de despesas com gratificações, viagens, diárias, horas extras, carros alugados, introduzimos ponto eletrônico para os cargos comissionados, entre outras medidas. Este é o nosso perfil de trabalho: enxugar a máquina pública, zelar pelo dinheiro do contribuinte e administrar com responsabilidade”, reforçou.
HISTÓRICO
Paulinho Freire iniciou sua vida pública ainda jovem, sendo seu primeiro mandato como vereador por Natal em 1992. Foi eleito deputado estadual, já foi vice-prefeito de Natal e em 2012 assumiu a Prefeitura da nossa cidade, sendo eleito vereador por Natal no mesmo ano. Em 2017, ingressou para mais um mandato na Câmara Municipal de Natal e em 2019 passou a presidir a Casa. Também foi presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM/RN).
Com uma atuação parlamentar de destaque, só na sua última gestão foram mais de mil requerimentos atendidos, além de dezenas de leis, com destaque para áreas como combate à corrupção, inclusão social com atenção ao idoso, deficiente, pessoas com Transtorno do Espectro Autista, segurança pública, esporte, cultura, educação e saúde.
O Brasil está oficialmente saindo da recessão, afirmou nesta sexta-feira (13) o ministro da Economia, Paulo Guedes, ao participar virtualmente do 39º Encontro Nacional do Comércio Exterior (Enaex). “Recebemos hoje a notícia de que o Brasil está oficialmente está saindo da recessão”, disse Guedes.
Ele destacou que sua “hipótese de trabalho” é que as contaminações pelo novo coronavírus estão em queda e que a “vacina está chegando”. “O Brasil está conseguindo combater a doença. Isso é um fato que está acontecendo do lado da saúde. Do outro lado, da economia, é um fato que o Brasil está saindo da recessão”, enfatizou.
Para o ministro, o governo tem cerca de um ano e meio para transformar a retomada da economia em crescimento sustentável. “Em vez de uma onda de consumo, em uma forte recuperação cíclica, o desafio é transformar isso na ampliação da capacidade produtiva.”
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado nesta sexta-feira, mostrou crescimento de 9,47% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o segundo trimestre. Em setembro, comparado a agosto, houve expansão de 1,29%.
Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, foi registrada queda de 3%. Em 12 meses encerrados em setembro, houve retração de 3,32%.
Empregos
Guedes ressaltou que o país criou 300 mil empregos em setembro. Segundo o ministro, o “ritmo está tão forte que talvez seja difícil manter” a criação de emprego nesse patamar.
O ministro lembrou que, em anos anteriores de crise, as perdas de emprego foram maiores no que na atual. Neste ano, até setembro, a perda chegou a 550 mil postos de trabalho, contra 650 mil na recessão de 2015 (de janeiro a setembro) e 687 mil em igual período de 2016. “Os erros de política econômica causaram mais dano do que a pandemia”, afirmou.
Teto de gastos
O ministro da Economia voltou a defender o controle das contas públicas, por meio do teto de gastos. “Não vamos aumentar impostos, então precisamos do controle de gastos”, disse.
Para Guedes, o teto de gastos é uma “barreira contra a irresponsabilidade com as finanças públicas”. “É importante que lutemos para manter esse teto para mudar o eixo da economia brasileira que era baseada nos investimentos dirigidos pelo governo.”
Guedes destacou ainda que os servidores públicos “aceitaram com patriotismo” o congelamento de salários neste ano e em 2021 como contribuição para o enfrentamento da pandemia. “Os salários estavam muito acima da média do setor privado, e o funcionalismo, com patriotismo, porque não houve grandes reclamações, aceitou essa contribuição de não pedir aumento durante este ano de pandemia e o ano que vem, quando estaremos ainda com o efeito devastador sobre as finanças públicas”, afirmou.
Instituto Potiguar de Direito Eleitoral repudia veementemente declarações do vereador Cícero Martins sobre a Justiça Eleitoral
O Instituto Potiguar de Direito Eleitoral-IPDE repudiou com veemência através de nota, as declarações do vereador Cícero Martins sobre a Justiça Eleitoral.
O IPDE classificou como desrespeitosas, intempestivas e insustentáveis as palavras do vereador e que o parlamentar municipal contrariou o comportamento do Órgão Partidário ao qual o mesmo é filiado, uma vez que o partido dele postulou na Justiça Eleitoral a liberação dos atos de propaganda de rua.
Confira a íntegra da nota abaixo:
O Instituto Potiguar de Direito Eleitoral – IPDE, por seus membros ao final subscritos, em respeito à sociedade potiguar, vem, publicamente, em face das desrespeitosas, intempestivas e insustentáveis declarações do Exmo. Sr. Vereador Cícero Martins, no dia de ontem (12/11/2020) no Plenário da Câmara Municipal do Natal/RN, externar o completo repúdio ao pronunciamento do parlamentar que, injusta e ilegitimamente, atribui à Justiça Eleitoral, ao Tribunal Regional Eleitoral Potiguar e ao Tribunal Superior Eleitoral a decisão, no seu entender irresponsável, de manter as eleições municipais em meio à pandemia, esquecendo, porém, o parlamentar que tal decisão foi fruto de Emenda Constitucional, portanto, de decisão do Congresso Nacional, que representa a vontade soberana do Povo Brasileiro.
Outrossim, as normas expedidas pela Justiça Eleitoral reafirmaram a competência dos entes federados para regular, limitar, permitir ou proibir os movimentos de rua, conforme entendimento sufragado no Excelso Supremo Tribunal Federal. Destaque-se, ainda, que, além de infundadas, desrespeitosas, indignas do mandato popular a si confiado, as declarações do parlamentar municipal contrariam o comportamento do Órgão Partidário ao qual o mesmo é filiado (não criticado pelo Edil), posto que postulou na Justiça Eleitoral a liberação dos atos de propaganda de rua.
Neste cenário, o IPDE presta o irrestrito e integral apoio, bem como solidariza-se com o Eg. TRE-RN, bem como com seus Exmos(as). Srs(as). Drs(as). Membros que possuem reputação ilibada e merecem a admiração e o respeito da População Potiguar, ao mesmo tempo em que repudia veementemente o pronunciamento parlamentar.
Natal/RN, 13 de novembro de 2020.
CRISTIANO LUIZ BARROS FERNANDES DA COSTA Presidente OAB/RN 5695
WLADEMIR SOARES CAPISTRANO Vice Presidente OAB/RN 3215