Arquivo diários:12/08/2015

Lascou: segundo o Estadão, Henrique Alves está na relação dos envolvidos com doleiro da Lava Jato

Doleiro apontou ao menos 195 envolvidos, diz defesa

Quando li o documento do escritório Figueiredo Basto Advocacia, disponibilizado pelo Estadão em PDF (veja nota anterior, abaixo), logo lembrei que em dezembro do ano passado o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, outro operador do petrolão, também havia citado políticos de peso como tendo participação no esquema. Na imagem que printei na época do site do Estadão, o blog do jornalista Fausto Macedo destacava os personagens e seus respectivos partidos. Confira na imagem lá de cima.

Seguem abaixo as seis (6) folhas com os nomes de políticos e empresários envolvidos no esquema do petrolão, segundo delação feita pelo doleiro Alberto Youssef, um dos principais operadores do maior golpe contra os cofres públicos já aplicado no País.

As páginas fazem parte de extenso documento encaminhado pelo escritório Figueiredo Basto Advocacia para a Justiça do Paraná, onde o acusado está preso. Todos os nomes de peso da política nacional estão contidos na lista. O único nome do RN é o do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Todo o material pode ser visto e copiado em formato PDF no site do jornal O Estado de S. Paulo clicando no link a seguir: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/wp-content/uploads/sites/41/2015/08/defesapreviayoussef.pdf

0youssef

Fonte: Blog do Alex Medeiros

DEM comandará CPI dos Fundos de Pensão na Câmara

Para a relatoria, foi escolhido o pemedebista Sérgio Sousa. A investigação é tida como mais um trunfo do presidente da Casa, Eduardo Cunha, para constranger o governo

 

O deputado Efraim Filho (DEM-PB) foi eleito, nesta quarta-feira (12), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão, instituída para investigar indícios de irregularidades na gestão dos fundos de previdência complementar de funcionários de estatais e de servidores públicos entre os anos de 2003 e 2015.

Para a relatoria foi escolhido o deputado Sérgio Souza (PMDB-PR).  Por uma articulação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o PT foi alijado do comando das principais comissões instituídas no segundo semestre. A investigação sobre os fundos de pensão é tida como um dos trunfos do parlamentar fluminense contra o governo ao lado das investigações relacionadas ao BNDES, instituída na semana passada.

“A grande novidade desta CPI é que não há uma investigação paralela”, disse o deputado Efraim Filho, em alusão à CPI da Petrobras, que acontece em paralelo à Operação Lava Jato, da Polícia Federal, sobre desvio de recursos da Petrobras.

O deputado Sérgio Souza afirmou que o trabalho da comissão poderá ir além da investigação dos fundos de pensão da Petrobras (Petros), dos Correios (Postalis), da Caixa Econômica Federal (Funcef) e do Banco do Brasil (Previ). “Nós não podemos nos restringir a esses fundos. O Parlamento tem obrigação de fiscalização. Se tiver indícios em outros fundos com certeza vamos avançar”, disse. A intenção de Sousa é convidar todos os presidentes dos quatro fundos de pensão para falar sobre a gestão dos recursos para aposentadoria dos servidores dessas estatais.

Também foram escolhidos o 1º vice-presidente, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), 2º vice-presidente, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), e 3º vice-presidente, deputado Hissa Abrahão (PPS-AM).

Salgado Filho ou Agnelo Alves?

Salgado Filho

Corre na cidade a conversa que o prefeito Carlos Eduardo Alves está querendo trocar o nome da Avenida Salgado Filho pelo nome de seu falecido pai Agnelo Alves.

Eu não acredito que ele tenha coragem, não pelo fato do pai dele desmerecer uma homenagem, mas pelo fato da mudança de denominação de uma avenida causa na vida das pessoas. Imagine que todas as empresas e lojas comerciais terão que fazer aditivos na Junta Comercial e Receita Federal mudando o endereço, pessoas físicas moradores terão que mudar seus cadastros em bancos e repartições públicas, isto sem contar com o problemão que causa aos Correio.

Seria um abuso desmedido para homenagear o pai, ‘desomenagear‘ o gaúcho Salgado Filho, alegando que ele nada fez por Natal. Levando esse argumento em consideração, temos que trocar o nome de muitas ruas da cidade. O que danado fez por Natal, Ayrton Senna, Petrakely, Bernardo Vieira, presidente Lincoln, presidente Bandeira, João XXIII entre outros? Nada, mas trata-se de vultos que marcaram sua época.

Salgado Filho pode não ter feito nada diretamente em Natal, mas foi um dos criadores do Correio Aéreo Nacional e da Escola de Aeronáutica, que resultou na separação da Força Aérea Brasileira do  Exército. Estimulou a criação de aeroportos para aviação comercial no Brasil.

Agnelo Alves e seu filho prefeito Carlos Alves

O soldado Vasco, atento a tudo que acontece na cidade, sugeriu homenagear o ex-prefeito e deputado, Agnelo Alves, pai do prefeito Carlos Eduardo Alves, sem mexer com o nome das avenidas, para isso basta ele denominar as vias marginais da BR 101, assim poderia ficar no sentido Natal/Parnamirim com e denominação ‘ Marginal prefeito Agnelo Alves’ e no sentido Parnamirim/Natal de ‘ Marginal deputado Agnelo Alves.

