Por André Guilherme Vieira | Valor
CURITIBA – “É natural que pessoas investigadas reajam”, afirmou o coordenador da força-tarefa de procuradores da Operação Lava-Jato, Deltan Dallagnol, a respeito das declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desta quinta-feira sobre a denúncia de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a suposta ocultação de um tríplex.
“E quando essas pessoas são poderosas econômica e politicamente, a reação toma vulto. Então, não nos surpreende. Encaramos com naturalidade”, afirmou Dallagnol, durante palestra realizada nesta quinta-feira na Segunda Semana da Democracia, evento realizado em Curitiba.
Ao começar sua apresentação, em que falou sobre reforma política e combate à corrupção, o procurador que anunciou a denúncia contra Lula arrancou risos da plateia: “Hoje não vou usar nenhum slide aqui”, referindo-se à apresentação feita na véspera, durante a entrevista coletiva sobre a acusação a Lula.
Apesar de dizer que não falaria sobre a acusação formal feita pelo Ministério Público Federal (MPF) contra Lula, Dallagnol comparou a postura do ex-presidente e da militância do PT a reações ocorridas em outros momentos em que a ação da Lava-Jato foi questionado.