Arquivo diários:18/06/2017

Após 40 anos, mulher segue pista no Facebook e finalmente descobre quem é seu pai

O encontro de Al Annunziata e sua filha Jyll Justamond em um restaurante em Nova Jersey, EUA

Do UOL, em São Paulo

Um homem encontrou sua filha de 40 anos pela primeira vez. Ela estava em busca de seu pai por décadas.

A filha Jyll Justamond disse que tinha poucas informações do pai fornecidas pela mãe. Sabia que o primeiro nome dele era Al, era italiano e que trabalhava em um bar chamado Neary’s nos anos 1970.

Em abril, ela publicou um post em um grupo no Facebook para Palisades Park, onde o bar, hoje fechado, estava localizado. Com isso, ela chegou ao antigo dono, que disse saber exatamente quem ela estava procurando.

“Eu disse: ‘eu sei que isto é louco, mas aconteceu de você conhecer um jovem chamado Al que trabalhou ou passou por aí em 1976 ou 1977?'”, disse Justamond. “Ele respondeu: ‘Oh, você quer dizer Al Annunziata'”.

Pouco tempo depois, Annunziata recebeu uma mensagem perguntando: “você é Al?”.

“Ela disse: ‘talvez você conheça minha mãe biológica. O nome dela é Linda”, disse Annunziata a WCBS-TV.

Annunziata, de 63 anos, disse que quando a mãe de Justamond ficou grávida quatro décadas atrás, ela disse que outra pessoa era o pai. Ele diz ter acreditado nela, mas a ideia de que a criança pudesse ser dele nunca deixou a sua mente.

“Essa dúvida me acompanhou todos esses anos como uma pergunta ardente. Ela nunca foi resolvida”, disse.

Após um teste de paternidade que provou que ele era o pai, Justamond viajou do Colorado a Nova Jersey para encontrá-lo. O encontro ocorreu no domingo (11).

“Este é apenas o começo. Não vou deixá-la sair da minha vida nunca mais”, disse Annunziata.

Depois de muita arenga, novo procurador-geral será empossado no MPRN

Depois de uma arenga de alguns membros do Colégio de Procuradores que afirmaram em nota o impedimento do atual procurador-geral, Rinaldo Reis em transmitir o cargo,  a posse do promotor de Justiça Eudo Rodrigues Leite, no cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte será nesta segunda-feira 19, às 19h, no auditório da Escola de Governo Dom Eugênio Sales, no Centro Administrativo.

A solenidade acontece durante sessão extraordinária e solene do Colégio de Procuradores de Justiça do MPRN.

Homem responde a anúncio do Facebook para ganhar cão e é morto na frente dos filhos

Colaboração para o UOL – O norte-americano Scott Bowman foi morto dentro de sua casa na noite da última quarta-feira em Jacksonville, nos Estados Unidos. A noiva de Scott, Chelsea Bowman, relatou o episódio para a WFTV, emissora da rede de TV ABC, dos EUA.

Chelsea explicou que eles estavam separados, mas iriam casar novamente em breve. Ela disse que o casal queria um cachorro. Por esse motivo, eles responderam a um anúncio no Facebook de um homem que queria dar um cão.

Chelsea disse que falou para o homem – cujo nome não foi informado pela polícia local – que iria levar o cachorro. Mas, segundo ela, o homem insistiu em ir com o casal para a residência deles.

Quando eles chegaram em casa, Chelsea contou que eles convidaram o homem para uma bebida, como forma de agradecimento por ganharem o cachorro. Ela observou que a partir daí as coisas ficaram estranhas. “O cara tirou os sapatos e ficou. E ele não queria sair, deixando tudo muito desconfortável”.

Segundo Chelsea, o casal reiterou ao homem que era para ele deixar o local porque as crianças precisavam dormir – mas ele se recusou a sair. “Ele passou a ficar muito instável, (parecia) muito bêbado. Meu marido (Scott) foi usar o banheiro, e ele o esperou. Depois o agarrou e começou a agarrá-lo, derrubá-lo, agredi-lo. Scott não estava vencendo a luta”.

