Proposta do Primo 6

Gestores comissionados da Secretaria da Saúde terão que suspenderem seus planos de saúde

Nesta minha modesta obstinação de ajudar minha cidade tentando ser visto para ajudar com propostas que gostaria de apresenta-las e debate-las como candidato a prefeito este ano. Pensei numa ideia que certamente poderia mudar o comprometimento das pessoas que ocupariam cargos comissionados na Secretaria Municipal de Saúde consequentemente melhorando e humanizando seus serviços.

Sabemos que o grande problema do serviço de saúde pública de Natal está na atenção básica.

Baixarei decretos determinando e condicionando que para ocupar cargos comissionados na Secretaria de Saúde o servidor tem que suspender seus planos de saúde. Não é correto um servidor comissionado oferecer um serviço a sociedade e rejeita-lo. Esta medita tem o aspecto moral. O primeiro a desfazer do plano de saúde seria eu, caso desse uma zebra eu sendo eleito. O gestor da saúde que fosse flagrado usando o serviço privado seria demitido. Eu iria desafiar os vereadores a fazerem o mesmo.

Dentre outras medidas vou obedecer o que determina a Lei Federal 8080 que obriga a movimentação de todos recursos financeiros da saúde sejam apenas numa conta especifica. A conta especifica será aberta na Internet e sua movimentação poderá ser acessada por qualquer pessoa que deseje saber como está sendo aplicados os recursos e o saldo proveniente. Com isso acabaremos com a caixa preta dos recursos da saúde.

Vamos informatizar e interligar todas unidades de saúde criando uma central de marcação e regulação de consultas pela Internet e telefones. Isso pode ser feito com eficiência, pois fiz isso na Fundação Renato Dantas que funcionou muito bem durante 10 anos.

Todos o estoque de medicamentos terá monitoramento informatizado que acabará com os frequentes desvios.  Teremos um estoque regulador em cada unidade que a reposição dos medicamentos será feita através de troca de receitas como é feito na farmácias privadas.

Vamos terceirizar os exames que o sistema não tem condições de atender, certos exames o serviço público teima em oferecer, mas não tem sequer agilidade de repor os insumos e fazer a manutenção dos equipamentos.

Todas unidades terá sistema de avaliação da qualidade do atendimento que será aferido pelos usuários. Eles avaliarão se o atendimento foi ruim ou bom. Com essa avaliação nossa gestão estabelecerá  meritocracia ou intervenções para melhorar o atendimento.

A prefeitura de Natal dispõe de cerca de 800 médicos, uma média de 1 médico para cada mil habitantes, não levando em consideração as pessoas que tem planos de saúde. Com uma boa organização temos como melhorar muito o tempo de espera para uma consulta. Temos problemas com certas especialidades médicas, não vou fazer concursos, vou fazer um chamamento para credenciar médicos especialistas que serão remunerados por uma tabela de procedimentos estabelecida pela prefeitura. A regulação dessas consultas para os médicos especialistas credenciados será rigorosamente feita pela Secretaria de Saúde para evitar fraudes. O mesmo faríamos com dentistas pois sabemos que existe uma grande carência de cobertura.

É bom lembrar, conforme proposta anterior, que todos os cargos de confiança, com exceção do secretário, chefe gabinete e assessor jurídico, serão ocupados por servidores efetivos da secretaria.