Arquivo diários:13/11/2016

Com futuro indefinido para 2017, GP Brasil tem queda de público

Resultado de imagem para formula 1 brasil 2016PAULO ROBERTO CONDE
DE SÃO PAULO
DANIEL MÉDICI
SANDRO MACEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nem a despedida de Felipe Massa, brasileiro com mais pódios em Interlagos (cinco, com duas vitórias), foi suficiente para alavancar o público do GP Brasil de 2016.

De acordo com a assessoria do evento, a etapa brasileira da F-1 recebeu 128,1 mil pessoas nos três dias (o público apenas de domingo não foi revelado), 8,3 mil pessoas a menos do que no ano passado. O público também é menor que o de 2014 (133,1 mil) ano em que Massa levou sua Williams ao pódio.

Além de ser a última corrida de Massa no circuito paulistano na categoria, a prova ainda tinha o atrativo de poder colocar um ponto final na disputa do título, o que aconteceria em caso de vitória de Nico Rosberg.

Com o triunfo de Lewis Hamilton, porém, a decisão ficará para a última etapa, dia 27 de novembro, em Abu Dhabi.

O GP Brasil não está garantido para 2017. No calendário provisório já divulgado pela FIA, a etapa brasileira aparece com um asterisco e ainda depende de confirmação da organização.

O prova em Interlagos perdeu patrocínios da Petrobras e da Shell e teve prejuízo neste ano. O próprio Felipe Massa manifestou sua preocupação com a chance de a tradicional etapa deixar o calendário.

“Tenho certeza de que Bernie está colocando pressão, como ele sempre faz, com circuitos que estão com problemas. Sabemos como ele é. Mas o momento no Brasil é de crise. Espero que F-1 fique em São Paulo, mas com certeza temos risco de perdê-la”, disse a jornalistas no sábado.

Nesta semana, o atual prefeito Fernando Haddad também se encontrará com o prefeito eleito João Doria para discutir o futuro das reformas de Interlagos.

Uma terceira etapa de reformas no paddock e nos boxes está prevista para começar, mas a obra depende dos planos de Doria, que falou durante sua campanha em privatizar o autódromo.

Trump escolhe líder do establishment como chefe de gabinete

ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
DE NOVA YORKReince Priebus, presidente do Partido Republicano, durante evento de campanha de Trump em Nova YorkA Casa Branca de Donald Trump começa a tomar corpo: o presidente eleito anunciou neste domingo (13) que o presidente do Partido Republicano, Reince Priebus, será seu chefe de gabinete.

A escolha de um nome do quadro partidário para um posto-chave de sua administração é um aceno ao establishment da legenda, que se arrepiava com outro candidato ao cargo: Stephen Bannon.

Ele era o presidente do Breitbart News até ser chamado para chefiar a campanha de Trump. Bannon será, segundo o comunicado, “estrategista-chefe” e “conselheiro-sênior” no governo Trump.

Seu site virou plataforma para muitas das ideias mais radicais da chamada “alt-right” (direita alternativa). Cresceu em audiência na medida em que elevou o tom contra líderes republicanos.

Lá o presidente da Câmara, Paul Ryan, foi chamado de “fracasso”. O senador do Arizona e ex-presidenciável John McCain virou alvo por apoiar uma reforma da imigração (“ele é o ‘poster boy’ para a desonestidade do establishment”).

E o líder da maioria no Senado, Mitch McConell, foi acusado de fazer mais pela democrata Hillary Clinton do que pelo candidato do partido: “A elite republicana poderia sobreviver a uma vitória dela, mas as chances de superar uma de Trump são bem menores”.

Durante as prévias partidárias, Priebus não tinha a melhor das relações com Trump. O empresário chegou a acusá-lo de ser conivente com aqueles que tentavam orquestrar sua derrubada. “Priebus deveria ter vergonha, porque ele sabe o que está acontecendo”, disse em abril.

Os dois se aproximaram nos últimos meses, e o republicano foi recompensado com um dos postos mais graduadas da futura Casa Branca (equivalente, no Brasil, a ministro da Casa Civil).

Priebus é visto como uma ponte com congressistas republicanos após Trump passar a campanha prometendo “drenar o pântano”, como se referia à “turma de Washington”. O partido manteve maioria na Câmara e no Senado, e a nomeação seria uma forma de garantir boa relação entre Executivo e Legislativo.

Trump já agradara republicanos reticentes com sua vitória ao apontar seu vice, Mike Pence, como chefe da equipe de transição. Nome querido em Washington, o governador de Indiana é também um elo com outros líderes estaduais.

Para tanto, o bilionário “despromoveu” do posto o governador de Nova Jersey, Chris Christie, um dos primeiros a apoiar sua candidatura. Christie era um quadro menor na hierarquia interna.

No e-mail em que divulgou a novidade, a equipe de Trump pôs panos quentes em possíveis desavenças internas, com declarações de Bannon (de perfil ideológico) e Priebus (mais um operário da legenda).

A primeira fala transcrita é do presidente eleito: “Steve e Reince são líderes altamente qualificados que trabalharam bem juntos em nossa campanha e nos levaram a uma vitória histórica. Agora tenho os dois comigo na Casa Branca e vamos trabalhar para fazer a América ser grandiosa de novo”.

Em seguida, Bannon agradece pela “oportunidade de trabalhar com Reince”, após “uma parceria muito bem-sucedida”. Já Priebus se diz honrado pela chance de ajudar Trump a realizar sua agenda, como “proteger nossas fronteiras” e “repelir o Obamacare”.