Chelsea explicou que a sua filha lhe contou que viu o homem apontar uma arma para a cabeça de Scott, que conseguiu se desvencilhar, ficar com a arma e atirar no braço do homem. A filha disse ainda que Scott começou a correr, mas o homem atirou no seu peito.

“(A filha) Kinley começou a gritar: ‘Você atirou no meu pai! Você atirou no meu pai!’. Eu disse a ele: ‘Corra! Vá buscar ajuda!’. Enquanto isso, tentei acordar o meu marido”.

Quando os policiais chegaram, havia um homem fora que lhes contou que se envolveu no tiroteio. Por isso, ele foi detido para averiguações. A Polícia local informou que, na última sexta, os indivíduos envolvidos no tiroteio foram identificados, e a investigação está em curso.

Chelsea Bowman disse que seu marido foi assassinado, e ela quer o assassino preso. “Eu sinto falta do meu marido. Eu só quero que ele volte. Sigo pensando que foi um sonho horrível”.

Em defesa do Estado laico e apoio às “Diretas Já”, Parada Gay atrai multidão em SP

Do UOL, em São Paulo

Sob o lema “Independente de nossas crenças, nenhuma religião é lei. Todos e todas por um Estado laico”, a Paulista já mobilizava a multidão logo no início do evento. Famílias com crianças, jovens e veteranos de outras Paradas dividiam espaço na tradicional via paulistana, palco do ato há mais de duas décadas.

Para Nelson Matias, sócio-fundador da ONG Associação da Parada do Orgulho LGBT, organizadora do evento, a hora é de festejar, “mas também reivindicar nossos direitos”. “Estamos aqui em nome do amor, da tolerância e da diversidade”, diz.

Ele explica que a temática da defesa do Estado laico foi escolhida por abranger não só a causa LGBT, mas também os direitos das mulheres e de outras religiões de matrizes africanas, ameaçadas pelo “fundamentalismo” no qual, segundo ele, é calçada a atuação da bancada evangélica no Congresso.

André Carvalho/UOL

Nelson Matias, um dos organizadores da Parada Gay 2017

“A religião não pode ocupar o espaço do Estado. Não podemos deixar que uma teocracia se instale no país”, diz Matias.

Ele cita o projeto de lei que criminaliza a homofobia, emperrada há 16 anos no Congresso, como um exemplo de atuação da bancada evangélica que atinge frontalmente as lutas por direitos da comunidade LGBT.

O Estatuto da Família e a retirada da discussão de gênero no Plano Nacional de Educação também são considerados por Matias retrocessos avalizados pelos parlamentares evangélicos em Brasília.

“Os direitos foram conquistados através do Judiciário, mas o Legislativo quer criar leis para anular essas conquistas”, diz.

André Carvalho/UOL

A estudante Natasha Ferreira distribui leques com o lema “Diretas Já” durante a Parada Gay 2017

“Fora, Temer” e “Diretas, Já”

Matias afirma que as bandeiras “Fora Temer” e “Diretas Já” estarão presentes em discursos realizados nos 19 trios elétricos que ocupam a Paulista.

“Nossos direitos estão sob ameaça com este governo golpista”, afirma ele, que critica a passividade dos brasileiros na luta contra o que ele chamou de retrocesso. “Estamos deitados em berço esplêndido, vendo tudo acontecer”.

Para ele, a retirada pelo MEC (Ministério da Educação) da homofobia da lista de preconceitos a serem combatidos na educação mostra a força da bancada evangélica junto ao governo Temer.

Shows

Os shows das cantoras Daniela Mercury e Anitta são as grandes atrações musicais da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. O ato, que tem início na avenida Paulista, segue pela rua da Consolação e se encerra no Vale do Anhangabaú.

