Arquivo diários:18/01/2021

Confira com será etapas da vacinação no RN

Clique aqui e acesse o plano estadual de vacinação contra a Covid-19 (atualizado em 15/01/2021)

Grupos prioritários

  • Trabalhadores da área da saúde (incluindo profissionais da saúde, profissionais de apoio, cuidadores de idosos, entre outros);
  • Pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas;
  • População idosa (60 anos ou mais);
  • Indígena aldeado em terras demarcadas aldeados, comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas;
  • População em situação de rua;
  • Morbidades (Diabetes mellitus; hipertensão arterial grave – difícil controle ou lesão de órgão alvo; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grau III);
  • Trabalhadores da educação;
  • Pessoas com deficiência permanente severa;
  • Membros das forças de segurança e salvamento;
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • População privada de liberdade;
  • Trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de carga.

Grupos Prioritários por fases de Vacinação

Meta: Vacinar os grupos prioritários até o final do primeiro semestre de 2021.

Fase 1

  • Trabalhadores de Saúde;
  • Pessoas de 75 anos e mais;
  • Pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas;
  • População indígena aldeado em terras demarcadas aldeada, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

Fase 2

  • Pessoas de 60 a 74 anos.

Fase 3

  • Pessoas com comorbidades.

Os demais grupos prioritários serão vacinados nas demais fases de modo que a estimativa populacional está sendo atualizada pelo Ministério da Saúde para avaliação de qual fase esses grupos estarão inseridos, de acordo com o cenário de disponibilidade de vacinas e estratégias de vacinação.

Governadora Fátima Bezerra participa ato simbólico de entrega da vacina em São Paulo

A governadora Fátima Bezerra (PT), vai participar de um ato simbólico de entrega das vacinas, na segunda-feira 18, em São Paulo, para começar a campanha de vacinação no Rio Grande do Norte. A chefe do Executivo estadual divulgou o convite, feito pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello, nas redes sociais. Na tarde deste domingo, o ministério informou que a vacinação em todo o país deve começar na quarta-feira 20.

 

Boneco de Bolsonaro sujo de sangue em frente à Anvisa

Sérgio Lima/Poder360

Um ato pró-vacina foi organizado pela Frente Povo Sem Medo em frente à Anvisa na manhã deste domingo (17.jan.2021). A agência realiza sessão em que analisa a liberação emergencial das vacinas CoronaVac e Astrazeneca.

Organizado com apoio do Psol e do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), grupo liderado por Guilherme Boulos (Psol), ex-candidato a prefeito de São Paulo, a manifestação conta com aproximadamente 50 participantes. O número reduzido, segundo os organizadores, se dá para evitar aglomerações.

O ato contou com um boneco do presidente Jair Bolsonaro sujo de sangue, como forma de associa-lo às mortes por coronavírus. As imagens foram rapidamente repercutidas por Boulos em suas redes sociais.

“Hoje tem manifestação do Povo Sem Medo em frente à Anvisa pela liberação imediata da vacina e contra a politização anticiência de Bolsonaro no órgão. Vacina já! Fora Bolsonaro!”

PODER360

Governo do RN recebe 12 pacientes com covid-19 do Amazonas

O Estado do Rio Grande do Norte recebeu, na madrugada desta segunda-feira (18), 12 pacientes transferidos do Amazonas, a pedido da secretaria de saúde daquele estado. O avião pousou às 2h50 na Base Aérea de Natal (Bant), em Parnamirim. A operação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), contou com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que fez o transporte dos enfermos e da equipe médica, das forças de segurança estaduais e federais, da Samu Natal e RN e também da STTU (Secretaria de Municipal de Mobilidade Urbana). O secretário Cipriano Maia (Sesap) estava presente na chegada do voo e deu as boas-vindas oficialmente aos amazonenses.

“Trata-se de uma operação humanista, de amor ao próximo, de grande relevância para a saúde pública na defesa da vida dos amazonenses, que aqui chegam e que são bem acolhidos para serem atendidos”, declarou. Inicialmente seriam 10 pacientes, mas a secretaria do Amazonas solicitou mais duas vagas à rede estadual hospitalar do RN. Os dois enfermos adicionais foram transferidos para o Hospital Giselda Trigueiro e 10 estão no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), que integra a rede de instituições coordenada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e está recebendo pacientes do Amazonas em diversos estados brasileiros.

“Tudo está preparado para que os pacientes recebam o tratamento da melhor forma possível. Aqui no Rio Grande do Norte, teremos todo apoio tanto da equipe do HUOL como do Giselda e da Sesap para garantir informações aos familiares e o devido apoio à distância com a secretaria de saúde do Amazonas”, afirmou Cipriano. Segundo ele, o RN não corre risco de sofrer com a falta de oxigênio, fato garantido pela empresa que fornece o insumo ao estado.

“Tivemos uma decisão precavida, lá no início da pandemia, de instalarmos tanque de oxigênio em toda rede hospitalar do estado. Só tem um hospital que não tem e já estamos providenciando a instalação. Portanto, não temos risco imediato a não ser que haja problema de grande proporção”, explicou. Mas, mesmo com disponibilidade de leitos e com a chegada da vacina, ele faz um alerta para a população manter os cuidados de prevenção, como uso da máscara, álcool 70º e distanciamento social.