 

Vereadores discutem com Álvaro Dias sucessão da mesa diretora da Câmara de Natal

alvarodias

O deputado Álvaro Dias esteve reunido nesta sexta-feira (11) com um grupo de vereadores, em seu gabinete na Assembleia Legislativa. A demorada reunião, versou sobre diversos assuntos, inclusive sobre o resultado eleitoral do último pleito e pretensões futuras desses edis, com relação à sucessão de Franklin Capistrano, na Câmara Municipal.

À noite, houve uma segunda reunião na residência de Álvaro Dias, também com vereadores. Essa contou porém, com a presença do vereador Kleber Fernandes, que é candidato a presidente do Legislativo Municipal, em Natal. Aliados de Kléber estão otimistas com a sua candidatura e não pretendem divulgar nomes, nem quem faz parte do seu grupo de apoio.

Entendem que a melhor estratégia é o silêncio e a surpresa. “Se o segredo é alma do negócio como dizem, isso é muito mais verdadeiro na política.” – disse um vereador.

E acrescentou ao blog, que Kléber continua avançando, inclusive com mais duas reuniões programadas.

Navio de carga afunda a caminho de Fernando de Noronha

Um navio de carga naufragou na noite do sábado (13) durante o trajeto que fazia para a Ilha de Fernando de Noronha. A embarcação NAVEMAR XII partiu do Porto do Recife e tinha seis tripulantes a bordo. A tripulação foi resgatada e passa bem.

Primo Trump confirma que fará muro na fronteira com México

Da Agência Ansa

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou neste domingo (13) que manterá a promessa de construir um muro na fronteira com o México quando assumir a Casa Branca.

A declaração foi feita em uma entrevista à emissora CBS, mas o republicano admitiu que, em determinados trechos da fronteira, será feita apenas uma cerca. Ainda na disputa eleitoral, o magnata irritou mexicanos ao dizer que o país latino pagaria pelo muro

Além disso, Trump declarou que deportará “imediatamente” entre 2 e 3 milhões de imigrantes clandestinos com antecedentes criminais. Durante a campanha, o magnata havia prometido que uma de suas primeiras medidas na Presidência seria expulsar pessoas vivendo ilegalmente no país. “Aquilo que faremos é jogar fora do país ou prender as pessoas que são criminosas, têm antecedentes criminais, membros de gangues, traficantes de droga”, disse.

Na última semana, Trump deu uma entrevista ao jornal The Wall Street Journal, na qual reconhece que partes do sistema de saúde criado pelo presidente Barack Obama, o “Obamacare”, podem ser mantidas, embora tivesse prometido enterrar o projeto assim que tomasse posse.

Enquanto isso, seguem os protestos contra e eleição do magnata. Em Portland, que tem sido palco dos atos mais violentos, 19 pessoas foram presas na noite de sábado (12) após confrontos com a polícia. As manifestações vêm acontecendo desde quarta-feira (9) em várias cidades do país.

Prefeito do PSD de São Paulo do Potengi é denunciado por conduta irregular na eleição

Resultado de imagem para Naldinho são paulo do potengi
Secundo Pacelli, Naldinho corrompeu a eleição

O Cartório Eleitoral de São Paulo do Potengi recebeu no fim da tarde de (11/11) uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE, protocolada pelo engenheiro Eugênio Pacelli, candidato a prefeito pelo PDT no pleito de 2016, que perdeu a eleição para o atual prefeito, Naldinho do PSD, por apenas 28 votos num universo de quase 14 mil eleitores.

Na Ação, acompanhada de robustas provas documentais, ele acusa o adversário Naldinho de abuso de poder político e captação ilícita de votos.

Como provas do uso da conduta ilícita do prefeito que disputou a reeleição, com uso da máquina pública para desequilibrar a disputa, foram juntadas dezenas de nomeações publicadas no Diário Oficial Eletrônico, além de conversas de whatsapp, mensagens, fotografias e postagens em redes sociais.

Para o primo  Pacelli, não há dúvidas que o prefeito Naldinho praticou, de forma explícita e sem pudores, à luz clara do dia, a vedação expressa na Lei 9504/97, a captação ilícita de sufrágio, que constitui em doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública. “Por isso deve ser aplicada a pena de cassação do registro ou diploma”, pontuou.nota do carório

Sendo no RN não conseguiria visitar nenhuma, todas estariam fechadas: de surpresa o Papa visita UTI neonatal

O papa Francisco visitou de surpresa dois hospitais italianos durante a “Sexta-feira da Misericórdia”, criada por ele para marcar o Ano Santo Extraordinário.

O primeiro local visitado foi o hospital San Giovanni, que fica em Roma, e que atende crianças. O Pontífice visitou o pronto-socorro e o setor de neonatologia, que atende 12 bebês com vários tipos de doenças, sendo que cinco deles estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em condições críticas.

Assim como qualquer pessoa que entra nesses setores, Jorge Mario Bergoglio usou roupas e máscara apropriada e higienizada. De acordo com a imprensa oficial do Vaticano, o sucessor de Bento 16 encontrou com o pais das crianças e prestou seu apoio e conforto.

“Nesta tarde, o papa Francisco realizou mais uma visita da tradicional ‘Sexta-feira da Misericórdia. Há poucos dias da canonização de Madre Teresa, que desenvolveu um grande trabalho à favor da vida, o Papa está visitando duas estruturas fortemente significativas”, divulgou em nota a Santa Sé.