O novo presidente da rede McDonald’s, Steve Easterbrook, anunciou nesta semana, os passos iniciais de uma grande reforma dentro da cadeia de fast food. Em comunicado, ele disse reduzirá custos em uma tentativa de transformar a cadeia numa “companhia de hambúrgueres moderna e progressista”.
A partir de primeiro de julho, o gigante dos hambúrgueres operará sob uma nova estrutura organizacional, dividindo os negócios em quatro novos segmentos: o mercado dos Estados Unidos, “os mercados líderes internacionais”, como a Alemanha e o Reino Unido, os “mercados de alto crescimento”, tais como a China e a Rússia, e os mercados fundamentais com “o potencial em operar sob um modelo amplo de franquias”, disse o comunicado do McDonald’s.
“Não vou fugir da necessidade urgente de reorganizar os negócios”, disse Easterbrook, que assumiu o cargo em março, depois de um dos anos mais decepcionantes da rede. Ele afirmou ainda que o McDonald’s, com seus mais de 36 mil restaurantes em todo o mundo, teve “escala e alcance como nenhuma outra empresa”, mas admitiu que a vasta burocracia é um empecilho para o crescimento.
“Nos últimos cinco anos, o mundo mudou mais rápido fora do que dentro dos negócios. Nós não estamos no nosso jogo”, concluiu.