Zeca Pagodinho é criticado na web após resposta a garoto no “Altas Horas”

Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

O sambista Zeca Pagodinho foi criticado nas redes sociais após resposta não tão delicada a um rapaz que estava sentado na plateia do “Altas Horas”, da Globo, neste sábado (17). O jovem refez uma antiga pergunta que parece perseguir o cantor há mais de 20 anos: “qual é a diferença entre o samba, o partido-alto e o pagode?”

“Que pergunta antiga”, reagiu o músico. “Olha, que tipo de samba você está falando? Tem samba-enredo, samba de partido-alto, samba de roda…”, prosseguiu.

Reprodução/TV Globo
Jovem refez pergunta antiga a Zeca Pagodinho Imagem: Reprodução/TV Globo…

“E qual a diferença?”, insistiu o rapaz. “A diferença é que você tem que fazer o samba, né? Você vai cantar um partido-alto e não [será] a mesma coisa que o samba-enredo”, devolveu o cantor.

Não satisfeito com a resposta, o garoto tentou novamente. “E qual é a diferença entre o partido-alto e o samba-enredo?”, questionou. “Poxa, cara, é tão difícil de perceber? E tem que perguntar isso pra mim? Vai na avenida que você vai ver o samba-enredo, vai para o morro que você verá o partido-alto e vai para o pagode que você verá o samba de roda”, afirmou.

“Entendi. Então, a diferença está no local onde ficam as pessoas?!”, ironizou o jovem. “Mas é claro. Não sou eu quem vai te ensinar isso, não”, finalizou o músico.

RN sangrando: Pai e filho de 15 anos são assassinados no Planalto, em Natal

RN sangrando VIOLENCIA 1Na onda de violência descontrolada no RN, o pedreiro Vivaldo Batista dos Santos, de 36 anos, e o filho dele, o estudante Valdemar Lima dos Santos, de 15 anos, foram assassinados, na manhã deste domingo (18), no Planalto, zona Oeste de Natal. As vítimas foram mortas com tiros e facadas.

A motivação do crime teria sido uma briga que um sobrinho de Vivaldo se envolveu em uma festa, na noite do sábado (17). De acordo com a polícia, três homens chegaram na casa das vítimas, na rua Mira Mangue, na manhã deste domingo, procurando por esse sobrinho e, então, teve início uma nova discussão seguida de briga.

Na confusão, Vivaldo e o filho Valdemar foram mortos. O sobrinho de Vivaldo conseguiu fugir. A polícia também acredita que pai e filho tentaram se defender usando facas, mas acabaram sendo assassinados a tiros e também a facadas.

Dallagnol entra de vez na política e vende palestras motivacionais

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

“Governo vende falsa promessa de estabilidade, posta sobre pilares corroídos pela corrupção, prontos a desabar no próximo escândalo.” A declaração publica acima, numa rede social, poderia ser de um político ou de um cidadão comum indignado com a situação do país. Mas não poderia, em respeito à ética da profissão, jamais poderia sair do twitter de um procurador da República, como é o caso.

Com essa postagem em seu twitter, o procurador Deltan Dallagonl, chefe da operação Lava Jato, para de fingir de uma vez por todas que é apenas um procurador e começa a fazer política nas redes sociais, atacando diretamente o governo.

Não importa se Dallagnol, em tese, está certo. Esse governo atual é corrupto mesmo, governo, aliás, que Dallagnol ajudou a botar no poder com as ações da Lava Jato. A questão é que um procurador, de acordo com o código de ética da profissão, não pode fazer política do jeito que Dallagnol está fazendo.

Só queríamos, então, deixar registrado aqui, para a história, este comportamento de um procurador da República nas redes sociais.

Palestras motivacionais

E como se não bastasse, Dallagnol foi assunto esta semana ao ver revelada, no Diário do Centro do Mundo, a maneira como e vende para palestras em geral num site especializado. Depois da divulgação involuntária, o “release inacreditável” sobre Dallagnol foi tirado do ar pelo site das palestras. Mas não importa, seus “atributos” podem ser conferidos ainda no texto de Kiko Nogueira, no DCM, que também deixa esse registro para a história.