O policial federal Newton Ishii, que virou um dos símbolos da Operação Lava Jato, começará a utilizar tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (10) para cumprir em casa a pena de quatro anos, dois meses e 21 dias a que foi condenado por facilitar a entrada de contrabando no país. Apelidado de Japonês da Federal, após ter sido filmado e fotografado acompanhando diversos acusados da Lava Jato no momento da prisão, Ishii foi preso na última quarta-feira em Curitiba.
O agente poderá cumprir sua pena em casa com algumas restrições da Justiça. Ele não poderá deixar a capital paranaense sem autorização prévia das autoridades judiciais nem sair de casa aos sábados e domingos. Nos demais dias da semana, Ishii terá de estar em sua residência entre 23h e 5h.
O Japonês da Federal seguirá com a tornozeleira pelo menos até 21 de outubro. Ele cumprirá medida alternativa em razão da falta de vagas no sistema penitenciário para cumprir a pena no regime semiaberto tradicional.
A Justiça entendeu que o agente federal, em conjunto com outros investigados, facilitava a entrada de contrabando no Brasil, pela fronteira com o Paraguai, em Foz do Iguaçu.