Robinson foi pessoalmente a TAM apresentar diferencial potiguar para receber HUB

O governador, Robinson Faria acompanhado do secretário de Turismo, Ruy Gaspar, deu mais um passo importante para receber o primeiro hub – centro de conexões de voos domésticos e internacionais – do Nordeste para o grupo Latam Airlines (das companhias aéreas Tam e Lan). Em uma reunião realizada em São Paulo, na tarde desta segunda-feira (4),  Robinson  apresentou ao grupo uma série de argumentos que credencia o estado a receber o investimento. Ao final da reunião, a representante das empresas aéreas anunciou que irá aprofundar o estudo das vantagens do RN.

Entre os critérios que serão analisados, segundo documento enviado ao governo do RN, estão a localização geográfica, infraestrutura aeroportuária e seu potencial de desenvolvimento, além das condições de bom atendimento ao cliente.

Em sua apresentação, o governador Robinson demonstrou que a posição geográfica do aeroporto potiguar, situado na grande Natal, coloca o Rio Grande do Norte em vantagem, principalmente para viagens e conexões internacionais. O RN – esquina da América do Sul – é o estado brasileiro mais próximo dos continentes europeu e africano. No Nordeste, está em uma posição de equidistância entre as capitais. O líder do Executivo estadual ainda apontou que o Rio Grande do Norte é um dos poucos estados que contam com uma refinaria de Querosene de Aviação (QAV) no Nordeste. Além disso, diante da redução do ICMS sobre o combustível de 17% para 12%, realizada em sua gestão, propiciou a redução dos custos das empresas aéreas com o insumo responsável. A infraestrutura aeroportuária da primeira concessão privada do Brasil também foi um diferencial apresentado.

O aeroporto Aluízio Alves, com 15.000 km², possui a maior área patrimonial e maior pista de pouso (3.300 x 60) entre os três aeroportos que participam da disputa. O terminal tem a maior capacidade ociosa, trabalhando atualmente com apenas 40% da demanda possível, hoje 6,2 milhões.

 

Deixe um comentário