O falecido pai do prefeito daria nome a duas vias importantes na principal entrada de Natal.

As vias mais importantes de São Paulo são as marginais Pinheiros e Tietê.

Desta maneira todos iriam compreender a justa homenagem.

Nova prisão complica pedido de indulto de Dirceu

A nova prisão do ex-deputado e ex-ministro José Dirceu, pela Operação Lava Jato, praticamente elimina a possibilidade de ele ser beneficiado pelo indulto natalino, perdão judicial concedido anualmente pela presidente Dilma Rousseff. Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a sete anos e 11 meses de prisão pelo crime de corrupção ativa no julgamento do mensalão, Dirceu trabalhava com a possibilidade de receber o benefício da extinção da pena em dezembro.

O indulto é concedido a presos, em regime aberto ou prisão domiciliar, que já cumpriram um quarto da pena e tenham menos de oito anos a cumprir. O benefício, porém, só é previsto a quem não tem falta disciplinar de natureza grave nem é reincidente. A prisão preventiva decretada pelo juiz Sérgio Moro, que conduz as investigações da Lava Jato, põe a reincidência como um obstáculo às pretensões do ex-ministro.

A defesa de Dirceu pretendia entrar com pedido de indulto em novembro, quando ele terá cumprido um quarto de sua pena no mensalão. Advogados ouvidos pelo Congresso em Focoem caráter reservado avaliam que as chances de acesso ao benefício caíram drasticamente com a prisão do ex-ministro no início da semana passada. A concessão do indulto passa por parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) e por análise do Supremo Tribunal Federal (STF), que, segundo essas mesmas fontes, dificilmente avalizarão a extinção da pena de um condenado acusado de praticar novos crimes, inclusive no período em que estava preso.

Deputado Álvaro Dias contratou ampla sondagem da situação politica eleitoral de Caicó

Informação segura do soldado Vasco, dá conta que o deputado estadual, Álvaro Dias contratou uma consultoria politica para levantar toda situação política, partidária e eleitoral de Caicó com vitas às eleições do ano que vem.

O instituto não é do RN.

O trabalho é sigiloso e contará com mapeamento político e seis rodadas de pesquisas qualitativas e quantitativas.

O resultado do trabalho será avaliado bimestralmente e finalizado em março do ano que vem, ou seja, um mês antes das convenções.

 

Cadela ‘chora’ ao reencontrar filhotes que estavam perdidos

Do BOL, em São Paulo

Um vídeo postado na internet chamou a atenção de internautas ao mostrar uma cadela, ao lado dos filhotes, ‘chorando’.

O animal teria ficado ‘emocionado’ após reencontrar os bebês, que estariam perdidos. As imagens foram vistas por mais de nove milhões de pessoas no Facebook. No YouTube, o vídeo já foi visualizado por mais de 500 mil.

Nas redes sociais, além dos internautas que se comoveram com a história, outros questionaram o ‘choro’ do cão.

“Cães não choram. Essa condição é chamada epífora (condição que ocorre quando há uma produção excessiva de lágrimas, drenagem inadequada das lágrimas normais ou a combinação de ambos). Pessoas estúpidas estão sempre tentando humanizar cada criatura no planeta”, disse um internauta após ver o vídeo.

A origem do vídeo é desconhecida.

 

Cadela 'chora' ao reencontrar filhotes que estavam perdidos

Do BOL, em São Paulo

Um vídeo postado na internet chamou a atenção de internautas ao mostrar uma cadela, ao lado dos filhotes, ‘chorando’.

O animal teria ficado ‘emocionado’ após reencontrar os bebês, que estariam perdidos. As imagens foram vistas por mais de nove milhões de pessoas no Facebook. No YouTube, o vídeo já foi visualizado por mais de 500 mil.

Nas redes sociais, além dos internautas que se comoveram com a história, outros questionaram o ‘choro’ do cão.

“Cães não choram. Essa condição é chamada epífora (condição que ocorre quando há uma produção excessiva de lágrimas, drenagem inadequada das lágrimas normais ou a combinação de ambos). Pessoas estúpidas estão sempre tentando humanizar cada criatura no planeta”, disse um internauta após ver o vídeo.

A origem do vídeo é desconhecida.

 

Facebook se recusa a retirar página que pede a morte de Lula

Grupo aberto da rede social tem ofensas, mensagens de ódio e possui mais de 5 mil membros

 

POR CONGRESSO EM FOCO

O Facebook se recusou a retirar página da rede social que pede pela morte do ex-presidente Lula. Como uma espécie de fórum, a página é um grupo aberto de discussão, que, de acordo com a própria descrição, “visa enterrar essa figura que acabou com a vida de milhares de brasileiros”.

O conteúdo da página – que até esta terça-feira (11) tinha pouco mais de 5 mil membros – inclui ofensas e mensagens de ódio contra o ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff e ao PT.

Uma publicação na fan page do ex-presidente petista, de 7 de agosto, afirma que a comunidade “ameaça a vida de Lula” e faz apelo aos seguidores que denunciem a página. Ainda de acordo com o post, o pedido foi feito antes do ataque a bomba, em 30 de julho, na sede do Instituto Lula, em São Paulo. No entanto, a rede social se nega a retirar a página do ar, alegando que o grupo não oferece “ameaça real” ao ex-presidente.